Limpadores de chaminé e boa sorte

Ontem, conversando qualquer coisa com um alemão sobre algo que ele estava torcendo pra que acontecesse, ele comentou que teria que encostar em um limpador de chaminé.

Minha reação foi, claro, “AHM?”. Limpador de chaminé?

“Não é assim no Brasil?”

“A gente não tem nem chaminé no Brasil, quem dirá limpadores de chaminé!”

Ele então explicou que na Alemanha diz-se que dá sorte tocar em um limpador de chaminé. Limpador de chaminé não é um objeto, mas uma pessoa com essa profissão, mesmo. Aparentemente se você é um limpador de chaminé as pessoas te param na rua e pedem pra encostar em você, para dar sorte. O que nos leva à próxima óbvia pergunta: mas como você sabe que a pessoa é limpador de chaminé, assim, andando na rua?

Eles usam um uniforme específico. Bem específico:

« Atlantic cup 2005 003 » Martin Schuster — Wikipedia

Atlantic cup 2005 003 » Martin Schuster — Wikipedia

ADN-ZB/Pätzold/1.2.83/Schwerin: Mit besonderer Liebe pflegen die Männer der Schornsteinfegerinnung das schornsteinreichste und kulturhistorisch interessanteste Gebäude ihrer Stadt, das Schweriner Schloß. 365 Türme und Türmchen, von denen viele einst als Kamine dienten und reich verziert sind, geben ihm das einmalige Gepräge.

Pois é, eles usam essas cartolas e esses uniformes com os botões dourados. Eu demorei a acreditar que eles realmente até hoje usam esse mesmo uniforme, mas aparentemente é isso mesmo. Me parece um uniforme não muito prático para limpar uma chaminé, mas que experiência tenho eu com limpeza de chaminés?

Seja como for, já fiquem avisados: precisando de uma ajudinha do universo para ganhar aquele prêmio, passar naquela prova ou conseguir aquele emprego, basta procurar um limpador de chaminé. Mas tenha boa noção e primeiro PEÇA PERMISSÃO! Os alemães não saem encostando em outras pessoas assim sem consenso, muito menos em desconhecidos, e as pessoas antes de encostar em um limpador de chaminé sempre pedem permissão.

Confesso que ainda não testei pra ver se funciona.

Mas uma vez que estamos falando de coisas que dão sorte, lembrei de outra coisa que eu aprendi recentemente em relação a isso por aqui. Ultimamente eu estava esperando uma determinada resposta e torcendo pra que fosse positiva, e em várias situações em que eu estava pensando no assunto me pegava cruzando os dedos sem nem perceber.

Perguntei pro namorado se os alemães também cruzam os dedos para desejar boa sorte. Primeiro ele disse que não sabia porque não era supersticioso, mas eu logo expliquei que não é questão de acreditar que cruzar os dedos de fato muda alguma coisa, é mais uma expressão corpórea de quando você torce por algo. Você não cruza os dedos imaginando que isso realmente vá influenciar o resultado, mas porque é assim que você expressa essa torcida, é algo cultural. Ele respondeu então que embora o “cruzar os dedos” não seja estranho para os alemães, eles expressam torcida de outra maneira: com o punho fechado e os dedos cobrindo o dedão. Assim:

Beide_Daumen_drücken

„Beide Daumen drücken“ Grey Geezer – Wikipedia.

O nome pra isso é “die Daumen drücken”, ou “apertar os dedões”. Isso seria o equivalente a cruzar os dedos pra gente.

Outros símbolos e superstições relacionadas a boa sorte ou má sorte são iguais em ambos os países: cruzar com gato preto dá má sorte (mas não, gente, deixa os gatos em paz!), passar por baixo de uma escada, quebrar um espelho… trevo de quatro folhas e joaninha são símbolos de boa sorte, e por aqui podemos ainda adicionar a esses símbolos cogumelos vermelhos com pontinhos brancos e porcos. É, porcos, aparentemente, são símbolo de sorte na Alemanha. Então tá.


(Publicado em 07 de Novembro de 2015)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s