Small talk

Eis uma coisa em que os alemães são realmente péssimos: Small talk. Conversinha boba entre pessoas que não se conhecem bem, aquele “nossa, que tempo feio, né?” “ah, sim, parece que amanhã vai chover de novo, e…”

Se você encontra algum conhecido alemão na rua por acaso, e pára para uma conversinha boba (e cuidado que falar “oi, tudo bem?” é o mesmo que falar “oi, nossa, vamos parar aqui pra conversar que eu quero ouvir da sua vida, que que tá rolando?”) dá quase pra ver o desconforto no ar. Não é que eles não queiram conversar com você, é que eles realmente não sabem como ter uma conversinha de boas sem compromisso tranquilamente como quem não quer nada.

O mais curioso é como eles identificam socialmente essas coisas. Esses dias eu e o namorado conhecemos um casal de americanos, e passamos várias horas conversando com eles. Conversinha sem nada importante, sobre bichos de estimação, sobre a cidade (eles moram aqui a pouco tempo), sobre aprender alemão… Alguns dias depois eu sugeri para o namorado que convidássemos o casal para alguma coisa, que eles pareceram legais, e tal. A resposta dele foi “Bom, não dá pra saber ainda se eles são legais porque americanos são muito bons de Small Talk, né?”. Quer dizer, ser bom em small talk para os alemães não é uma característica que melhora a sua personalidade, mas que a esconde! Como que uma maneira de disfarçar quem você realmente é ou o que você realmente pensa, e tal. Achei muito curioso. Ano passado a gente esteve nos EUA e a primeira coisa que eu notei é que os americanos são tão legais e simpáticos. Justamente porque eles são bons de Small Talk. Assim como a gente no Brasil, também, ou na América inteira, por sinal. A gente sabe ser simpático, conversar de boas, e tal. Com os alemães é bem diferente, ainda estou por ver um alemão desconhecido sendo simpático comigo sem motivo nenhum. Sabe essa amizade leve que você faz com as pessoas do seu dia-a-dia, não sei, o cobrador do ônibus que você pega todo dia, a senhora simpática que passa toda semana na loja em que você trabalha pra comprar alguma coisa? Vocês se vêem com tanta freqüência que já sabem o nome um do outro, pergunta dos filhos, qualquer coisa bobinha. É, isso não rola aqui, não.

A chance de alguém puxar conversa com você no consultório do médico, no metrô, no ponto de ônibus, exceto se for pra perguntar algo específico são quase nulas, na minha experiência.

E até pela total incapacidade de fazer small talk que é tão difícil fazer amizade com alemães.

Mas nada disso significa que eles não tenham boa vontade ou não estejam dispostos a fazer novas amizades, nem nada disso.

Aliás, uma coisa que eu noto por aqui é que, se desconhecidos não costumam bater-papo, todo mundo sempre se olha nos olhos, em qualquer situação. Às vezes se você está, por exemplo, pagando alguma coisa num caixa, fazendo um pedido num balcão, vendendo alguma coisa pra alguém numa loja, o que for. Você nem sempre (pra não dizer quase nunca) olha nos olhos da outra pessoa. Você fala com educação, mas está olhando a carteira pra achar o dinheiro, ou a coxinha que você está escolhendo pra comer, ou a coisa que está vendendo, etc. Ultimamente eu comecei a prestar atenção e tenho visto que nessas situações, a outra pessoa tá realmente me olhando nos olhos, e comecei a me esforçar pra olhar a pessoa de volta dessa maneira mais direta. E também percebi como é difícil isso, pra mim, de olhar nos olhos de algum desconhecido. Normalmente você olha em volta, no rosto, meio pro lado, o que for, mas tenho percebido que raramente eu olhava desconhecidos diretamente nos olhos.

Talvez a simpatia dos alemães com desconhecidos não esteja nessas conversas tranquilas a que nós estamos acostumados mas em outros gestos mais sutis como uma troca direta de olhares.


(Publicado em 23 de Setembro de 2015)

Deixe um comentário

