Dirigindo na Alemanha 3 – Prova prática

Acabei demorando muito mais do que o esperado para escrever esse post que MEUDEUS. QUE. COISA. SOFRIDA.

Esse post é o último da série de como validar sua CNH na Alemanha.
O primeiro foi sobre os documentos necessários e o passo-a-passo, o segundo foi sobre a prova teórica, e esse será sobre a prova prática.

Eu vou começar a conclusão dessa série de posts te dando três conselhos que eu queria muito que me tivessem sido dados há alguns meses atrás:

1 – Não tenha pressa. Esse processo é demorado e pressa vai acabar te custando tempo e dinheiro. E juntamente com esse conselho, outro conselho relacionado: Comece o processo o quanto antes. Se você veio pra Alemanha pra ficar, vai atrás disso logo, porque aqui TODO MUNDO tem habilitação, e consequentemente pra qualquer emprego é quase 100% de certeza que vão esperar que vc possa dirigir. Eu fiz a bobeira de esperar precisar pra tirar, podia ter feito isso tranquilamente na maior calma nos anos em que estava fazendo o mestrado. Aí não fiz, comecei a trabalhar e de repente precisava e não tinha e demorou UM ANO pra eu conseguir tirar. Sorte minha que meu chefe é bem paciente.
2 – Na hora de se inscrever numa auto-escola, escolha baseado na sua afinidade com o instrutor (Fahrlehrer)!! (a maioria tem um ou dois, só) Você faz a prova com o instrutor da auto-escola sentado do seu lado, se você não se sentir confortável com seu instrutor, você vai ficar muito mais nervoso na hora da prova. Então quando você for escolher uma auto-escola, pede pra conversar com o instrutor, sério.
3 – e o mais importante: NÃO VÁ FAZER AS PROVAS ACHANDO QUE VAI SER TRANQUILO PORQUE VC JÁ DIRIGE HÁ VÁRIOS ANOS. Antes de marcar a prova prática faça tantas aulas práticas quanto o seu instrutor achar necessário!

Ok, lá vamos nós: primeiro, pra terminar o passo-a-passo iniciado nos dois posts anteriores, eis aqui os próximos passos após passar na prova teórica. Lembrando que preços em verde são variáveis de acordo com onde vc for, preços em azul são fixos/tabelados. Os passos estão descritos em: nome/descrição, preço, tempo de demora, nome em alemão.

Passo 12: Aulas práticas • 60€ •  depende de quantas você fizer • Fahrstunden
Eu coloquei o preço como variável, mas tenho minhas dúvidas se é mesmo variável, porque todas as auto-escolas que eu pesquisei ofereciam por esse preço. Eu já falei lá em cima mas vou falar de novo: sério. Faz as aulas. Eu sei que não precisa e que é caro, eu sei. Mas vai sair muito mais caro não passar na prova pq vc não estava preparado, e eu te juro que você vai precisar praticar dirigir aqui, com as regras daqui, antes de conseguir passar na prova. Eu nem sei quantas eu fiz, acho que umas 8, sei lá. Ah, 60 euros é pela aula dupla, de 1h30. O preço por aula é 30 euros, mas as aulas são sempre duplas.

Passo 13: Marcar a prova • 91,75€ para a Dekra + 90€ para a autoescola • de umas duas semanas a um mês • Termin für die Prüfung vereinbaren
Assim como a prova teórica, a prova prática tem que ser paga uma vez para a Dekra (equivalente ao Detran) e outra vez para a autoescola. Nesse caso faz sentido porque você faz a prova com o carro da autoescola E com o instrutor da mesma sentado do seu lado. Dependendo de quando e onde você fizer a prova, quando você vai marcar a mesma normalmente as próximas datas disponíveis são dali a 2 semanas, um mês. Pelo menos foi assim em Dresden, de repente em cidades maiores demora ainda mais, não sei. O valor vc normalmente paga no próprio dia da prova para o seu instrutor, mas dependendo da autoescola pode ser diferente. Na minha o instrutor fazia o depósito antes pra não correr o risco de você esquecer e não poder fazer a prova no dia, e você pagava em dinheiro para ele no dia.

