Dirigindo na Alemanha 2 – Prova teórica

Hoje finalmente fiz a prova teórica para tirar a habilitação alemã – e passei!

Esse post é a parte 2/3 sobre como validar sua habilitação na Alemanha. Na parte 1 eu expliquei a parte burocrática, nessa parte vou falar sobre a prova teórica, e na parte 3, sobre a prova prática.

Retomando a história. Se você seguiu os 7 passos descritos no primeiro post, você entregou seus documentos na Führerscheinstelle e agora está esperando a carta que diz que você pode se inscrever para a prova teórica. Chegando a carta (pra mim demorou QUATRO MESES pra chegar!), os próximos passos são…

Passo 8: Ir até sua auto-escola pra marcar o teste teórico • 30€ • quase imediatamente • theoretische Prüfung
Quando eu fui na Autoescola marcar a prova, escolhi fazê-la dali a duas semanas, pra dar mais um tempinho de ter certeza que eu sabia o que tinha que saber pra prova. Mas tem vários horários pra prova e dá pra marcar – pelo menos aqui em Dresden – quase que pro dia seguinte. Eu imagino que em cidades maiores demore mais pra marcar, não sei. Daí pra auto-escola você tem que pagar 30 euros, só pra eles marcarem a prova pra você. Só isso, eles entram num sistema online qualquer, marcam o horário pra prova, e te cobram 30 euros por isso. E é um valor fixo, então em qualquer auto-escola vai ser assim.

Passo 9: Estudar pra prova • 0€ – 60€
Bom, o preço que você vai pagar pra estudar depende do material que você escolher usar. Você pode comprar o material de estudo que te oferecem nas Auto-escolas (Livro + DVD + código pra usar um portal online) por 55 euros (ou mais, pelo que eu tinha visto pra comprar o livro em outra língua que não alemão era mais caro), ou você pode comprar apps ou pagar uma inscrição em algum site, tem várias opções. Eu escolhi a opção mais barata: baixei um app de graça que é super bom e eu super recomendo, chama iTheorie. O único problema do app é que só tem a opção de estudar em alemão. Então se você escolheu fazer a prova em outra língua (no primeiro post eu expliquei quando que você escolhe a língua da prova e quais as opções), pode ser meio contra-produtivo estudar em alemão e fazer a prova em português ou inglês.

Vou dar mais detalhes de como eu estudei e como é a prova mais pra frente no post.

Passo 10: Ir buscar sua habilitação brasileira na Führerscheinstelle • 0 • assim que você receber a carta
Você vai precisar apresentar sua habilitação brasileira na hora de fazer a prova teórica, então não se esqueça de ir buscá-la quando vc receber a carta dizendo que você já pode se inscrever pra prova!

Passo 11: Ir até a Dekra no dia e horário marcado pra fazer a prova • 20,83 • resultado sai imediatamente
A prova custa 20,83 euros, você pode ou fazer uma transferência do dinheiro pra Dekra e levar o comprovante pra prova, ou trazer o dinheiro e pagar na hora. No segundo caso você tem que trazer o dinheiro EXATO, vinte euros e oitenta e três centavos. Os documentos que você precisa levar pra prova:
I –  O seu passaporte ou documento de identidade (no caso o documento de residência da Alemanha, ou documento de identidade europeu se for o caso). Quando você entrega os documentos na Führerscheinstelle eles colocam o número do documento que você tem que trazer pra prova, traga esse.
II – A sua habilitação brasileira
III – O dinheiro ou comprovante de pagamento
IV – O seu Bewerbernummer (número de inscrição), que a sua auto-escola terá te passado na hora que você marcou a prova.

Você faz a prova num iPad e o resultado sai imediatamente! Se você passar, no dia seguinte já pode ligar pra sua auto-escola pra marcar a prova prática!

Até agora você terá gasto, ao todo (incluido os passos do primeiro post e os desse post), por volta de 290€ (se você tiver pago pelo material de estudo) ou 240€ se você tiver emprestado o livro de alguém ou estudado por algum app gratuito, etc.

Mas agora vamos à parte que interessa: como é a prova, o que vc precisa saber, como são as questões, etc!

