O tempo louco de Abril

Os alemães têm um ditado que diz: “April, April, der macht was er will.” Abril, Abril, ele faz o que quer. E eles vão sempre te dizer que em Abril, no que diz respeito ao clima, qualquer coisa pode acontecer.

Mas eu nunca tinha sentido tão claramente a verdade desse ditado até esse ano!

No comecinho de abril a temperatura subiu até quase 20°C, saiu o maior sol, deu pra andar até de camiseta e fazer churrasco no parque, parecia que a primavera ia finalmente engrenar de vez. Todo mundo guardou os apetrechos de inverno no fundo do armário certos de que não íamos precisar dessa chateação de luva e gorro até Novembro. Mas ao longo do mês a temperatura foi caindo, o tempo foi ficando pior, até que chegou a um extremo de frio fora de época no fim de semana passado (23, 24 de Abril), com a máxima em 8°C, e a mínima 0°C, com umas mudanças extremas no clima várias vezes durante o dia.

Pra dar uma ideia: ontem, no domingo, acordamos às 10:00. Estava chovendo. Quando meu namorado desceu para comprar pão às 11:00, estava sol. Quando ele voltou e sentamos para tomar café, começou a chover granizo. Meu namorado ia visitar um amigo às 13:00, então às 12:30 ele olhou o tempo para decidir se ia de bicicleta ou se pegava o tram. Estava sol. Ele foi de bicicleta. Lá pelas 14:30 pensei: “Puxa, acho que vou descer até o café na esquina e comer um bolo”. Estava nevando. Pensei: “Meh, deixa”. Tirei uma soneca. Acordei meia hora depois. Estava sol. Pensei: “Bolo”. Desci. Estava tudo seco lá fora. Comi o bolo e tomei um café, e quando saí do café às 16:00 estava sol de novo, mas o chão estava molhado. Voltei pra casa. Começou a garoar. Meu namorado voltou pra casa lá pelas 18:00. Estava sol. Resolvemos ir no cinema, o filme começava às 19:30. Ainda estava sol. Deixamos as bicicletas na rua na frente do cinema. Quando voltamos não estava chovendo, mas as bicicletas estavam beeem molhadas.

Hoje não foi diferente. Só até a hora do almoço já tinha nevado duas vezes (bem rapidinho) com o maior sol nas pausas. E um frio insano pra essa época do ano, de manhã estava 0˚C!

Frio em abril ninguém agüenta mais… em novembro e dezembro é legal, chegou o inverno, natal, neve, oba…. mas em abril… quando as árvores já estão verdes de novo, já está tudo florido, vc já guardou as luvas e gorros e o casaco de inverno, já tirou a bicicleta da garagem… em abril as pessoas querem saber é de sol! Mas eis que os alemães estão certos: Abril faz o que quer!


(Publicado em 25 de… Abril! de 2016)

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s