Passo 14: Fazer a prova  • 45 minutos  • Praktische Prüfung
A prova tem duração de 45 minutos, e normalmente seu instrutor vai marcar com você uma aula de 45 minutos ou 1h30 diretamente antes da prova pra você dar uma treinada final e ficar já bem em forma pra prova. Se você passar de primeira: parabéns, ufa!! Se você reprovar, tem que pagar de novo para fazer outra prova, esperar pelo menos duas semanas para repetir, e obrigatoriamente fazer mais uma aula dupla com o seu instrutor antes da próxima prova… Mas com certeza você não pega o mesmo examinador, é obrigatoriamente outro. Você pode refazer a prova infinitas vezes até passar, mas a prova teórica vale só por um ano… então se depois de um ano de passar na teórica você ainda não tiver passado na prática, tem que refazer a teórica também! :/ Mas isso certamente não acontecerá! 🙂

Passo 15, o último: Ir buscar a habilitação alemã  • 15€  imediatamente  • Führerschein abholen
Com o comprovante de êxito da prova prática e a sua habilitação brasileira e documento de identidade (o mesmo que você usou para fazer as provas) em mãos, você pode ir à Führerscheinstelle durante o horário de atendimento para buscar a sua habilitação alemã, que já está prontinha sentadinha te esperando desde que você recebeu a carta dizendo que podia se inscrever na prova teórica. Porque eles realmente REALMENTE fazem muito esforço para cobrar tanto dinheiro quanto possível presse processo todo, você ao retirar a habilitação terá que pagar ainda 15 euros. Esse valor é para eles guardarem a sua habilitação brasileira. Só que não tem alternativa: vc não pode ficar com a brasileira, tem que deixar lá, e eles não podem destruir porque é um documento brasileiro que portanto pertence ao governo brasileiro. Então eles têm que guardar pra sempre em alguma gaveta com teias de aranha em algum porão escuro esquecido empoeirado. E te cobram 15 euros por isso.
Oh well. Mas aí você pega lá sua habilitação e tchans, fim!

Se você passar de primeira nas duas provas, você terá gasto para obter sua habilitação alemã um total de aproximadamente 465 euros + as tantas aulas que você tiver feito. Ou seja, espere gastar bastante dinheiro pra tirar sua habilitação alemã. É até bom que demora tanto pra tirar porque vc vai pagando esse dinheiro aos pouquinhos e não sente tanto.

OK, MAS VAMOS AO QUE IMPORTA:

Como é essa prova diabólica?

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Seguinte. Diferente de no Brasil, a prova você faz com o seu instrutor da autoescola sentado no banco de passageiro, e o examinador sentado no banco de atrás. Por isso que eu digo pra escolher uma autoescola com um instrutor que você tenha achado simpático e boa gente, porque se você não estiver confortável com seu instrutor, você vai ficar bem mais nervoso na hora da prova.

Bom, você chega lá na Dekra com seu instrutor no carro da autoescola, vem o examinador e senta no branco de trás, olha o seu documento de identidade pra ver se você é você mesmo, diz bom dia, etcetc, e dá umas instruções iniciais. Preste bem atenção porque essas instruções às vezes são diferentes dependendo do examinador. Por exemplo, ruas preferenciais que viram à esquerda ou à direita, alguns examinadores falam pra você seguir em frente se ele não disser nada, outros falam para você seguir o percurso da rua se eles não disserem nada. Coisinhas assim você tem que saber antes de começar a prova. Você não precisa fazer aquela cena de acertar os espelhos e o banco antes de começar a prova como no Brasil porque o examinador sabe que você veio pra prova dirigindo o mesmo carro.

Depois dessas instruções e antes de você dar partida, o examinador ainda faz alguma pergunta teórica. Normalmente são coisas como: onde liga o farol normal, o farol alto, o farol de neblina, o pisca-alerta, o limpador de pára-brisa, etc. Pra mim perguntaram o que eu tinha que saber sobre os pneus, a resposta é: tem que ver se não tem nenhum dano, que o perfil tem que ter 1,6mm, e se a pressão do pneu está correta – sendo que a pressão recomendada pode ser lida no manual do carro ou na tampa do tanque de gasolina. E como eu fiz a prova no inverno na neve, ele perguntou ainda que pneus têm que estar instalados naquela época do ano (pneus de inverno, logicamente). São exatamente essas três respostas que eles querem que você dê, e obviamente seu instrutor te dá fala isso antes – as perguntas que podem vir e as respostas que você tem que dar. Não é nada muito difícil.