Primeiro deixa eu avisar que: a prova teórica daqui é beeeeeem mais difícil que a do Brasil, nem se compara! Então leva essa prova a sério e se prepara mesmo, que se você não passar terá que pagar as taxas de novo pra marcar outra!

É o seguinte: existe um catálogo oficial de questões da prova, a partir do qual 30 questões são escolhidas aleatoriamente. Esse catálogo tem, ao todo, 1.047 questões. Sim, você leu certo, mil e quarenta e sete perguntas. Sua prova conterá 30 dessas mil e poucas questões. A escolha é mais ou menos aleatória pq as questões são divididas em algumas categorias diferentes: direção defensiva, sinalização de tráfego, mecânica, meio ambiente, conduta no tráfego, regras burocráticas e prioridade. E aí na prova tem sempre, por exemplo, 10 perguntas sobre direção defensiva, 2 perguntas sobre meio-ambiente, etc.

Cada pergunta tem um peso diferente, variando de 2 a 5 pontos. Os pontos contam “ao contrário”, quer dizer: a regra pra passar é que você só pode errar um máximo de 10 pontos. Isso significa, por exemplo, que vc pode errar ou  uma pergunta de 5 pontos e uma de 4, ou 3 perguntas de 3 pontos, ou 5 perguntas de 2 pontos, ou 1 pergunta de 5 pontos e três de 2 pontos, etc. Somando no máximo 10. Se passar de 10, você reprova. A grande maior parte das perguntas tem 4 e 5 pontos, então normalmente com 3 questões erradas você já reprova. (Detalhe: se você errar duas perguntas de 5 pontos, vc reprova tb, mesmo podendo errar até 10 pontos. É um exceção.)

Quanto ao formato das perguntas: a maioria é de múltipla escolha, só que é um pouco diferente. Tem normalmente 3 alternativas, e podem estar corretas uma, duas ou três alternativas! Então pra maioria das questões não rola descobrir a alternativa certa por exclusão, você realmente tem que saber pra todas as alternativas se aquela é certa ou errada!

Algumas perguntas não têm alternativas, mas a resposta é só um número, por exemplo: Se você estiver dirigindo com uma velocidade de 100km/h, qual é a sua distância de freagem (Bremsweg)?
Aí você tem que calcular com uma fórmula ({velocidade em km/h}/10 x {velocidade em km/h}/10 = {distância de freagem em m},  no caso, 100m)  e digitar só o número 100.

Algumas perguntas têm ou uma imagem ou um vídeo. As com vídeo, na prova você vai poder assistir o vídeo no máximo 5 vezes e você só pode ver a pergunta depois de assistir o vídeo. Depois que você ler a pergunta, não dá mais pra assistir o vídeo, então você tem que tomar cuidado de observar todos os detalhes do vídeo, principalmente pedestres, ciclistas, motociclistas ou carros que bem na hora que o vídeo termina entram no ponto cego do espelho do carro, tem várias questões que se vc não tiver prestando atenção no espelho você não vai saber a resposta. Os vídeos são super detalhados e bem feitos! No seu material de estudo (por exemplo esse app que eu comentei, o iTheorie) você vai ver exatamente os vídeos e imagens que podem aparecer na sua prova.

Pra terminar, vou colocar aqui uns exemplos de perguntas que podem aparecer na prova. Vou colocar duas de cada categoria, pra dar uma idéia geral de como são as perguntas. Os prints são do app iTheorie e a tradução é minha. Se você for fazer a prova em português, não confie que a minha tradução vá ser igual à da prova, que a prova é em português de Portugal e eu tb não sei os vocabulários específicos em português já que estudei em alemão e fiz a prova em inglês.

Exemplos de perguntas!

Categoria: Direção defensiva (Gefahrenlehre)

Pergunta à esquerda: Ao que você deve atentar neste momento?

Resposta: > À bicicleta
                    > Ao carro à sua frente

Essa é uma das perguntas com vídeo. Não dá pra eu postar o vídeo aqui, mas nele você veria que poucos segundos antes dessa imagem (que é como termina o vídeo) um ciclista vindo à sua direita entra no ponto cego do seu espelho direito. Também não dá pra ver na imagem, mas você está com a seta para a direita ligada, ou seja, você quer virar à direita, assim como o carro à sua frente. Então nesse momento você tem que prestar atenção ao carro à sua frente, que pode frear de repente se aparecer um pedestre ou coisa assim, e ao ciclista que está no seu ponto cego, que pode seguir em frente.

