Escolas alemãs

Esses dias eu recebi um email de um rapaz me pedindo para escrever sobre o dia-a-dia nas escolas alemãs.

É um assunto um tanto difícil uma vez que eu vim pra cá bem depois de terminar a escola, e não tenho filhos ainda para acompanhar seus dias escolares.

Mas, andei dando uma perguntada para alguns alemães e juntei algumas informações que dão um post talvez interessante sobre escolas por aqui. E também é um ótimo momento pra escrever esse post, já que amanhã começa o ano letivo por aqui (mas isso varia de estado pra estado, então em alguns estados já começou na semana passada ou anterior, e em outros ainda vai começar na semana que vem ou seguinte).

No geral, me parece que as escolas aqui funcionam de maneira bem parecida às escolas no Brasil. O sistema educacional eu já expliquei como funciona neste post aqui, onde eu expliquei também como funciona o sistema de notas, que é bem diferente.

IMG_6601

Uma escola, aí.

Já as aulas são mais ou menos as mesmas: 5, 6, ou 7 por dia dependendo da escola e da série, de 45 min, com 5 minutos de intervalo entre as aulas e 20 minutos a cada 2 aulas. As matérias são mais ou menos as mesmas, mas no colegial você tem algumas opções de matérias. Por exemplo, além de inglês você tem que estudar uma outra língua estrangeira. Na escola do meu namorado, as opções eram francês ou latim. Nos últimos dois anos você ainda pode escolher algumas matérias para focar. Então por exemplo, se você escolher física você tem 5 aulas de física por semana, enquanto os que não escolheram física têm só 3. Isso considerando que você escolheu fazer o Gymnasium, ou seja, estudar todos os 12 anos de escola (lê lá o post do sistema educacional pra entender as possibilidades e diferentes tipos de escola. Gymnasium é a versão mais “completa”, que te dá como diploma o Abitur, que é o que você precisa para ingressar em uma universidade). No Abitur (o exame final de término da escola, seria como um vestibular, só que em vez de ser um exame de ingresso na universidade é um exame de término do ensino médio) você também pode escolher algumas matérias para fazer o exame, mas tem algumas regras: parece que tem 4 “blocos” de matéria (por exemplo, um bloco seriam as línguas estrangeiras, outro, as matérias exatas, etc), e você tem que fazer o exame para pelo menos uma matéria de cada bloco. Você vai escolher, claro, baseado no curso que você quiser estudar na universidade e as matérias exigidas no Abitur para aquele curso.

Uma diferença é que não tem períodos diferentes (matutino, vespertino, noturno…). Todo mundo estuda no mesmo horário, começando lá pelas 8 da manhã (varia de escola para escola e principalmente nos diferentes estados), e vai até por volta da hora do almoço, embora em algumas ocasiões, séries ou semestres pode ir até um pouco mais tarde, também. Outra coisa é que se você chega atrasado você não espera até a segunda aula pra entrar, você entra quando chegar para perder o mínimo possível da aula. Mas, claro, chegar atrasado é bem problemático, a “punição” (sei lá, ligar para os pais, nota, o que for) variando de escola para escola.

E freqüentar a escola é obrigatório aqui. Se você faltar muitas vezes sem uma justificativa dos pais (atestado médico ou o que for), a polícia pode ir até a sua casa te buscar e te levar para a escola (e seus pais certamente enfrentarão problemas com as autoridades se você não estiver freqüentando a escola). O que significa que por aqui não existe aquela alternativa de educar os filhos em casa que é relativamente comum nos EUA. Todo mundo tem que ir pra escola, aqui.

Tem escolas particulares também, mas não é tão comum como no Brasil. São mais escolas com iniciativas pedagógicas diferentes como a Escola Waldorf, escolas Montessori, ou internatos. Mas tem escola pública pra todo mundo e elas são bem boas, então as particulares são mesmo para casos “especiais” (pais que queiram uma educação particular, e tal).

IMG_9088

Um Gymnasium cuja construção tinha acabado de terminar, prestes a ser inaugurado.

