Lixo e reciclagem

Importante ao morar num lugar diferente é saber quais são as regras referentes ao lixo doméstico. Onde jogar o quê, o que pode ser jogado no lixo doméstico e o que tem que ser levado para locais específicos, como se desfazer de objetos maiores, etc.

No primeiro ano de vida deste blog eu escrevi um post sobre o lixo reciclável na Alemanha, mas faz um tempo que estou querendo escrever um atualizado e mais abrangente.

Primeiro tenho que especificar uma coisa importante: Cada cidade alemã têm suas regras específicas referentes à coleta de lixo, como no Brasil. Eu vou falar do lixo em Dresden, que é onde moro. Mas antes de sair por aí separado o lixo da maneira que eu descrevi, melhor você checar se há diferenças na cidade onde você mora. Você pode fazer isso procurando no google “Abfallratgeber + Nome da sua cidade” que você certamente encontrará um site ou PDF da prefeitura local com todas as regras de coleta de lixo naquela cidade.

Provavelmente a maioria das regras vai ser igual às que eu vou descrever.

Muito que bem.

A primeira coisa que você precisa saber é como separar o lixo corretamente. Na Alemanha tem diferentes tipos de lixo que são coletados em diferentes dias da semana e com diferentes freqüências. Você pode, claro, dar uma de João sem braço e jogar todo o seu lixo na lata de lixo preta, a para “outros”, em vez de separar. Mas seria um tiro no pé já que a esse é o lixo mais caro. Você (ou o prédio onde você mora) paga pela quantidade de lixo retirado, e o lixo preto, de outros, é o mais caro. Logo, melhor separar.

Tá, como?

Normalmente na sua casa você vai ter quatro tipos diferentes de latas de lixo:

img_5683

Lata de lixo amarela – Leichtverpackungen (embalagens leves)

img_5680

A lata de lixo amarela é onde vão a maior parte dos lixos recicláveis. Embalagens de plástico, de alumínio, tetrapak, é lá que joga. Por exemplo: embalagem de shampoo, tubo de pasta de dente, saquinho de plástico, caixa de leite, caixa de suco, embalagem de café, papel alumínio, etc.

As embalagens que vão na lata amarela costumam ter esse símbolo aqui:

Unbenannt-1

Se tiver o símbolo, o lugar da embalagem é no lixo amarelo. Se não tiver mas atender aos critérios que eu descrevi, também vai no lixo amarelo.

A coleta do lixo reciclável na sua casa é gratuita. Na verdade, quem paga pela coleta desse lixo são as próprias empresas que produzem esse lixo. E claro que esse valor é repassado pro consumidor no preço dos produtos no supermercado. Então na verdade você já pagou pela coleta desse lixo quando comprou o mesmo.

“Ah, tá, já sei, vou jogar todo o lixo na lata amarela e pronto, então!”

Lógico que não funciona: se tiver outro tipo de lixo na lata amarela (e é bem fácil de perceber, na verdade) o caminhão de lixo não retira o lixo e cola um grande adeviso vermelho dizendo que você colocou o lixo errado ali, pra todos os seus vizinhos verem e te olharem feio depois. Ou então eles retiram o lixo como se fosse lixo normal – lata preta –  e te mandam uma multa.

Ah, e claro, não esqueça: a embalagem tem que estar vazia! Se você for jogar, sei lá, um iogurte fora, e ele estiver cheio, ou você separa o iogurte no lixo orgânico e a embalagem no lixo amarelo, ou joga tudo no lixo preto. Mas jogar a embalagem com a comida dentro no amarelo não pode. Já lavar a embalagem não precisa. O Iogurte tem que ir no orgânico, mas a embalagem pode estar suja de iogurte.

O caminhão de lixo reciclável passa na sua casa (em Dresden) uma vez a cada duas semana.

Lata de lixo marrom – Bioabfall (lixo orgânico)

 

IMG_3101

No lixo orgânico vai resto de comida e comida fora da validade (mas sem ossos!); papel-toalha e guardanapo usado; borra de café INCLUSIVE o filtro de papel; restos de jardim como plantas, flores, terra, folhas; pequenas quantidades de óleo e gordura que estejam em papel-toalha.

Sim, as pessoas têm uma lata dentro de casa para lixo orgânico. Não, não vem barata nem outros insetos (bom, se você deixar o lixo lá vários dias sem levar pra fora, certamente eventualmente aparecerão umas larvinhas, né. Mas fora isso, não aparecem outros insetos e aqui não tem barata e é por isso que eu amo a Alemanha.

