Doces alemães

Apesar da comida alemã não ser a mais atraente que você já conheceu, em uma coisa eles bem que acertam: doces.

O curioso é que, se você for tentar fazer doces brasileiros por aqui, vai perceber que leite condensado não é tão fácil de encontrar, doce de leite não existe, várias coisinhas que pra gente são essenciais para doces aqui não são comuns. Mas na verdade isso é até um ponto positivo daqui: os doces alemães não são mega doces e enjoativos, como aquele bicho-de-pé que vc come uma bolinha e já não agüenta mais pensar em doce. Sempre que eu faço algum doce brasileiro aqui, os alemães reclamam do excesso de açúcar. E você acaba acostumando e depois também acha tudo muito doce no Brasil. (mas não menos delicioso, hehehe)

Um ou outro doce ou sobremesa alemã eu já comentei aqui no blog: a Bomba de Iogurte, o Pudim de baunilha com cerejas e o Berliner, que parece um sonho.

Um tipo de doce que você vai sempre encontrar em padarias são tortas de morango/framboesa/groselha ou outras frutinhas desse tipo. Elas têm essa cara aqui:

2015-06-07 14.07.02

O bolinho do lado é outra coisa que você encontra com freqüência por aqui, chama Quarkbällchen (bolinha de quark) e é bem parecido com um bolinho de chuva, só que com uma casca menos crocante.

Parecidas e também comuns são outras tortas/bolos como cheesecake, Zupfkuchen (é um cheesecake com chocolate), e outras várias sempre cortadas exatamente nesse tamanho padrão de torta de padaria.

2015-05-17 12.55.06

Da esquerda pra direita temos: alguma torta com frutinhas vermelhas; Pflaumenkuchen, que é torta de ameixas; Apfel mit Decke, um bolo de maçã com cobertura de açúcar derretido; Eierschecke, é um bolinho típico aqui de Dresden feito com ovo e uma cobertura de maçã e; Karibikschnitte, que é um bolo de chocolate, abacaxi e côco que é uma delícia.

2015-05-29 08.50.37

E outro doce que você sempre encontra em padarias diversas chama Schweineohr (orelha de porco). O nome talvez não seja tão atrativo, mas o doce bem que é:

2015-07-27 09.33.53

É uma massa folhada com as pontas mergulhadas em chocolate. Esse outro parecido é menor e feito de marzipã, portanto um tanto mais doce:

2015-05-29 08.32.27

O outro da foto é alguma massa folhada qualquer, tem vários doces folhados. Não sou muito fã então acho que nunca experimentei nenhum desses, logo não sei dizer o que eles contêm.

2015-06-07 14.07.15

Um bolo que você encontra sempre por aí é o Donauwelle (ondas do Danúbio). É esse daqui:

2015-07-07 15.24.25

Uma massa com chocolate e creme, recheado com cerejas e uma cobertura meio durinha (mas não muito) de chocolate. Qualquer doce com cerejas dentro é uma delícia, claro.

Um ingrediente bem comum em doces por aqui e que não existe no Brasil é semente de papoila. Não existe no Brasil porque aparentemente papoila é uma planta com a qual dá pra fazer sonífero, ou drogas, sei lá, e portanto ela é proibida. Mas aqui não é e as sementes, ou a pasta feita delas, dá ótimos doces. Como esse bolo abaixo. Às vezes parece chocolate, então você pode acabar pedindo um doce achando que é com chocolate, mas na verdade é a pasta dessa semente. Em alemão chama Mohn, então já sabe, se tiver Mohn no nome, não é chocolate. Mas é bom, também.

2015-07-13 16.52.33

Mas o que é provavelmente meu doce preferido é o Johannisbeerschnecke. Johannisbeer é a groselha (a fruta), sobre a qual discutimos nesse post sobre frutas. Schnecke significa caracol, e é o nome dado a doces em formato espiral com açúcar derretido por cima. É MUITO gostoso.

2015-05-22 11.52.35

Outros Schneckes também são ótimos, como o abaixo, de quark.

2015-07-28 10.24.49

Tem muitos outros doces que eu não falei porque não consegui fotografar desde que comecei a “colecionar” fotos (toscas tiradas com o celular, mas enfim) de doces pra esse post. Então quem sabe uma hora dessas aparece um Doces Parte 2.


(Publicado em 29 de Julho de 2015)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s