Estrelas de Hernnhut

Antes de mais nada, Feliz Natal!

Continuando séries de posts de Natal… resolvi escrever um post sobre a estrela de Hernnhut. Eu já mencionei essa estrela no primeiro post sobre Natal na Alemanha, sobre decorações natalinas por aqui. Mas falei bem pouco sobre ela, e um símbolo tão importante por aqui precisa de um post só pra si.

IMG_9494

Bom, na verdade ela é um símbolo importante só na Saxônia. Em outras regiões da Alemanha, são poucas as estrelas de Hernnhut que você vai ver por aí. Mas na Saxônia quase todo mundo tem uma em casa, e locais como igrejas, museus, etc, sempre tem umas gigantes penduradas na frente, também.

IMG_8848

A história das estrelas de Hernnhut têm sua origem na cidade de Niesky (na Saxônia, quase na divisa com a Polônia) em uma escola da Igreja dos Irmãos Morávios, uma denominação protestante. Nessa escola, um professor de matemática inventou essa estrela para usar de exercício de geometria para os seus alunos, que tinham que calcular o volume da estrela. A igreja acabou adotando a estrela como símbolo do Advento e um dos alunos começou a montar estrelas e vender as instruções para a montagem em um livro. Alguns anos depois seu filho fundou a fábrica das estrelas na cidade de Herrnhut, também na Saxônia. A fábrica até hoje existe e é a única fabricante oficial das estrelas de Hernnhut. Todas as que tem para vender vêm dessa fábrica.

A estrela original da história tinha 110 pontas (tem uma foto aqui!), mas as que são confeccionadas para venda têm, normalmente, 26 pontas.

Dá para comprar a estrela em vários tamanhos e cores diferentes, para pendurar dentro de casa (de papel) ou fora (de plástico). De papel parece que é uma coisa toscona, mas as de papel são bem bonitas e bem feitinhas, também. Normalmente vêm em branco, amarelo ou vermelho, ou ainda em duas cores alternadas (algumas pontas de uma cor, outras pontas de outra cor, alternando), ou duas cores sendo o centro da estrela de uma cor e a pontinha de outra.

Estrelas no menor tamanho disponível, aprox. 10 cm de diâmetro.

Estrelas no menor tamanho disponível, aprox. 10 cm de diâmetro.

IMG_3699

Esse ano eu comprei duas estrelas do tamanho maior para pendurar dentro de casa, de presente de Natal para meu irmão e minha mãe. É tranquilíssimo de comprar pra levar ou enviar por correio porque elas vêm desmontadas numa caixinha.

20151225072613

Estrela sendo montada

Estrela sendo montada

Estrelas prontas! No caso eu mandei uma vermelha e uma amarela, mas eles aproveitaram para misturar as cores e ficar com duas coloridas.

Estrelas prontas! No caso eu mandei uma vermelha e uma amarela, mas eles aproveitaram para misturar as cores e ficar com duas coloridas.

Só as pequenas já vem montadas, mas também numa caixinha. Os preços em qualquer lugar que você vá são sempre os mesmos, variando entre 20 e 30 euros para as estrelas para pendurar dentro de acordo com o tamanho (sem cabo e lâmpada, que custam outros 10 euros extra), e entre 40 e 50 euros para as de pendurar fora. As bem pequenas acho que custam uns 12 euros, mais ou menos. Você encontra elas para vender nos mercados de Natal, em algumas lojas nas cidades da Saxônia, ou pela internet em sites como o Amazon. Em alemão chama Hernnhuter Stern.

Nós ainda não temos uma, mas ano que vem certamente vou comprar uma para pendurar em casa!


(Publicado em 25 de Dezembro de 2015)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s