As quatro estações 4: Inverno

Finalmente chegamos ao último da série de posts sobre as estações do ano: o inverno!

Pra não pegar o bonde andando, você pode ler os posts antigos sobre as outras estações aqui: Primavera, Verão e Outono!

Embora eu nunca tenha escrito um post especificamente sobre o inverno, já falei do inverno e vários elementos a ele ligados em vários outros posts, como por exemplo esse aqui sobre casacos de inverno ou esse outro sobre esquentadores de mão. Inverno é um tema tão curioso para brasileiros na Alemanha que tem até uma categoria “inverno” só para posts relacionados a temas invernais. É uma pergunta bem comum que eu recebo de quem está planejando morar na Alemanha por um tempo: como é o inverno?

Com esse post espero responder essa pergunta com detalhes.

O inverno é frio. Bem frio. Mas eu achava que era muuuuuuuuito frio até meu irmão se mudar pro Canadá e passar -40˚C lá, que foi quando eu descobri que o inverno na Alemanha até que é bem de boas. Então começando pelas temperaturas: varia pela Alemanha, claro. Dresden é uma cidade bem fria em relação à maior parte da Alemanha, mas menos frias que algumas cidades em regiões mais altas. Por aqui, as mínimas no inverno costumam chegar a -10˚C, se aproximando de veeeez em quando dos -20˚C. O mais frio que eu passei em Dresden, se não me engano, foi -16˚C. Um alemão daqui que já tem uns 50 anos de idade me contou que o mais frio que ele passou em Dresden foi -29˚C.

O normal nos meses mais frios – Janeiro e Fevereiro – é algo entre 0˚C e -10˚C. E se você acha que depois de certo ponto não faz mais diferença se é -10˚C, -15˚C ou -20˚C, saiba que faz, sim, e muita. Cada grau a menos é um sofrimento bem mais acentuado! Eu já percebi que até 0˚C você não sofre tanto. É frio mas é beeeem tranquilo. Abaixo de 0˚C não é mais frio, é gelado. E abaixo de -10˚C é insuportável. Mas também faz diferença se está ventando e se está seco ou úmido. Às vezes nem está tão frio, mas a sensação é bem abaixo da temperatura de fato.

12528120_10206097180048700_1800312696_n

Previsão de tempo entre 15.jan.2016 e 22.jan.2016 em Dresden

O mais curioso do inverno, talvez, é os sentimentos totalmente contraditórios que as pessoas têm em relação a ele. TODO mundo ODEIA o inverno e, ao mesmo tempo, TODO mundo fica morrendo de raiva em ano que faz pouco frio e quase não neva. É uma coisa muito louca. Pergunta pros alemães, duvido que você encontre um que diga “nossa, eu adoro frio!”. Mas nos últimos anos tem feito menos frio e nevado menos. No inverno de 2013 pra 2014, principalmente, praticamente não nevou. Tinha até estação de esqui tendo que usar neve artificial pra não ter prejuízo. E as temperaturas estavam bem amenas. E TODOS os alemães com quem conversei sobre o assunto ficaram extremamente depecionados com o inverno chinfrim daquele ano. A questão é que, apesar do frio ser por vezes torturante e o inverno depressivo, ele tem uma parte importante na vida das pessoas aqui. Como já comentei nos outros posts, o fato das estações do ano serem muito marcadas faz com que cada época tenha suas próprias características, seus próprios hobbies e atividades e memórias e conexões, e tal. Mesmo quem diz detestar frio e neve pode ter certeza que tá torcendo por uma nevadinha na época do Natal. Porque combina. Comer bolachinhas de Natal, tomar um cházinho, ficar debaixo do cobertor na frente da lareira (se você tiver uma), todas essas coisas obviamente só tem graça se tiver frio lá fora, de preferência com neve. Você pode até não gostar do frio, mas você vai gostar das atividades e costumes ligados a ele.

IMG_4977

E por isso que você também se acostuma ao inverno. Não ao frio, quando tá frio mesmo você sente frio, seu corpo não vai magicamente criar uma camada extra de epiderme extra-resistente ao frio só porque você passou por uns invernos mais fortes. Mas você aprende a se vestir direito, as roupas e acessórios necessários e como usá-los “corretamente”.  E aprende a apreciar certos elementos do inverno.

MAS, por outro lado, os pontos negativos do inverno nem de longe se limitam ao frio. Na minha opinião a pior parte mesmo, é o escuro. Fica escuro muito cedo, principalmente em Dezembro. Aqui em Dresden escurece antes das 16h em Dezembro. Nesse post e nesse aqui eu expliquei um pouco como funciona esses horários loucos de pôr e nascer do sol por aqui. Não só escurece cedo como também amanhece muito tarde, pouco antes das 8h. O que significa que nos dias de inverno mais próximos do solstício de inverno (21 de Dezembro) às vezes você sai pra ir trabalhar/ir pra faculdade antes de clarear e volta do trabalho/faculdade depois de escurecer… é péssimo. E se você, como eu, acorda tarde de fim de semana, às parece que o dia acaba em meia hora. Se vc acorda, sei lá, 13h, aí tem 2h, 3 horas de luz – e uma luz beeeem mixuruca – e aí já é noite de novo. Meio frustrante, parece que o fim de semana acaba em um piscar de olhos.

Inverno cinza seco feio sem neve

Inverno cinza seco feio sem neve

Além do que em novembro todas as folhas já caíram e as árvores estão secas e sem graça, o que, somado ao tempo nublado, dá uma impressão de que tudo é sempre cinza. Essa época do ano pode ser super deprimente se você estiver em um momento difícil da vida. E se é pra ficar escuro, frio e seco, então melhor que tenha neve, logo, pelo menos fica mais bonito (quando ela tá branquinha recém-caída, não quando ela tá suja lamacenta semi-derretida).