Pergunta à direita: Você quer ultrapassar. O que você tem que ter em mente?

Resposta: > Que o ciclista diretamente à minha frente pare de repente.
                    > Que o ciclista mais distante vire à esquerda

Na imagem você vê o que o ciclista diretamente à sua frente está acenando para os pedestres – então talvez ele pare para conversar com os mesmos. E pela posição do ciclista mais distante, dá pra ver que ele está virando à esquerda, como quem vai desviar de algum obstáculo. Então você tem que ter em mente, se for ultrapassar esses ciclistas, que o outro ciclista pode virar à esquerda e que o ciclista à sua frente pode frear de repente.

Váááááárias questões envolvem ciclistas, várias mesmo. Se você passar nessa prova, você definitivamente aprendeu a considerar ciclistas participantes normais do trânsito, que devem ser respeitados, e não alguém que está ocupando o espaço destinado tão somente ao seu divino e imaculável carro.

Categoria: Conduta no tráfego (Verkehrsverhalten)

iTheorie

Pergunta à esquerda: Você está dirigindo a 100km/h e tem um tempo de reação (Reaktionszeit) de 1 segundo e uma freagem normal. O quão longa é a distância de paragem (Anhalteweg) de acordo com a fórmula da regra prática?

Resposta: 130m 

Aqui é o seguinte. Tem essas fórmulas práticas (Faustformel) pra calcular distância de freagem (Bremsweg), distância de reação (Reaktionsweg) e distância de paragem (Anhalteweg). A distância de paragem (quantos metros vc precisa pra parar o carro) é a distância de freagem (quantos metros vc precisa pra frear) e a distância de reação (quantos metros você anda no tempo que vc demora pra reagir quando precisa frear (normalmente é 1 segundo). As fórmulas são:

Distância de freagem (Bremsweg) em m = {velocidade em km/h}/10 x {velocidade em km/h}/10

Distância de reação (Reaktionsweg) = 3 x {velocidade em km/h}/10 x {tempo de reação em s}

E a distância de paragem (Anhalteweg) a soma dos dois. Então nesse caso temos

Bremsweg: 100/10 x 100/10 = 10 x 10 = 100 m
Reaktionsweg: 3 x 100/10 x 1 = 3 x 10 = 30 m
Anhalteweg: 30 + 100 = 130 m

Pergunta à direita: A que distância você deve parar da “cruz de Andreas” (Andreaskreuz)  fora de cidades?

Resposta: 50m

Mais umas explicações: essa cruz de Andreas é uma placa em formato de X com pontas vermelhas, que é o que indica que a rua cruza um trilho de trem. Assim:

Zeichen_201

Essa placa indica onde você deve parar se o cruzamento estiver fechado porque um trem vai passar. Dentro de cidades você deve parar a 5m de distância dessa placa, e fora de cidades, a 50m.

Outras distâncias boas de saber que são perguntadas na prova: você só pode parar ou estacionar há 5m de distância de uma faixa de pedestres (5m antes da faixa, depois da faixa não tem distância mínima) e você só pode estacionar há 15m de distância de uma placa de ponto de ônibus.

Categoria: Prioridade (Vorfahrt/Vorrang)

A questão de quem tem ou deve dar a prioriade a quem é aqui SUPER diferente de no Brasil. Vou dar uma explicação rápida antes das perguntas. Basicamente é o seguinte: quando um cruzamento não tem nenhum sinal especificando se a prioridade é sua ou não, você deve seguir a regra “direita antes da esquerda”. Significa que carros/bicicletas/motos vindos pela rua à sua direita têm prioridade sobre você, e você tem prioridade sobre carros/bicicletas/motos vindos pela rua à sua esquerda. Quanto a carros/bicicletas/motos vindo na direção contrária à sua: se vocês estão entrando na mesma rua, tem prioridade àquele que está virando à direita e não á esquerda. Se ambos estão virando à esquerda, devem fazer a curva na frente um do outro. Ambos virando à direita ou indo em frente não se influenciam.