Daí o examinador fala para você que pode começar a prova. Você vai dirigindo e ele vai dando as instruções de onde você tem que ir: vire à direita no próximo semáforo, vire à esquerda na próxima rua, entre na estrada na direção sei lá qual, etc. Você dirige normalmente no trânsito regular da cidade (e parcialmente fora da cidade também).

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Exercícios que aparecerão na prova com certeza:

Gefahrbremsung – Freagem de emergência > O examinador te avisa que agora você vai fazer a Gefahrbremsung. Você tem que então andar a 30km/h até seu instrutor dizer STOPP. Você tem que frear com toda força empurrando o freio e a embreagem ao mesmo tempo tão rápido quanto possível. Nada de muito especial, mas é algo que embora você faça automaticamente se for necessário, dá aflição de fazer só porque te pediram.

Paralleles Parken – Baliza > Você certamente terá que fazer uma baliza durante a prova, mas essa é a única parte da prova que é mais fácil que no Brasil. Normalmente eles escolhem um lugar com espaço suficiente pra encaixar cinco elefantes entre os dois carros, sério. Você tem três chances pra consertar, se não conseguir fazer a baliza direitinho da primeira tentativa.

Umkehren – Dar meia-volta > Em algum momento da prova o examinador vai pedir pra você procurar um lugar para dar meia-volta. Você tem que achar um uma vaga 90˚ ou uma entrada de algum lote, manobrar no mesmo de ré para sair de novo de frente. Também tá fácil.

Pode ser ainda que o examinador queira que você estacione 90˚ em algum lugar, mas não aparece em toda a prova.

Outras coisas que quase com certeza aparecerão na sua prova:

30 ZoneEm algum ou alguns momentos da prova você vai entrar numa 30 zone, onde tem que andar a 30km/h e nos cruzamentos dar preferência pra quem vier da direita. Essa é uma das regras mais difíceis de acostumar, na minha opinião. Porque por exemplo, numa rua que termina em outra num T. Pra mim é impensável que você vindo da rua que termina teria preferência sobre quem está na rua que continua. Mas se a pessoa está vindo da esquerda, a preferência é sua, ele tem que parar pra você entrar na rua. A regra é simples e direta, mas é estranhamente difícil acostumar com isso.

Autobahn – Auto-estrada > Certamente em algum momento da prova você vai ter que pegar estrada. O examinador quer ver que você sabe entrar direitinho na estrada, ultrapassar, e sair direitinho da mesma. Normalmente ele fala para você pegar já a primeira saída, mas não hesite em ultrapassar com medo de que ele fale que você tem que sair da estrada logo, porque eles normalmente querem ver que você sabe ultrapassar. O examinador avisa com bastante antecedência antes da saída que você tem que pegar, então é tranquilo. Na Alemanha não tem velocidade máxima nas auto-estradas, mas na prova você não deve passar de 130km/h, que é a velocidade recomendada para as mesmas.

Estrada que não é Autobahn > Também em algum momento da prova você vai entrar em alguma estrada menor sem separação física entre as duas direções. Nessas estradas a velocidade máxima é 100 km/h.

Variadas regras de preferência > Os alemães têm toda uma série de regras de quem tem preferência onde, e placas referentes a preferência. Eu falei de algumas delas no post sobre a prova teórica. Certamente você vai durante a prova passar por vários desses lugares onde você tem que saber que a preferência é sua, ou que é do outro.

Pois é, cabe tudo isso nesses 45 minutos de prova! Essa é a pior parte: tem tempo suficiente pra você conseguir bombar!

Coisas importantes pra você lembrar: Tem que sempre fazer a maior cena de virar a cabeça pros lados quando for virar ou mudar de faixa. Eles chamam de Schulterblick: vista por cima do ombro, e é basicamente pra você ter certeza que não tem nenhum carro, moto ou bicicleta no ponto cego dos espelhos. Então tem que sempre olhar pros lados, não basta olhar nos espelhos.

Outra coisa é de não andar nem muito rápido nem muito devagar!!! Eu quase bombei porque em uma determinada rua eu andei muito devagar!! Eles querem saber que você sabe qual é a velocidade permitida em todas as ruas, então você tem que sempre andar tão próximo da velocidade permitida quanto possível. (Claro, se for na estrada você não precisa necessariamente andar a 100km/h ou 130km/h, você pode ajustar à velocidade de acordo com a situação. Mas nunca muito devagar!!) Dentro das cidades a velocidade máxima é sempre 50kmh, exceto nas 30 Zone ou quando estiver indicado diferente (normalmente 30km/h por algum motivo específico qualquer: curva perigosa, faixa de pedestre, etc).

