Viscos

Se você tiver visitado a Alemanha durante o inverno, talvez tenha visto e se perguntado o que seriam umas misteriosas “bolas” de folhas em árvores. Assim:

IMG_3238

Chamam-se viscos, ou visgos. Você possivelmente nunca tenha ouvido falar esse nome porque é uma planta de climas temperados, mas talvez já tenha se deparado com o nome em inglês: Mistletoe (em alemão, Mistelzweig).

Visco é uma planta parasita que se desenvolve nos galhos de uma árvore hospedeira, “roubando” água e nutrientes da mesma. Elas são bem comuns por aqui então no inverno, quando as árvores perdem suas folhas, você vê viscos pelos galhos de algumas árvores por aí.

IMG_3237

Na maior parte das vezes o visco, embora parasita, não representa grande perigo para a árvore hospedeira, que sobrevive normalmente. Só em alguns casos quando a “infestação” de viscos for realmente muito severa, quando nem parece que a árvore está sem folhas de tantos viscos nos seus galhos, é que a árvore pode acabar morrendo. E o visco também tem sua própria importância ecológica, servindo no inverno de alimentação para algumas espécies de pássaros, etc.

E por serem vistos só no inverno (já que no verão eles ficam cobertos pelas folhas da árvore), eles acabaram culturalmente associados à essa época, sendo usado por exemplo como decoração de natal pendurada em portas. E é também bem conhecida a tradição de que sob uma decoração de visco, um casal deve se beijar. O que deve ser bem interessante quando se é pré-adolescente, ficar tentando criar situações diversas pra encontrar aquele amor platônico embaixo de uma decoração de visco na época do natal e ter então uma boa desculpa pra um primeiro beijo!


(Publicado em 8 de Novembro de 2015)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s