Feriados alemães

Sempre útil de saber quando se está morando em outro país são os feriados públicos lá observados. Vou fazer uma lista dos feriados alemães e falar um pouquinho de cada um deles.

Mas antes, um detalhe: há algumas diferenças entre os diferentes estados da Alemanha. Alguns observam feriados que outros não observam. Para cada feriado, vou colocar um mapinha mostrando em quais estados alemães ele é válido. O melhor estado para se morar, se você gosta de feriados (e se você não gosta você deve ser uma pessoa bem triste), é a Bavária. Lá observa-se 14 feriados públicos durante o ano. Os estados com menos feriados (9) são Berlin, Bremen, Hamburgo, Schleswig-Holstein e a Baixa-Saxônia. E pra quem não sabe qual estado é qual, um primeiro mapa com os nomes dos estados todos, capitais e outras cidades importantes (pretendo escrever um post falando um pouco de cada estado, qualquer hora dessas):

Estados alemães

Ok… na ordem cronológica com data, nome em português e nome em alemão:
(tem uma listinha resumida com os feriados desse ano no final do post)

1˚ de Janeiro – Dia da Fraternidade Universal – Neujahr

map-gesamt

Primeiro de Janeiro, como no Brasil e em várias partes do mundo, é feriado na Alemanha inteira. Não tem o que falar sobre esse feriado que todo mundo conhece, então bora pro próximo:


6 de Janeiro – Três Reis Magos – Heilige Drei Könige

map-6-1

Dia 6 de Janeiro é o dia dos Três Reis Magos. Esse feriado religioso comemora-se nos dois estados mais católicos da Alemanha – Bavária e Baden-Württemberg – e também na Alta-Saxônia por algum motivo qualquer. É um feriado ótimo pra dar uma alongada nas férias de Natal, uma pena que não é feriado aqui na Saxônia! 😦


Sexta-feira Santa – Karfreitag

map-gesamt

A sexta-feira antes da Páscoa, que cai em algum momento de Março ou Abril, é feriado na Alemanha toda.

Feriados que caem no Domingo aqui não têm muito significado porque de domingo é proibido por lei abrir o comércio de qualquer maneira. Então não faz muita diferença pra ninguém se é feriado ou não, as lojas estarão fechadas de qualquer maneira, e se você trabalha de domingo é pq você tem um emprego em que trabalharia de feriado também.


Segunda-feira de Páscoa – 
Ostermontag

map-gesamt

A parte legal da páscoa é que a segunda-feira seguinte também é feriado, e na Alemanha toda! O post sobre a páscoa na Alemanha foi um dos primeiros posts que eu escrevi nesse blog e você pode lê-lo aqui. Como os feriados aqui nunca emendam – nem na escola nem no trabalho – a páscoa é uma das poucas oportunidades de tirar 4 dias seguidos de folga (sem ser férias, claro). Boa oportunidade pra dar uma viajada por aí!


1˚ de Maio – Dia do Trabalho – Tag der Arbeit

map-gesamt

O Dia do Trabalho também é comemorado aqui na Alemanha, em todos os estados. É um dia tradicionalmente usado pelos sindicatos para manifestações e coisas do tipo. Há também alguns outros costumes relacionados ao 1˚ de Maio como a árvore de maio – moços decoram uma bétula (uma árvore típica daqui) com fitas coloridas e coloca na frente da janela da sua amada na noite do dia 30 de Abril para 1˚ de Maio – e entrar em Maio dançando – ir numa balada e dançar a noite inteira para comemorar a chegada da primavera. Falei dessas tradições nesse post aqui.


Dia da ascenção de Jesus – Christihimmelfahrt 

map-gesamt

O Dia da Ascenção de Jesus é comemorado na Alemanha inteira, 39 dias após o domingo páscoa. Cai sempre numa quinta-feira. Nessa data comemora-se aqui na Saxônia, extra-oficialmente, o Dia dos Homens – Männertag. É uma comemoração tão estúpida quanto o nome dá a entender, escrevi sobre ela aqui. Também é esse dia que é considerado aqui o dia dos pais.


Pentecostes – Pfingsten

map-gesamt

5o dias após a Páscoa comemora-se na Alemanha toda o Pentecostes – o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e sobre Maria (disse o Wikipedia). Mais um feriado religioso que é comemorado tanto no domingo quanto na segunda-feira seguinte. Cai em Maio ou Junho dependendo do ano, uma semana e meia depois do feriado anterior, o da Ascenção de Cristo.


Corpus Christi – Fronleichnam

map-fronleichnam

Corpus Christi existe como feriado por aqui também, mas apenas em alguns estados: Bavária, Baden-Württemberg, Alta-Saxônia, Saarland, Hessen, Rheinland-Pfalz e Nordrhein-Westfallen. O feriado cai 60 dias após a páscoa, então se você está em algum desses estados do mapinha acima, maio-junho é um período com 3 feriados um atrás do outro!