Você tem que ficar sempre muuuuuito atento atodas as placas, e MEUDEUSCOMOELESGOSTAMDEPLACA. Eu só percebi depois de algumas aulas o quanto aqui se depende de placa. No Brasil tem bem menos placas, tenho certeza, é tudo regulado mais com semáforos, lombadas, lombadas eletrônicas, etc. Eu nunca vi uma lombada aqui. Em vez da lombada é uma placa dizendo que ali a velocidade permitida é menor e pronto, as pessoas respeitam (ou não, sei lá).

Outra coisa, a que mais me deixou insegura nas provas, é que você não pode ser cuidadoso DEMAIS. Sério. Você reprova se for CUIDADOSO DEMAIS. Se a preferência é sua e você parar pra olhar, por exemplo! Ou se onde você tem que só diminuir a velocidade e não parar, você parar de fato. Vc não vai reprovar de fazer isso uma ou outra vez, mas se fizer várias, sim.

Alguns erros o examinador também “perdoa” se não forem muitos, por exemplo se você estiver dirigindo devagar, se você esquecer de olhar pro lado uma vez ao mudar de faixa, coisas assim. Se você fizer vários você reprova. Mas um ou outro tudo bem.

Outros erros te reprovam imediatamente. São basicamente os erros que o seu instrutor, sentado do seu lado, tem que corrigir. Se ele tiver que frear, por exemplo, toca um alarme e você reprova imediatamente. Então em casos como: se você não parou totalmente numa placa de Pare, se você não diminuiu a velocidade num cruzamento de uma 30 Zone pra ver se tinha alguém vindo da direita, se você não deu preferência quando tinha que dar, essas coisas.

Se você reprovar por algum desses erros de reprovação imediata, ou se você cometer muitos errinhos já na primeira metade da prova, eles pedem pra você parar o carro, falam que você bombou, e o seu instrutor que dirige de volta pra Dekra. Se você terminou a prova na Dekra não significa que você passou! Ao estacionar o examinador vai falar as coisas que você errou ou fez mais ou menos, e te dizer se você passou ou não. Quando eu passei, o examinador citou alguns erros que eu fiz e deu a entender que estava sendo bem legal de me passar, rsrsrs!

Se você passou, parabéns!!! Finalmente terminou!! O examinador vai imprimir um papel dizendo que você passou ali na hora mesmo, eles têm com eles um laptop e uma impressora portátil! O_O Esse papel você leva pra Führerscheinstelle juntamente com a sua habilitação brasileira (que vai ficar retida com eles).

E agora você terá a sua habilitação alemã PRA TODO O SEMPRE. Precisa renovar o documento a cada 15 anos, mas só pra trocar a foto por uma mais recente. Nem o teste de visão precisa fazer de novo! A sua habilitação brasileira fica retida, mas se você resolver mudar de volta pro Brasil você pode trocar e pegar sua brasileira de volta, deixando a alemã. Mas segundo a lei alemã não é permitido ter as duas.

E bom, claro, se você dirigir bêbado ou drogado, aí você perde sua habilitação e tem que fazer o processo tuuuuuudo de nooooovooo do zeeeeero. Faz isso, não.

Pra terminar, eu vou ressaltar aqui de novo meu conselho de amigo do início:
FAZ. VÁRIAS. AULAS. ANTES. DE. MARCAR. A. PROVA. PRÁTICA. Só marca a prova prática quando seu instrutor disser que acha que você já tá craque. Sério. Eu sei, eu sei, você tem carta há 10 anos. Tudo bem. Você dirige bem. Eu acredito. Você não quer gastar muito dinheiro. Eu compreendo. Você suspeita que seu instrutor vai fazer você fazer umas aulinhas a mais pra ganhar um pouco mais. Pode ser. Mas não vale a pena você gastar tanto dinheiro pra fazer a prova, quase 200 euros, e reprovar porque não tinha praticado o suficiente. Todo mundo consegue passar eventualmente, é uma questão de prática. Então faça-se um favor e não perca tempo e dinheiro fazendo provas a mais quando tudo o que você precisava era de um pouco mais de prática pra se acostumar com as regras diferentes daqui. Eu queria ter recebido esse conselho de amigo!

Boa sorte! 🙂


(Publicado em 02 de Fevereiro de 2017)

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