IKEA, parte 2

Um dos primeiros posts desse blog foi sobre a loja de móveis sueca chamada IKEA. Como expliquei naquele post, essa é a loja mais barata para comprar móveis ou coisas pra casa que tem por aqui, e todo mundo conhece.

Uma particularidade dessa loja, que é bem diferente do que a gente está acostumado no quesito compra de móveis no Brasil, é que você mesmo que monta seus móveis. Eles vêm desmontados em caixas surpreendentemente compactas, com todas as peças e manual de montagem. Pra qualquer móvel é assim, você não compra nada montado.

No sábado passado fizemos algumas mudanças no nosso apartamento, jogamos alguns móveis velhos mais toscos fora e compramos alguns novos. Passamos o sábado no IKEA e montando os móveis novos e desmontando os velhos em casa. A gente escolheu aquele sábado meio por caso, desde que voltamos de férias no meio de agosto não tivemos um único fim de semana sem nenhuma visita em casa, então deixamos para esse primeiro fim de semana de outubro – que além de tudo era um fim de semana de três dias por causa do feriado de 3 de outubro (reunificação alemã). Mas coincidentemente muitas outras pessoas também estavam comprando móveis e fazendo mudanças nesse fim de semana. Isso porque em outubro começa o ano letivo das universidades alemãs, então no começo de outubro muitos estudantes se mudam para as cidades onde vão começar a universidade, ou se mudam de um apartamento para repúblicas novas, etc. E compram vários móveis. Além do que todos certamente também acharam o fim de semana de três dias uma data conveniente para mudanças.

Outra coisa importante de saber sobre comprar móveis ou mudar de casa é que por aqui raramente contrata-se uma empresa para fazer a mudança. A solução mais comum é alugar uma van, chamar uns amigos, e fazer a mudança com os próprios braços.

Fizemos isso: Alugamos uma van da empresa CarlundCarla (que aluga vans por períodos curtos (uma manhã, uma tarde ou uma noite)) e fomos até o IKEA buscar nossos móveis novos. Você pode comprar online e ter os móveis entregues em casa, mas o normal é ir comprar na loja. Compramos a cama, um gaveteiro, umas estantes e alguns outros pequenos objetos que estávamos precisando. Também aproveitamos a van para ir buscar um colchão que tínhamos comprado, que foi o único objeto que não veio do IKEA, hehehe. Embora também vendam colchões lá.

Ao descarregar a van, colocamos as caixas todas no hall do lado do nosso apartamento:

2016-10-01-16-56-40

(tem uma cama aí!)

E logo começamos a montar os móveis…

2016-10-03-12-31-43

Colaboração felina não é essencial, mas recomendada!

2016-10-01-21-38-282016-10-01-21-56-25

2016-10-01-22-00-00

Aprovação felina é necessária!

Uma coisa que pode ser necessária, caso você já tenha em mente quais móveis quer comprar, é olhar se eles estão disponíveis na loja que você pretende visitar, e onde encontrá-los na mesma. Essas informações ficam disponíveis no site do Ikea, onde você pode ver quantas unidades daquele móvel têm disponíveis na loja perto da sua casa, e em que estante estão as caixas.

As lojas são organizadas da seguinte maneira: você entra pelo andar de cima, onde estão montados cômodos de exemplo para você ver os móveis montados e experimentá-los. Daí no andar debaixo está o depósito, onde vc encontra primeiro os objetos e depois os móveis. Como os móveis ficam em caixas, lógico, para encontrá-los nas estantes o jeito mais fácil é olhar na internet o número da estante em que está o móvel que você procura, ou usar um dos computadores disponíveis na loja com esse fim. Alguns móveis maiores, como era o caso da nossa cama, ficam guardados no armazém que não tem acesso para o público, de maneira que você tem que pedir para um vendedor, que faz o pedido por um computador e o móvel é trazido para a área pública da loja depois que você paga no caixa.

Certamente não são os melhores móveis do mundo, mas é extremamente prático e os preços são realmente imbatíveis… Casas de pessoas jovens na Alemanha são quase sempre praticamente um catálogo do IKEA!


Publicado em 5 de Outubro de 2016)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s