Sobre banheiros na Alemanha

Eu sei, é um tema curioso, talvez, para um post. Mas eu juro que há o que falar sobre banheiros na Alemanha, então por que não? Prometo que se tiver foto, vai ser só de banheiros limpos. 😉

A primeira coisa que você deve saber sobre banheiros na Alemanha é que aqui sempre se joga o papel higiênico no vaso. Isso nem é estranho, papel higiênico e feito com um material que praticamente dissolve na água, né? Ele é feito pra ser jogado no vaso. Depois que você se acostuma com isso você começa a se perguntar porque que a gente não joga no vaso no Brasil… não sei. Mas os alemães acham nojentíssima a idéia de jogar o papel higiênico no lixinho do banheiro e deixar e depois ter que retirar aquele lixo com papel higiênico sujo… aqui realmente sempre se joga no vaso, mesmo se for no banheiro, sei lá, do trem. Se você vir um aviso que pareça estar dizendo ‘não jogue papel higiênico no vaso’ mas vc não sabe exatamente porque está alemão, pode ter certeza que o aviso na verdade diz ‘não jogue nada ALÉM de papel higiênico no vaso’. Porque obviamente essa regra não serve pra absorvente, ou seja o que for. Só o papel.

Aliás, papel higiênico aqui é sempre de boa qualidade… nunca vi daqueles papéis higiênicos toscos que parecem feitos de jornal, que tem às vezes em banheiros de escola e faculdade no Brasil. Aqui eles são sempre no mínimo com 3 camadas, se não for mais.

E sempre tem papel. Eu me surpreendi uma vez numa viagem de carro, de parar na estranha em um lugar que era só banheiro. No meio da estrada, não tinha mais nada, era só um banheiro público no meio da estrada. E o banheiro era limpo e tinha papel. Achei inacreditável. Nunca me aconteceu de ir num banheiro sem papel aqui.

E isso nos leva a um próximo ponto: é raro achar um banheiro que não tenha que pagar pra entrar. Normalmente banheiros públicos vc tem que pagar uns 50 centavos pra entrar, mesmo em shoppings, estações e tal. Em restaurantes, lanchonetes e bares se você for cliente você pode, claro, usar o banheiro de graça, mas se você entrar só pra usar o banheiro também tem que pagar uns 50 centavos. O único lugar em que você costuma encontrar banheiros públicos que dá pra usar sem pagar são museus. Nooooormalmente dá pra entrar nos banheiros de museus sem estar visitando o museu. Mas mesmo isso já está mudando: em alguns museus têm uma catraca no banheiro que abre se você tiver o ticket de entrada do museu com código de barras e tal. Se não, tem que colocar uma moedinha de 50 centavos. Às vezes é irritante ter que pagar 50 centavos pra usar um banheiro, mas como eles estão sempre limpos e têm papel, vale a pena e talvez até faça sentido.

E acho que a coisa mais curiosa dos banheiros na Alemanha é que em QUALQUER banheiro, absolutamente TODOS mesmo, SEMPRE tem uma daquelas escovas de vaso sanitário do lado do vaso. Tô falando qualquer banheiro MESMO, pode ser o banheiro público no meio da estrada, o banheiro no shopping, o banheiro na casa de alguém, o banheiro do escritório ou da escola. Sempre tem a escova guardadinha ali do lado. Isso porque aqui na Alemanha espera-se que você mesmo limpe o vaso depois de usá-lo, quando necessário.

escova

Uma coisa ruim dos banheiros aqui, no inverno, é que nem sempre eles ficam com o aquecedor ligado. Em banheiros de escritório, escola, onde tem bastante uso e não tem alguém limpando a cada 20 minutos (que é o caso de um banheiro de shopping, por exemplo), é normal deixar a janela do banheiro aberta pra entrar um ar e sair o cheiro, e tal, e portanto o aquecedor fica desligado. Eu odeio ter que usar o banheiro no escritório onde trabalho porque tá sempre mó gelado lá dentro!

Mas pelo menos as torneiras quase sempre têm água quente. As torneiras aqui (de banheiros, cozinhas, etc) costumam ser assim:

perlator-entkalken-300x199

Se você abre ela pra esquerda, sai água quente, e pra direita, água fria. Quase todas as torneiras são assim, e é bem conveniente no inverno. Só que vale lembrar que água quente custa mais caro, então é melhor evitar usar se não for necessário. A gente até desliga o registro de água quente da pia do banheiro aqui de casa pra economizar um pouco.

Outra coisa bem diferente: os alemães não escovam o dente no trabalho ou na faculdade! Se você levar sua escovinha lá pra escovar o dente depois do almoço no escritório, como todo mundo faz no Brasil, fique avisado que vão te achar meio estranho e exagerado por aqui! E aqui é bem comum ter escova de dente elétrica.

Acho que é isso o que há para ser falado sobre banheiros na Alemanha! Nesse post aqui eu falei um pouco sobre como são as casas alemães, e lá também mencionei outras particularidades dos banheiros como a ausência de um ralo geral e do box – aqui é sempre cortininha!


(Publicado em 18 de Novembro de 2015)

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s