É importante prestar atenção no seguinte: não importa se uma rua é asfaltada e a outra é em paralelepípedo, ou se uma rua é maior e a outra é menor, isso não dá nenhuma indicação de prioridade. O que indica a prioridade são sempre as plaquinhas, ou, se não tiver plaquinhas, a regra “direta antes da esquerda”. Isso vale INCLUSIVE se não forem duas ruas se cruzando, mas uma rua chegando em outra rua! Por exemplo, você está indo em uma rua que continua em frente, e tem uma rua chegando à sua direita que não cruza, só termina na sua rua. Se tiver um carro/bicicleta/moto vindo dessa rua, como ele está à direita, ele tem prioridade.

Já quanto às placas. Tem as seguintes placas importantes sobre prioridade:

Vorfahrt gewahren   Zeichen_208      stop

Essas três placas acima dizem que você deve dar a prioridade. A primeira significa simplesmente que a prioridade é da rua que está cruzando. A segunda diz que carros/bicicletas/motos vindo na direção contrária à sua têm prioridade (por exemplo se tem algum trecho da rua em que por algum motivo tem só uma faixa pra ambas as direções, e os carros vindos de cada direção têm que se alternar pra passar por aquela faixa). E a velha e conhecida placa de pare significa que você deve dar a prioridade E que você deve, de fato, parar antes de continuar! Não vale só dar uma reduzida na velocidade, com placa de pare tem que parar mesmo, pq é um cruzamento particularmente perigoso.

Vorfahrt Straße   vorfahrt

As duas placas acima dizem que a prioridade é sua. A primeira indica que você está numa rua prioritária (então você tem prioridade nesse cruzamento e também no próximo, até aparecer uma placa “cancelando” a prioridade, ou até a rua terminar). Já a plaquinha seguinte significa que você tem prioridade no próximo cruzamento, mas essa não é uma rua prioritária, então provavelmente no cruzamento seguinte você terá que dar a prioridade.

mapinha

Essa plaquinha indica que a rua que tem prioridade vira à direita ou à esquerda. Às vezes é uma grande avenida com uma curva, por exemplo, e ruazinhas pequenas chegando, e aí tem que ficar especificado que a rua prioritária vira. A plaquinha tá sempre virada no sentido de acordo com a sua posição.

Então vamos aos dois exemplos de perguntas:

iTheorie

Pergunta à esquerda: Qual conduta é correta?

Resposta: > Eu devo dar a prioridade ao carro vermelho
                    > Eu tenho prioridade sobre o carro azul

Nesse cruzamento não tem nenhuma placa, então vale a regra “direita antes da esquerda”. Logo, o carro que está vindo pela rua à sua direita, o carro vermelho, tem prioridade sobre você e você tem prioridade sobre o carro que está vindo pela rua à sua esquerda.

Pergunta à direita: Qual conduta é correta?

Resposta: > Eu tenho que esperar

Aqui tem uma placa de rua prioritária, e embaixo uma plaquinha indicando que a rua prioritária vira à direita. Portanto, se eu estou virando à esquerda, eu estou saindo da rua prioritária, e o carro amarelo está vindo pela direita e seguindo pela rua onde estou, portanto seguindo o percurso da rua prioritária. Logo, eu tenho que esperar ele passar para poder fazer a conversão.

Os exemplos dos exercícios aqui foram só com carros, mas tem vários exercícios com bicicletas e motos, e não se esqueça que as bicicletas têm os mesmos direitos que o carro, então se tem uma bicicleta vindo à sua direita você tem que dar a prioridade.

Categoria: Sinalização de tráfego (Verkehrszeichen)

Antes dos exemplos, vou fazer uma observação mega importante aqui. Dá uma olhada nessas plaquinhas:

Uma coisa que eu acho super confusa da sinalização aqui é que as plaquinhas com o círculo vermelho significam que aquilo que a placa indica está proibido. Pra gente é confuso pq proibido tem que necessariamente ser cruzado com a diagonal vermelha. Mas aqui não. Então, acima: a bicicleta no fundo azul significa que ali é uma rua (ciclovia, ciclofaixa) exclusiva pra bicicletas, onde nem pedestres nem carros nem motos podem entrar. Já a bicicleta com o círculo vermelho significa que naquela rua bicicletas não podem entrar. A mesma coisa pra plaquinhas com carros, motos, pedestres, etc, segue sempre essa lógica.