15 de Agosto – Ascenção de Maria – Mariä Himmelfahrt

map-bayern

A Ascenção de Maria é comemorada no dia 15 de Agosto, apenas na Bavária – o estado mais católico da Alemanha. Eu não reclamaria de ter esse feriado, porque entre o Pentecostes, que cai em Junho, e o feriado seguinte tem três meses inteiros sem feriados…


3 de Outubro – Dia da Reunificação Alemã – Tag der Deutschen Einheit

map-gesamt

O dia da reunificação alemã é comemorado em 3 de Outubro desde 1990. Curiosamente, primeiro de Janeiro e 3 de Outubro são o único feriado público numa data civil (e não numa data religiosa como todo o resto). É um dia com grandes celebrações que acontecem cada ano em uma cidade. No ano passado foi aqui em Dresden, e eu queria muito ter ido mas bem no dia fui pro hospital – o que também rendeu um post. Mas esse ano escreverei um post sobre o dia da Reunificação.


31 de Outubro – Dia da Reforma Protestante – Reformationstag

map-31-10

No Dia da Reforma Protestante celebra-se a fundação da igreja protestante por Martinho Lutero – que era alemão. Esse feriado é observado, claro, nos estados protestantes da Alemanha. Aqui no post sobre religião eu falei um pouco sobre dessa divisão geográfica da Alemanha entre protestantes e católicos. Esse ano em especial (2017), o feriado do Dia da Reforma Protestante vai valer para a Alemanha inteira porque é o aniversário de 500 anos das teses de Martinho Lutero.


1˚ de Novembro – Todos os Santos – Allerheiligen

map-1-11

E enquanto os estados protestantes comemoram o Dia da Reforma, os estados católicos comemoram, no dia seguinte, o Dia de Todos os Santos.


Quarta-feira anterior ao dia 23 de Novembro – Dia de Arrependimento e Reza – Buß- und Bettag

map-bus-und-bettag

O Dia de Arrependimento e de Reza é um feriado protestante que era, até 1994, observado no país inteiro. O feriado foi abolido por motivos econômicos, exceto aqui no estado da Saxônia, onde o feriado ainda é observado todo ano na quarta-feira anterior ao dia 23 de Novembro. Eu não gostava de feriados em quartas-feiras no Brasil porque não emendavam nem combinavam com o fim-de-semana. Mas aqui os feriados não emendam de qualquer forma, e eu acho é ótimo dividir a semana em duas partes!


25 de Dezembro – Primeiro dia de Natal – Erster Weihnachtstag

map-gesamt

Dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, é um dia útil normal. Dia 25 é feriado, e é considerado o Primeiro dia do Natal. Isso porque…


26 de Dezembro – Segundo dia de Natal – Zweiter Weihnachtstag

map-gesamt

… o dia 26 também é feriado, e é chamado de “Segundo dia do Natal”! Acho bom!

Pra resumir, os 9 feriados observados em toda a Alemanha, com datas de 2017:

1˚ de Janeiro (domingo)
14 de Abril de 2017 – Sexta-feira Santa
17 de Abril de 2017 – Segunda-feira de Páscoa
1˚ de Maio – Dia do Trabalho (Segunda-feira)
25 de Maio de 2017 – Ascenção de Jesus (quinta-feira)
3 de Junho de 2017 – Pentecostes (segunda-feira)
3 de Outubro – Reunificação Alemã (terça-feira)
31. de Outubro de 2017 – Dia da Reforma Protestante (válido na Alemanha toda apenas em 2017) (terça-feira)
25 de Dezembro – Primeiro dia de Natal (segunda-feira)
26 de Dezembro – Segundo dia de Natal (terça-feira)

É isso!


(Publicado em 8 de Fevereiro de 2017, 65 dias antes do próximo feriado! 😦 )

 

Anúncios

4 comentários

  1. “Curiosamente, primeiro de Janeiro e 3 de Outubro são o*s* único*s* feriado*s* público*s* numa data civil (e não numa data religiosa como todo o resto).”

    E 1º de Maio?

  2. Bom dia! Vou para a Alemanha neste final de ano. O dia 24 de dezembro é domingo. O comércio estará aberto?

    Desde já agradeço muito.
    Parabéns pelo site!!

    1. Oi Maurício! Via de regra aos domingos o comércio na Alemanha está fechado, sempre. Na verdade é lei que os comércios devem fechar aos domingos, com algumas pequenas exceções (lojas em estações de trem, por exemplo). Maaaas cada cidade tem um ou dois dias por ano em que, excepcionalmente, o comércio pode abrir de domingo. Esses dias costumam ser no mês de dezembro, justamente por causa do Natal. Aqui em Dresden, por exemplo, esse ano o comércio poderá abrir no domingo dia 10 de dezembro. Dia 24, não. Então a resposta pra sua pergunta é: Muito provavelmente o comércio vai estar fechado dia 24, mas dependendo da cidade em que você estiver, pode ser que esse dia em particular seja uma exceção. Mas uma dica: Se o que você quer é comprar presentes de Natal e dia 24 for o único dia possível, uma opção são os mercados de natal – tem em praticamente qualquer vilarejo alemão, vários nas cidades maiores. Eles fecham antes do Natal, mas a maioria ainda abre no dia 24 de manhã! Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s