Shoppings na Alemanha

No Brasil, passear no shopping é um hobby comum, principalmente em cidades grandes. Especialmente entre adolescentes, o shopping é um ponto de encontro onde se pode passar várias horas passeando olhando as vitrines, indo ao cinema, comendo no McDonald’s, tomando um sorvete, etc.

Aqui o shopping é um lugar para fazer compras, onde se vai com esse específico intuito. A parte talvez mais curiosa que eu notei logo de início, é que nem todos os shoppings têm uma praça de alimentação. Dos shoppings que eu conheço, o único que tem algo assim é uma praça beeem pequena, nada a se comparar com um andar inteiro de praça de alimentação que é o comum nos shoppings brasileiros. A questão é que aqui as pessoas não vão no shopping para comer. Elas vão num shopping comprar alguma coisa e de repente, talvez, aproveitem para comer algo. Mas o restaurante no shopping não é o destino final. O principal shopping aqui de Dresden, a Altmarkt Galerie, só tem alguns restaurantes aqui e ali espalhados pelo shopping. o McDonald’s de dentro do shopping nem tem lugar pra sentar nem dentro nem em volta!

Ontem mesmo, sábado à noite, fomos a esse shopping comprar tinta pra impressora e aproveitamos para almoçar/jantar num restaurante muitíssimo parecido com o América que tem nos shoppings brasileiros. Um restaurante relativamente grande, de comida típica americana (vulgo hamburger, mas aqueles mais “especiais” (pra não dizer gourmet)), com uma decoração meio anos 50, e tal. Sábado às 18h, 19h, e o restaurante tava praticamente vazio!

2016-02-27 19.10.09

Mesmo o shopping estava bem vazio se for usar os shoppings no Brasil de comparação.

Outra coisa bem diferente é que os shoppings por aqui raramente têm cinema. Digo raramente porque eu não conheço todos pra dizer que nenhum tem, mas a verdade é que eu ainda não visitei um que tenha.

Sem cinema e praça de alimentação, só sobra compras, mesmo… que você tem que fazer no sábado, porque de domingo fecha. Todos os shoppings fecham aos domingos, e isso não é uma coincidência – é lei, mesmo. Por lei, as únicas lojas que podem abrir aos domingos são aquelas localizadas em estações de trem ou aeroportos, e que vendam coisas essenciais para quem está viajando (mas esse detalhe é ignorado e nas estações de domingo normalmente todas as lojinhas abrem). Mas shoppings, supermercados, lojas no geral são realmente proibidos de abrir no domingo (restaurante pode! Ufa!).

Também diferente é o uso do banheiro em shoppings, que nunca é gratuito como no Brasil. Por aqui, normalmente você tem que pagar 50 centavos para usar o banheiro, mas na maior parte dos casos vc recebe em troca um vale 50 centavos que vc pode usar nas lojas do shopping.

Outra coisa que vc não vai achar é um caixa eletrônico do seu banco… aqui no máximo vai ter um caixa eletrônico geral, daqueles que serve pra todos os bancos mas vc tem que pagar uma taxa extra pra tirar dinheiro lá… não vai rolar um cantinho com um caixa de cada banco como no Brasil.

E, para finalizar a série de esquisitices, os shoppings fecham SUPER cedo. O mais tarde é às 21h, mas tem shopping que às 20h já tá fechado.

IMG_4609

Bom, pelo menos tem escada rolante!


(Publicado em 28 de Fevereiro de 2016)

 

Anúncios

2 comentários

  1. Meu padrasto até hoje não entende o propósito de shoppings brasileiros. Ele diz que shoppings só fazem as pessoas se distraírem do que comprar, que é bem mais prático ter um lugar para comprar e um para comer – mas separados.
    E a questão dos banheiros eu concordo que tenha um custo, assim pelo menos o pessoal respeita e o banheiro está limpo sempre.
    A diferença é grande, mas tudo tem seus prós e contras. Resta só nos adaptardemos 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s