Já as placas triangulares com a borda vermelha significam “atenção”.

Vamos aos exemplos, então.

iTheorie

Pergunta à esquerda: Como você deve se comportar em uma estrada ao ver essa sinalização?

Resposta: > Ficar mais atento, aumentar a distância de segurança
                    > Em caso de congestionamento, ligar o pisca alerta

A placa indica que nesse local é comum ter congestionamento (na estrada). Então você deve aumentar a distância de segurança, ficar atento e em caso de congestionamento, ligar o pisca-alerta.

Pergunta à direita: Como você se comporta nessa área de perigo?

Resposta: > Mudar de farol alto para farol baixo caso aviste um animal silvestre
                    > Dirigir devagar, ficar atento a animais silvestres.
                    > Não desviar de animais se o tráfego no sentido contrário for colocado em risco

A placa indica que nos próximo 3km há boas chances de animais silvestres (veados, raposas, por exemplo) cruzarem a estrada. Caso você aviste um animal, você deve baixar o farol, pois o farol alto confunde o animal e faz com que ele fique parado em vez de correr. Você deve dirigir devagar, já que há o risco de colisão com animais. E você não deve desviar de um animal na estrada, caso o desvio coloque em risco carros vindo no sentido contrário ao seu.

O interessante das perguntas sobre sinalização é que a maioria não pergunta simplesmente “o que significa essa placa”, mas são mais específicas, querendo saber como você deve se comportar ao ver aquela placa.

Categoria: Proteção ao meio-ambiente (Umweltschutz)

Uma categoria interessante da prova é a de proteção ao meio ambiente. As perguntas envolvem consumo de combustível, poluição (inclusive sonora), e, inclusive, perguntas sobre como evitar sobrecarregar o meio-ambiente em que a resposta envolve “pegar transportes públicos em vez de carros” “ir de bicicleta em vez de carro” “dar caronas”, etc.

iTheorie

Pergunta à esquerda: Quais atitutes criam poluição sonora desnecessária?

Resposta: > “brincar” com o acelerador quando o carro está desengatado
                    > dirigir com escapamento com defeito

Pergunta à direita: Como você pode economizar combustível?

Resposta: > Retirando os suportes do capô quando eles não estão sendo utilizados (suporte pra bagagem ou bicicletas que ficam no capô)
                    > Dirigindo com atencipação

Categoria: Mecânica (Technik)

iTheorie

Pergunta à esquerda: A direção do seu carro está tendendo para um dos lados durante a viagem. Qual pode ser o motivo?

Resposta: > defeito no armortecedor
                    > rodas estão em desequilíbrio
                    > suspensão está com defeito

Pergunta à direita: Qual pode ser o motivo se o seu carro com motor a diesel não está partindo?

Resposta: > Ar no sistema de combustível
                    > Filtro de combustível bloqueado

Categoria: Regras burocráticas (Betriebsvorschriften)

iTheorie

Pergunta à esquerda: Como você sabe que deve levar seu carro para a revisão?

Resposta: > Pela data na etiqueta de inspeção
                    > Pela data no documento do carro

Pergunta à direita: Após um rebaixamento, é necessário levar o carro para uma avaliação. Quando ela deve ocorrer?

Resposta: > diretamente após a modificação (no caso, o rebaixamento)

OK CHEGA! Enfim, acho que deu pra dar uma idéia do tipo de pergunta que aparece na prova. Quer dizer: se prepara bem antes de marcar a prova que não é fácil!

É isso por hora!

A parte 3 – Prova Prática – você poder ler aqui!

Obs: um leitor recomendou o seguinte site para estudar pra prova: https://www.fuehrerschein-bestehen.de/ , onde tem testes em todas as línguas da UE. Obrigada pela dica, Newton!


(Publicado em 27 de Junho de 2016)

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