IMG_0257 IMG_0252

2016-01-24 14.10.34

Neve derretendo nojentinha

E quantidade e freqüência de neve também varia muito de cidade pra cidade pela Alemanha. Em Colônia, por exemplo, neva raramente. Aqui em Dresden, bastante. Apesar de que nos últimos 3 anos tem nevado bem menos. Mas no primeiro inverno que morei aqui, por exemplo, nevou quase direito entre novembro e início de abril, com apenas uma pequena pausa – óbvio – nas semanas de Natal e Ano Novo… Aliás, ainda estou pra pegar um Natal com neve… ano passado (que na verdade já é ano retrasado) nevou uns dois dias depois. Mas no geral, a neve só chega de verdade em Janeiro, mesmo.

E com a neve, vem a possibilidade de várias atividades divertidas, claro. Fazer um boneco de neve é básico, mas há tb variações sobre o assunto como gatos-de-neve-escorregadores:

IMG_0044 IMG_0047

Famíia engraçada de bonecos de neve.

Famíia engraçada de bonecos de neve.

(O boneco de neve tá na frente de uma árvore, nesse ângulo ficou engraçado!)

(O boneco de neve tá na frente de uma árvore, nesse ângulo ficou engraçado!)

Teve um ano que montamos um bar-de-gelo para o reveillón, foi divertidíssimo:

IMG_4274 IMG_4281

Esse ano fizemos um churrasco na neve, outra idéia supimpa:

IMG_9042

E talvez o mais divertido: escorregar na neve de trenó!

IMG_0963

Um pessoal lá traz montando um iglu

IMG_0216

E se você tem curiosidade de testar esportes de inverno como esqui e snow-boarding, sempre tem algum lugar não muito longe com uma estação de esqui. Aqui perto de Dresden o local principal para quem quer esquiar sem viajar muito é Altenberg, uma cidadezinha uns 40km de distância, nas montanhas quase na divisa com a República Tcheca. Na verdade você nem percebe que é nas montanhas porque não é assim os Alpes. São umas montanhas menos extremas, indo de ônibus ou trem você mal percebe que está subindo tanto. Mas Altenberg é mais de 600m acima de Dresden, então é bem mais alto, mesmo. E faz toda diferença. Quando aqui “embaixo” o inverno está ameno e sem neve, lá está o maior frio e com metros e metros de neve. É bem curioso pegar um ônibus ou trem por meia hora e descer no meio do inverno!

Um outro ponto positivo do inverno é que a casa fica muuuuito aconchegante. Todos os lugares têm aquecimento, claro, mas não é só isso. Não sei, quando você está na rua e está o maior gelo, e você olha as janelinhas com luzes amarelas quentinhas dá uma sensação de aconchego imbatível. E aí sentar no sofázinho tomando um chocolate quente enquanto neva lá fora e você quentinho aqui dentro… maior delícia!

IMG_3294-5

E se não é a melhor época para passeios de bicicleta ou picnics, tem outras atividades que combinam bem com inverno, como cinema. Nesses meses de inverno a gente vai no cinema quase todo fim de semana. Tá escuro o dia inteiro, mesmo, não faz diferença passar 2/3 horas num lugar sem janelas… Que é algo que no verão com o tempo bonito e convidativo para atividades ao ar livre, você nem quer pensar…

Acho que é isso que eu tinha para falar sobre o inverno… será que respondi todas as dúvidas? Se você ainda quiser saber alguma coisa sobre esse tema ou sobre o frio, pergunta aí nos comentários, por email ou lá no face, que eu adiciono aqui no post! =D

Uma observação adicionada mais tarde: Uma dica importante pra quem sente depressão durante o inverno: tome vitamina D. A ausência de exposição ao sol típica dos meses escuros e nublados de inverno resultam numa deficiência de vitamina D, que pode afetar fortemente o humor. Então se você tiver se sentindo cabisbaixo, sem energia, deprimido, mal durante o inverno, experimenta tomar vitamina D. Pode fazer a maior diferença!


(Publicado em 13 de Janeiro de 2016)

Anúncios

7 comentários

    1. Depende do ano, Paula. O que vc quer saber exatamente? Quando começa a esquentar, quando pára de nevar, quando nascem folhas novas nas árvores…? Normalmente em Abril já dá pra chamar de primavera, mas teve ano que nevou no final de abril, até, então varia muito.

  1. Lais, bom dia
    Estou indo para a Alemanha em 26/12/2016 com retorno em 06/01/2017 e ainda não fiz roteiro. Como é inverno pensei eum ficar nas grandes cidades como Berlim e Munique. Minha maior vontade seria visitar o Mosel. Vale a pena?
    Obrigado

    1. Oi Felinto,
      Mosel o rio, vc quer visitar?
      Eu fui para Trier e Cochem em Julho (ambas no Mosel), lindas cidades. Especialmente Cochem, onde tem um castelo super legal de visitar, recomendo. Mas o Mosel fica bem longe de Berlim e Munique, né. Estando em Frankurt ficaria mais fácil.

  2. Olá.. você sabe como é o inverno em Regensburg (Ratisbona) ?
    ou mesmo em Munique que é uma cidade próxima?
    Queria saber se neva principalmente hehe

    Obrigado, ótimo texto 🙂

    1. Oi Luiz,

      Não sei te dizer como é o inverno em Regensburg, nunca estive lá, mas segundo os dados do wikipedia parece que faz bastante frio e deve nevar um tanto, sim, como no resto da Bavária! Abraço! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s