Confraternização de Natal da firma

Eu sei, estou atrasada com os posts. Mas agora entre Natal e Ano Novo tenho vários posts planejados pra compensar!

E o primeiro é sobre confraternizações de Natal de firmas… alemãs.

Aqui, como no Brasil, as empresas costumam fazer suas confraternizações de Natal em algum dia de dezembro. Mas pela minha experiência até o momento, essas confraternizações são bem diferentes das que a gente faz no Brasil.

Hoje foi a do escritório onde trabalho. A comemoração consistiu em ir visitar uma cidadezinha 1h30 de distância, nas montanhas de Erzgebirge, para visitar o mercado de Natal, um museu e depois jantar!

Saímos do escritório às 13h numa van alugada pelo chefe, chegamos na cidadezinha às pouco depois das 14h30, visitamos a igreja principal da cidade onde estava tendo um breve concerto de órgão, tomamos um Glühwein no mercado de Natal na praça central, visitamos um museu de brinquedos de madeira (A região de Erzgebirge é famosa pela arte em madeira, várias decorações, objetinhos super bem trabalhados com mil detalhes, de madeira), tomamos outro Glühwein no mercado de Natal, demos uma volta, e fomos para o restaurante. O restaurante era no topo de uma montanha, uns 2km de distância do centro da cidadezinha. A van ia levar o pessoal do centro pro restaurante, mas alguns preferiram ir andando, porque alemães adoram uma caminhada, especialmente se for subindo uma montanha. Aliás, todo o programa foi bem alemão. Com hora marcada pra cada parte do dia, tudo muito bem organizado e planejado, sem tempo nem sobrando nem faltando!

IMG_8481

A cidadezinha que visitamos hoje.

As confraternizações de natal das empresas no Brasil costumam ser um jantar em algum lugar, às vezes um churrasco, mas com mais freqüência é só uma festinha ali no escritório mesmo no último dia antes do recesso. Por aqui são bem variadas. No escritório do meu namorado eles alugam todo ano uma sala num restaurante onde você pode cozinhar sua própria comida, e os chefes cozinham para os empregados!! E umas comidas super sofisticadas! Entre o prato principal e a sobremesa, eles ficam mostrando no projetor fotos que o pessoal mandou especialmente pra ocasião, que são eventos importantes ou marcantes daquele ano pra cada pessoa: as viagens que a pessoa fez, os projetos que ela terminou no escritório, coisas assim.

Num outro escritório onde uma amiga trabalha eles fazem uma janta num restaurante, mas também com essa parte de mostrar fotos. Nesse ano foi um slideshow das fotos da viagem de um dos colegas para Ruanda. Os alemães adooooram assistir slideshow de fotos de viagens dos amigos com comentários. Eu gosto de olhar fotos que outras pessoas postam de suas viagens no facebook, por exemplo, onde eu olho no meu próprio ritmo, e tal, parar nas que me interessam e pular as sem graça… mas assistir slideshow de foto de viagem alheia com comentários acho, sei lá… bem alemão.

Uma outra coisa bem diferente é que aqui não se faz amigo secreto no escritório (ou em lugar nenhum, eu nunca ouvi falar de ninguém fazendo amigo secreto, aqui!). Normalmente todo mundo ganha um presente do/s chefe/s e o pessoal se junta pra comprar algum presente pro/s chefe/s também. Esse ano eu ganhei um vale para uma livraria, o que pra mim é um presente bem útil, e também uma garrafa de vinho. Meu namorado, que trabalha há bastante tempo num escritório, já ganhou dos presentes piores aos melhores. No ano passado ele ganhou uma câmera digital compacta. Noutro ano ele ganhou um joguinho de batalha naval bem tosco, que deve ter custado uns 5 euros. No ano mais bem sucedido do escritório, o pessoal ganhou um iPad mini. (!!!) Mas lógico que foi bem no ano que ele não estava lá… Nesse escritório o presente acaba sendo um resultado do sucesso do escritório naquele ano.

Presentes pros chefes também são os mais variados. No meu escritório trabalham 11 pessoas pra um chefe, então dá pra juntar uma graninha e comprar algo legal. No do meu namorado são menos pessoas e 3 chefes, então os presentes são menos caros, mas mais criativos. Teve um ano que eles fizeram um livro de receitas de macarrão, porque toda sexta feira um deles cozinha macarrão para os outros (cada semana um). Teve um ano que eles fizeram uns selos (selos de verdade, mesmo, para enviar carta) personalizados com imagens de projetos do escritório… num outro escritório que eu trabalhei eles faziam todo ano uma placa de metal de pendurar na parede com fotos dos projetos que o escritório tinha completado naquele ano. Comprar presente pra chefe é uma coisa que eu demorei pra me acostumar… no Brasil nunca trabalhei em lugar nenhum onde os colegas se juntassem pra comprar um presente pros chefes, achei isso totalmente estranho no início!

É isso o que eu sei sobre confraternizações de Natal de empresas na Alemanha. A minha experiência é com escritórios de arquitetura, que normalmente são empresas pequenas de até 10 pessoas, talvez em empresas bem grandes seja bem diferente, não sei. Se sua experiência for outra, conta aí nos comentários como foi!


(Publicado em 19 de Dezembro de 2015)

 

1 comentário

  1. Eu fui convidada para a festa de fim de ano da empresa na qual trabalho, mas acabei nem indo. Estive ocupada demais naquela noite e chegar só lá pelas 10:00 (atrasada demais) não teria graça nenhuma para mim. A festa deles foi bem animada pelo que disseram, acho que tudo varia de empresa para empresa ou de região para região.
    Aqui na Alemanha tudo parece estranho a primeiros olhos Hahahhaa
    Abraço!

Deixe um comentário

