Objetos que não existem no Brasil

O post anterior foi sobre objetos típicos do dia-a-dia brasileiro que não existem ou são incomuns na Alemanha. Inevitavelmente terá que seguir um post sobre objetos típicos do dia-a-dia alemão que não existem no Brasil! E é esse!

Lembrando (porque lógico que sempre aparece alguém comentando “ah, mas isso tem, awawa, só é incomum”), sim, a maioria desses objetos existem no Brasil, só são incomuns. Foi isso que eu quis dizer com “objetos do dia a dia que não existem ou são incomuns”. OK, BORA:

1 – Pasta com furinho

2017-02-15-14-23-11

Se você procurar dessas pastas no Brasil você certamente acha, mas acalme-se, acalme-se, há um motivo para ela ser o primeiríssimo item dessa lista. Essa pasta é provavelmente O UM OBJETO MAIS COMUM na Alemanha. Tipo se você juntar todos os objetos existentes na Alemanha, essas pastas vão ser provavelmente assim uns 50%. Pelo menos. Os alemães adoram guardar papel, imprimir tudo o que possível, e eles sempre, SEMPRE, arquivam os papéis nessas pastas. Assim, não é uma coisa que bastante gente tem, mas alguns outros têm outros tipos de pastas e tal. Não, não. TODOS os alemães têm pelo menos 20 dessas pastas em casa. Se você é um leitor assíduo do meu blog você já tá sentindo aqui o repeteco, porque eu já desabafei sobre o amor alemão por essas pastas em uns 3 posts.

2 – Caderno quadriculado

whatsapp-image-2017-02-16-at-23-04-25

Ontem uma amiga que ficou um mês na Alemanha no ano passado perguntou se nesse post eu ia falar do caderno quadriculado. É claro que eu ia falar do caderno quadriculado. O caderno quadriculado é possivelmente o primeiro objeto curioso do dia-a-dia alemão que você nota morando aqui. Basicamente qualquer caderno, qualquer caderno bem simplão que você compra na papelaria da esquina, é quadriculado. Eu não sei bem porquê, mas os alemães só usam caderno quadriculado, gente! No Brasil caderno quadriculado era uma coisa muito específica que você comprava pra aula de matemática da terceira série, e só. Porque você usaria uma folha quadriculada pra escrever normal? Só atrapalha, gente. Não, não, caderno quadriculado, desculpa, não faz sentido isso não, Alemanha.

2017-02-16-23-07-31

3 – Chaleira elétrica

img_6937

Chaleira elétrica é um eletrodoméstico presente em todas e qualquer residência alemã. É uma coisa tão incrivelmente prática que eu não entendo como não é mais comum no Brasil. Tem pra vender, e não é nada inacessível, uma basicona de plástico que nem essa custa uns 50 reais. Mas por algum motivo as pessoas não estão acostumadas a usar. Recomendo, gente, comprem. Perguntei para alguns amigos se não é comum, mesmo, e a maioria respondeu que não mas um ou outro disse que é. Então talvez esteja ficando mais comum.

4 – Gaseificador de Água

img_6939

Outra presença quase imprecindível na morada germânica: um gaseificador de água. Já falei em outros posts, aqui default é tomar água com gás. Se você pede água sem especificar, te trazem água com gás. Então nada mais normal que ter um gaseificador de água em casa, claro. Até porque água se toma a da torneira, não é comum comprar água mineral.

5 – Tabuinhas de pão

img_6940

No Brasil normalmente a gente tem uma tábua: pra bater carne, cortar alguma coisa, etc. Aqui além das tábuas de cozinha, de cortar coisas, todo mundo têm essas tabuinhas pequenas e fininhas, que são pra comer pão. Os alemães comem pão de uma forma bem particular, na minha humilde opinião, que é nessas tabuinhas em vez de prato. Porque aí você usa pra cortar o pão (que aqui frequentemente são aqueles pães grandões que você corta em fatias) e o queijo (que eles frequentemente compram em blocos em vez de fatiado). Eu achava bem nada a ver comer numa tabuinha, mas acostumei!

