Aniversários redondos

No meu primeiro aniversário na Alemanha eu escrevi um post sobre alguns costumes de aniversário, aqui. Na época eu tava completando tão somente 26 aninhos… Há poucas semanas atrás completei 30. Como qualquer aniversário “redondo”, 30 é uma data importante… e aqui na Alemanha, os aniversários “redondos” são comemorados com uma atenção especial. 25, 30, 35, 40, 45, e assim vai. E quanto mais anos, mais importante.

Uma das maneiras de comemorar é fazendo uma festona pra todos os familiares e amigos. Principalmente pessoas mais velhas, completando 60, 70 anos, costumam fazer enormes festas de aniversário. Na verdade, é até estranho completar um aniversário redondo e não fazer uma grande festa, na semana passada todos os colegas de trabalho perguntaram se ia ter uma grande festa.

Aliás, um costume de aniversário importante que eu não falei no post original sobre aniversários aqui (pq eu ainda não sabia) é que na empresa no seu aniversário você que tem que trazer o bolo. Aliás não costuma se limitar a bolo, o comum é vc oferecer um almoço pros colegas, preparar alguma coisa no dia, e levar um bolo junto, claro.

Nos aniversários redondos, os presentes costumam ser mais especiais e em maior número. No escritório em que trabalho o chefe sempre dá um buquê de flores para os aniversariantes. Esse ano meu buquê foi particularmente grande:

Aliás, flores são um presente bem comum para aniversariantes aqui. Eu ganhei três outros buquês ou vasinhos de amigos.

E outra coisa bem comum para aniversários redondos são cartões de aniversário meio bregas e engraçados como esse daqui que eu ganhei dos meus sogros. Nas papelarias sempre tem cartões de aniversário especiais para 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 anos.

2017-04-23 14.41.42.jpg

Acho que é isso!


(Publicado em 23 de Abril de 2017)

Deixe um comentário