IMG_9099

O mesmo Gymnasium

Positivo é que, mesmo a maior parte das escolas sendo pública, elas não estão hiper saturadas de alunos. Como eu falei tem só um período, e as salas costumam ter não mais que 30 alunos, mesmo no colegial. Normalmente a classe é a mesma através dos anos (exceto, claro, quem saiu e quem entrou na escola, mas no geral eles não costumam misturar os alunos de novo a cada início de ano letivo).

Uma coisa particular é que, pelo que me disseram, não é sempre que tem cantina na escola. Normalmente os alunos trazem comida de casa. Meu namorado contou que na escola dele tinha uma cantina que era gerida pelos pais, que faziam comidinhas para vender lá. Mas não é a regra. E em nenhuma escola tem lanche ou almoço ‘incluso’, você que traz ou compra o seu.

Mas os livros parece que você ganha da escola, não precisa comprar.

IMG_5790

Uma sala de aula fofinha da primeira serie, com os livrinhos e uns docinhos pras crianças preparadinhos para receber os alunos no primeiro dia de aula. Deu até vontade de voltar pra primeira série!

IMG_5859

Outra salinha preparada pro início das aulas, com os livrinhos novos separadinhos ali do lado. A coleção de livros novos no começo do ano letivo era a melhor parte de estudar, não era?

Uma diferença bem grande é que aqui só se chama os professores e professoras pelo sobrenome, com Frau (senhora) ou Herr (senhor) na frente. Imagina você chamando a sua tia da primeira série de Senhora Oliveira? (mas no jardim da infância eles também chamam as tias de tias, ufa!) Ah, os professores e professoras são senhores, mas as alunas e alunos eles (profs) chamam pelo primeiro nome, mesmo. E aqui se aplica aquela regrinha que você aprendeu na sua aula de alemão: Os professores você trata por Sie (senhor/a), os alunos e alunas são tratados por du (você).

Talvez a coisa mais interessante é que tem um ano de escola – o décimo ano, que seria o correspondente ao primeiro colegial – em que os alemães estudam o ano inteiro a respeito do 3˚ Reich (o período entre 1933 e 1945). Quase em todas as matérias esse tema é tratado exaustivamente nesse ano, e os jovens alemães terminam o décimo ano sabendo nos mínimos detalhes todas as atrocidades cometidas pelo país durante a segunda guerra mundial. A idéia é chocar, mesmo, para que a história não seja repetida.

Mas, de longe, de looooooooonge a melhor parte de estudar em uma escola alemã é a Schultüte!! Escrevi um post inteiro sobre isso aqui, mas vou dar uma resumida: no primeiro dia de aula da primeira série, ou seja, quando as crianças entram na escola, todas as crianças ganham uma Schultüte. É um cone gigante cheio de doces e brinquedos dentro, preparados pelos pais! É uma coisa totalmente regra, todo mundo ganha, e é meio que um símbolo de início da escola, você vê sempre por aí.

2014-08-30 21.41.26

Nessas duas salas de aula preparadas para o início das aulas, por exemplo:

IMG_5862

Ali no mural ali atrás uns desenhinhos de Schultüte.

IMG_5865

Ou nessa daqui, com os desenho de uma Schultüte na lousa! Fofo.

Acho que é isso o que eu tenho a falar sobre escolas. Se uma hora dessas eu resolver arranjar alguma criança, saberei mais sobre escolas alemãs e escreverei um outro post. (Provavelmente quando esse blog estiver comemorando seu décimo aniversário, ou coisa assim.)

Pra terminar, umas fotos de umas escolas por aqui:

IMG_9097 IMG_9088 IMG_5756

Ah, sim, vale lembrar que a maioria das coisas que eu escrevi aqui foi baseado no que alguns poucos alemães me contaram sobre suas experiências em suas escolas. Pode ser que algumas das informações passadas não sejam gerais e variem entre escolas em diferentes lugares da Alemanha. Se você tem alguma coisa pra adicionar, deixa um comentário! =)


(Publicado em 23 de Agosto de 2015) (Espero que o post tenha te ajudado um pouco no que você queria saber, Rômulo! =) )

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s