Não pode jogar o lixo orgânico na lata marrom dentro de sacos plásticos!! Você provavelmente coletará o lixo na sua casa num saco plástico, mas o certo é jogar o conteúdo na lata marrom e aí o saquinho na lata amarela. Se tiver saco plástico na lata marrom, eles não retiram o lixo.

Pedrinha de gato e fraldas não vão no lixo orgânico.

A coleta do lixo orgânico é paga, e passa na sua casa (em Dresden) uma vez por semana.

Lata de lixo azul – Altpapier (Papel)

img_5682

Essa é fácil. Papel você joga nas latas azuis. Revista, jornal, folheto, livro, papéis diversos, papel de presente, papelão e caixas de papelão dobradas, amassadas ou em pedaços (quer dizer, não é pra jogar uma enorme caixa de papelão vazia e ocupar a lata inteira, é pra desmontar a caixa antes).

Só que é só papel seco, né. Então por exemplo caixa de pizza toda oleosa da pizza vai pro lixo preto. Fotos, pôsteres ou papel de parede com resto de cola também. Embalagens de comida de papel (a embalagem de papel, não a comida, hehe) com resto de comida vão no lixo amarelo. Quer dizer, se for assim uma caixa onde tinham, sei lá, maçãs, aí é o lixo de papel. Se for uma embalagem de todinho, é no lixo amarelo. Enfim, deu pra entender. Nem tem todinho, aqui.

A coleta das latas de lixo azul acontece uma vez a cada duas semanas aqui em Dresden. Às vezes se você tem muito papel pra jogar fora, muitas caixas, sei lá, e não cabe tudo na lata de lixo do seu prédio ou da sua casa, você pode levar para alguns dos diversos contêiners de papel espalhados pela cidade. Sempre tem algum (ou vários) perto da sua casa. Normalmente eles estão lotados. Mas tem. E aí você tem que prestar atenção que os contêineres para papel são separados em papel normal e papelão.

IMG_3110

Lata de lixo preta – Restabfall (lixo comum)

img_5680

A quarta e última lata de lixo que você encontrará na sua casa é a lata de lixo preta, para o lixo comum.

Que que vai no lixo comum? Artigos de higiene, absorvente, sujeira acumulada no aspirador de pó, lenços úmidos, bituca de cigarro, pedrinha de gato, fralda de nenê, cerâmica, porcelana, papel de parede, restos de tinta, tecidos sujos, sapatos estragados, couro, restos de medicamentos e remédios fora da validade, cartucho de impressora, e tudo que for resto e que não entrar em mais nenhuma categoria.

A lata de lixo preta é coletada uma vez a cada duas semanas e você tem que pagar pela coleta. Então são dois motivos pra te incentivar a separar o lixo direito: primeiro que pelo reciclável você não paga, e segundo que se você jogar tudo no lixo preto, vai ficar um monte de lixo acumulado na sua casa já que o caminhão só passa uma vez a cada duas semanas.

 

Então são esses os quatro lixos que você vai ter na sua casa. Mas você talvez tenha notado que tem outras coisas das quais você precisa se desfazer que não se encaixam em nenhuma das categorias até agora descritas. Essas coisas você tem que levar em lugares específicos. São esses:

Contêiners para vidro – Glasverpackungen (embalagens de vidro)

Vidro é uma coisa a parte. Vidro não vai no lixo doméstico, você tem que levar num dos contêiners espalhados pela cidade. Tem muitos e certamente tem vários bem perto de casa, então não é lá grande esforço. Mas vc vai acumulando vidros em algum canto de casa até juntar tudo pra levar.

Aí chegando lá você tem que prestar atenção em qual contêiner colocar qual vidro. Tem diferença, são três opções: o Weißglascontainer – contêiner para vidros brancos (incolor) –, o Braunglascontainer – contêiner para vidros marrons – e o Grünglascontainer – contêiner para vidros verdes, ou outras cores que não seja marrom ou incolor.

IMG_3109

Ok, até aí tá fácil.

MAS PÉRA! Não é tão simples assim. Tem certos vidros que não devem ser jogados nos contêineres de vidro. São esses: copos, bules de chá, cristais, tigelas de vidro, vidros planos (como vidro de janela, ou espelho) e lâmpadas. Isso porque esses vidros são fabricados com uma composição química diferente daquela usada para garrafas, e portanto não podem ser reciclados. Esses vidros devem ser jogados no lixo normal (preto). Já lâmpadas de LED devem ser jogadas junto com o lixo eletrônico. Meio óbvio. Tá.