6 – Essa “esponja” de louça:

2017-02-15-15-57-16

É a esponja default de lavar a louça. Lavar a louça, aliás, é uma coisa curiosamente diferente aqui na Alemanha. Eles lavam a louça fechando o ralo e enchendo a bacia de água, e aí lavam louça ali na água parada. Acho esquisitíssimo, não sei como faz pra lavar a louça assim. Desse e outros costumes alemães que eu não incorporei na minha vida eu falei nesse post aqui. Aliás, já que estamos falando de louça, os alemães sempre deixam a louça suja do lado da pia, nunca dentro. Tipo, do lado da bacia. Essa é uma eterna briga entre eu e meu namorado, eu acho que fica mó feio e mais bagunçado deixar do lado, ele se incomoda de deixar dentro pq às vezes ele quer usar a bacia pra, sei lá, lavar uma fruta, e aí não dá pq tá cheio de coisa dentro. E eu digo, ué, quer lavar a fruta e não tem espaço, que tal lavar as louças antes? Ou colocar na máquina de lavar louça (outro objeto bem comum nas casas alemãs, por sinal) (as vezes as louças estão na pia esperando a máquina ser esvaziada ou é alguma coisa que não pode colocar na máquina). Aliás esse problema da fruta, ou genericamente de usar a torneira quando tem louça na pia, não é um problema no Brasil porque as torneiras da pia da cozinha costumam ser super altas! Percebi isso na última vez que voltei pro Brasil, como parecia que a água voava por todo lado porque as torneiras eram tão altas! As torneiras aqui ficam mais perto da pia. Aí realmente não sobra espaço pra usar a torneira, se tiver louça na pia.

Agora a grande questão é: Será que as torneiras costumam ser mais altas no Brasil porque as pessoas costumam deixar as louças dentro da bacia e não fora, ou será que as pessoas aqui deixam as louças fora da bacia porque a torneira é baixa? Quem veio primeiro, a torneira ou a louça?

7 – Torneira com misturador em qualquer pia

2017-02-15-15-56-58

E já que estamos falando de torneira! Aqui todas as torneiras da casa têm misturador, ou seja, água quente e fria. Na pia da cozinha e na pia do banheiro sempre tem água quente também. Uma maravilha quando tá frio! Curiosamente, as máquinas de lavar roupa também usam água quente, o que é algo bem incomum no Brasil. Meu namorado ficou um tanto chocado quando fomos lavar roupa no Brasil e a máquina não tinha opção de lavar quente, rsrsrs. Ele achava que precisava lavar quente a todo o custo roupas como peças íntimas, ou panos sujos, coisas que você queira lavar bem lavado. Aqui os produtos de limpeza não costumam ser tão químicos como no Brasil, então talvez isso faça uma diferença, também.

8 – Interfone que abre porta

img_6932

Na verdade a diferença não é o interfone mas a ausência de porteiro nos prédios, né. No Brasil quase todos os prédios têm porteiro, então o interfone não precisa ter um botão que abre a porta do prédio. Mas nos prédios que não têm porteiro certamente é que nem aqui: o interfone tem um botão que abre a porta lá embaixo. Nessa foto você deve ter notado que o meu interfone tem também um outro botão (todos têm), que eu nunca na vida usei, e suponho pelo desenhinho que seja pra acender a luz lá embaixo. Mas ela já acende automaticamente, então sei lá pra que serve esse botão. Em alguns prédios o interfone tem também uma câmera pra você ver quem é, mas é mais raro.

9 – Gancho pra pendurar casaco

img_6934

Claro que não é inexistente no Brasil, mas aqui é um objeto presente em absolutamente qualquer lugar. Em qualquer casa, escritório, escola, restaurante (a maioria), costuma ser comum também em banheiros de shoppings e lojas, etcetc. Tem em todo lugar porque no inverno quando você entra num lugar fechado a primeira coisa que você faz é tirar o casacão e pendurar em algum canto. E todos os casacos têm uma alcinha logo embaixo do capuz, pra pendurar.

10 – Aquecedor

2016-11-12-18-17-10

Presença constante no dia-a-dia alemão, os aquecedores. Aqui nesse post eu falei um pouco sobre como as casas e locais fechados são aquecidos.

Ok, já deu pra ter uma idéia. Suspeito que esses dois posts sobre objetos do dia-a-dia diferentes nos dois países terão várias continuações, porque desde que eu escrevi o post sobre os objetos que não existem na Alemanha, há dois dias atrás, já pensei em uns cinco outros objetos que poderiam ter ido pra lista!


(Publicado em 16 de Fevereiro de 2017)

Curta o Manha de Alemanha no face!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s