Status: Inativo

Caros leitores,

aqueles que lêem esse blog mais regularmente talvez já tenham notado que ele está criando teias de aranha e se perguntado se eu morri.

Eu não morri, mas o blog, ele está morrendo!

Acontece que, depois de 9 anos na Alemanha, está perdendo a graça escrever aqui. As coisas q eram diferentes no começo agora me parecem normais. Não é que acabou o assunto, sempre tem temas sobre os quais daria pra escrever um post aqui ou ali. Mas o divertido ao escrever os posts são as comparações que as diferenças culturais proporcionam, que abrem espaço para comentários engraçados ou interessantes. Só que as poucos essas diferenças vão deixando de ser diferenças, vc vai se acostumando, se adaptando, e de repente aquilo que era curioso, engraçado ou estranho agora é só… normal. Diferente, mas normal. Tipo a cor do passaporte: o brasileiro é azul, o alemão é marrom, é diferente, mas não é uma diferença que ocorreria a quem vê o outro passaporte comentar com uma frase mais longa do que “bonita, essa cor.”. Não dá pra escrever um post divertido e interessante sobre isso, sabe? E eis que depois de quase uma década, as diferenças agora são isso: uma cor de um tom variado, e fim. É bom, né, precisa chegar nesse ponto pra vida voltar ao normal e deixar de ser um constante esforço de aprendizado e adaptação (pelo menos num sentido mais genérico).

Mas os posts que colecionei aqui continuarão disponíveis. Sei que os mais referentes a burocracias, como resolver certas coisas, documentos, etc, ainda são úteis para muita gente. Tá aí, quem quiser, lê. Mas posts novos provavelmente não aparecerão.

Talvez, se eu me animar futuramente e baixar a inspiração, o blog seja ressuscitado num futuro distante em um formato um pouco diferente. Pensei, talvez, em explicar assuntos atuais da Alemanha para quem está aqui e quer saber o que está rolando na política, no dia a dia, nas notícias dos jornais, mas ainda não lê alemão (ou não tem suficiente referência para compreender detalhes ou saber quem é quem), possa ficar mais a par de tudo. Talvez, talvez. Se der vontade. Mas por enquanto, o blog vai ficar inativo, não haverão posts novos.

Se você chegou agora e esse é o primeiro post que vc está lendo: acesse ali nos “posts passados” uma lista de todos os assuntos sobre os que eu já escrevi – são muitos e alguns eu pesquisei bastante pra explicar detalhadamente. Se você quiser perguntar alguma coisa, fique à vontade para usar o formulário de contato, mas não prometo resposta (se for uma pergunta fácil, provalmente eu respondo).

É isso, gente, fiquem bem!

5 comentários

  1. Laís, eu entendo super bem a mudança de foco. Preciso agradecer você pelos comentários e dicas que fez, para mim fizeram bastante diferença!
    Sobre os temas para o futuro, eu acho muito bacana. Sou politicamente ativo no Brasil, mas aqui não me arrisco nem a dar palpite, pois ainda tenho dificuldade em compreender o “ecossistema” dos partidos, interesses, etc. Desejo um ótimo futuro para o blog e para você. Que suas paisagens encham nossos olhos e corações de felicidade.
    Abraços!

  2. Fico triste com a “inatividade” do Blog. Você sempre produziu conteúdos de extrema qualidade e super detalhados… confesso que me ajudou muito por aqui! 🤗
    Consegui minha cidadania alemã a pouco tempo e ficaria muito feliz com matérias sobre as próximas eleições, como funciona aqui e sobre os candidatos, tendo em vista que agora eu posso votar!😁✌🏼
    Agradeço desde já 😘

    1. Oi Nadine, obrigada. Procure lá nos „post passados“ na categoria „como as coisas funcionam“, tem uns 4 ou 5 posts sobre as eleições na Alemanha! Um abraço! 🙂

  3. Nadine, muito obrigada por todos os posts. Vivi na Alemanha somente um ano, mas trabalhei e vivenciei a cultura por ter trabalhado por quase trinta anos em empresa alemã no Brasil. Recentemente concluí um mestrado cuja dissertação teve tema relacionado aos refugiados alemães na Segunda Guerra…Enfim, blogs como o seu acabam sendo “alimento” tanto para prestação de serviço como para pesquisa científica. Parabéns e obrigada mais uma vez!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.