Finderlohn – Recompensa por um achado

Hoje eu descobri uma coisa muito curiosa sobre a Alemanha, algo que eu jamais teria imaginado. Eis que aqui a recompensa caso vc encontre algo de valor que alguém perdeu é algo “regulamentado”.

Vou começar a história do início: Na segunda feira a carteira do meu namorado foi furtada (sim, essas coisas acontecem aqui também). Lá se foram documentos, cartões, dinheiro, etcetc. Ele foi à polícia fazer o BO, cancelou os cartões, e dois dias depois recebeu uma mensagem no facebook de alguém que encontrou a carteira com os documentos próximo ao local onde foi roubada. Lógico que a boa alma que encontrou a carteira e se deu ao trabalho de procurar meu namorado no facebook não pediu nenhuma recompensa para devolver a carteira, mas a situação lembrou uma outra experiência do meu namorado com objetos achados: ele contou que uma vez seu pai encontrou numa floresta um cofre aberto. No cofre tinham alguns documentos, então ele levou o cofre e entregou para a polícia. Na delegacia, o policial que colheu as informações da situação perguntou ao meu sogro se ele queria pedir uma recompensa pelo achado.

E aí que veio o grande ponto de interrogação.

Como assim o policial perguntou se ele queria uma recompensa?

Fomos pesquisar e descobrimos que por lei você pode pedir uma recompensa sobre objetos achados, variando de acordo com o valor do objeto: Se o objeto tiver valor de até 500 euros, você pode pedir até 5%. Se for mais que 500 euros, vc pode pedir 5% dos 500 euros e 3% sobre o valor excedente. E se você encontrar um animal de estimação, vc pode pedir até 3% do “valor” do animal (sei lá como eles calculam o valor de um bicho, mas enfim).

Mas como assim? Como assim tem uma lei que oficializa pedir uma recompensa pra devolver algo que alguém encontrou por aí? Pra mim parece totalmente bizarro porque parece que a lei aprova e encoraja a atitude de ajudar o próximo apenas se você vai receber algo em retorno. Parece algo estranho pra se colocar em lei. Mas pensando melhor, chegamos à conclusão de que provavelmente a idéia é mesmo regulamentar algo que existe. Talvez pra encorajar alguém que encontra algo de muito valor a devolver, ou então para limitar o valor que alguém pode pedir para devolver algo encontrado.

Independente de recompensas, achado é roubado, sim: pela lei se você encontra algo que não te pertence você tem a obrigação de entregar para a polícia (isso é igual no Brasil, claro). E se a polícia te perguntar se vc encontrou algo e vc disser que não, e depois mudar de idéia e resolver devolver, você perde o direito à recompensa.

Fiquei ainda mais surpresa quando fui pesquisar um pouco mais a fundo para ver como isso funciona no Brasil. Eis que a lei brasileira também regulamenta recompensas por objetos encontrados! Só que pelo que eu li, é mais algo pensado para coisas de realmente muito valor, porque ela pode ser decidida de acordo com o esforço da pessoa que encontrou para encontrar o objeto, a probabilidade de que o dono conseguisse encontrar novamente o objeto por conta própria, e a situação econômica de ambos. Acho que a grande diferença que me surpreendeu (bom, eu não sabia da lei no Brasil ser assim, também fiquei surpresa de descobrir que é similar) é o policial perguntar para a pessoa que encontrou o objeto perdido se ela quer exigir uma recompensa, quer dizer, a coisa toda ser tão oficial e tão regulamentada que não é que vc pode ligar pra pessoa, dizer que achou o objeto perdido e pedir uma recompensa, mas o policial pra quem vc entregou o objeto vai te perguntar e anotar no papel oficial que você quer ou não quer a recompensa.

Que coisa!

Pra concluir, eis…
aqui as fontes das informações sobre o Finderlohn (recompensa pelo achado),

aqui a fonte sobre a lei no Brasil,

E aqui um post passado sobre o que os alemães fazem quando encontram objetos perdidos.


(Publicado em 13 de Abril de 2016)

Deixe um comentário