MAS PÉRA! Não é só isso! Nem toda garrafa de vidro deve ser jogada fora!! Muitas garrafas de vidro têm um depósito. Quer dizer que você pode devolver a garrafa para a loja, ou supermercado, e eles te devolvem o valor do depósito. (entre 8 e 25 centavos). Normalmente está escrito na garrafa se tem depósito ou não, chama Pfand.

Então basicamente o que você faz é: acumula todos os vidros num canto (bom, exceto os copos, bules de chá, tigelas e vidros planos, que você joga no lixo comum) e aí faz um passeio até os contêineres de vidro, onde joga os vidros que não têm depósito (normalmente garrafas de vinho, garrafas de óleo ou azeite, potes de azeitona…), e aí anda mais um pouquinho até chegar no supermercado pra devolver os outros vidros, que tem depósito (normalmente garrafas de cerveja e outras bebidas), na maquininha de devolver garrafas que tem em qualquer supermercado. Garrafas de plástico (como garrafinhas pet) também têm depósito!! Não jogue fora!

MAS PÉRA! Tem mais uma coisa! Não é qualquer horário ou dia que você pode ir até os contêineres jogar os vidros fora! Isso porque jogar vidro numa enorme lata de lixo só pra vidro = barulho irritante de vidro quebrando. Claro. E aí para não incomodar as pessoas que moram logo ao lado dos contêineres de vidro, tem horários específicos em que eles podem ser utilizados, são esses:

De segunda a sexta-feira das 7 da manhã às 19 horas.
Sábados das 7 da manhã às 13 horas e das 15 às 19 horas.
Domingos e feriados não pode jogar fora vidro nos contêineres de vidro.

Ahhh, Alemanha…

Elektrogeräte – Lixo eletrônico 

Lixo eletrônico como eletrodomésticos, cabos, etc, obviamente não podem ser jogados no lixo comum. Para se desfazer desses, são algumas as alternativas:

Você pode levar num dos pontos de coleta de lixo, aqui em Dresden tem 8 lugares. O inconveniente é que eles só abrem de dia de semana até às 19h ou sábado de manhã, então tem que se organizar pra ir num horário que esteja aberto. Esses lugares chamam “Wertstoffhof“.

Você pode marcar com a prefeitura de eles irem buscar na sua casa o lixo eletrônico, caso sejam coisas grandes como geladeiras. Mas claro, para isso tem que pagar.

Lojas grandes de eletrônicos também coletam eletrônicos e eletrodomésticos velhos para o lixo. A regra oficial é que as lojas com mais de 400m² recolhem qualquer objeto de até 25cm de tamanho. Objetos maiores eles recolhem se você comprar um similar. Então, por exemplo, quando compramos uma máquina de lavar nova, eles ao entregarem levaram a antiga já de graça.

Schadstoffe – Poluentes e substâncias nocivas

Pilhas e baterias, produtos de limpeza inflamáveis, óleos e gorduras, termômetros, inseticidas, etc. Também são algumas alternativas:

Pode ser num dos Wertstoffhöfe, os pontos de coleta de lixo que eu mencionei no item acima. Lojas que vendem esse tipo de produto também coletam esse lixo.

Ou, uma outra opção são os Schafstoffmobil: Duas vezes por ano, na primavera e no outono, a prefeitura circula um contêiner específico para coletar esse tipo de produto. O contêiner passa em vários endereços na cidade e a agenda com o dia e o horário que o mesmo estará num endereço mais próximo de você você pode olhar no site da prefeitura.

 

Outros lixos que não se encaixam exatamente em nenhuma dessas categorias descritas podem sempre ser recolhidos num desses Wertstoffhöfe. Por exemplo móveis velhos, madeira, um sofá, brinquedos, ou qualquer coisa que se encaixa nas categorias descritas mas é muito grande para colocar na lata de lixo da sua casa ou prédio: tudo isso vai pro Wertstoffhof. Procure no site da prefeitura local para saber os endereços e horários de funcionamento dos Wertstoffhöfe da sua cidade, e o que eles recolhem.

Acho que é isso! Super complicado, mas os detalhes você encontra fácil no site da prefeitura ou em livretos que a prefeitura produz e distribui com todas as informações referentes a lixo! E não se esqueça do que eu falei lá em cima: esse post é especificamente sobre as regras de coleta de lixo em Dresden. Outras cidades terão sistemas parecidos, mas podem existir pequenas diferenças.


(Publicado em 17 de Fevereiro de 2018)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s