Plaquinhas coloridas pelas ruas

Se você mora ou já esteve na Alemanha, talvez tenha se deparado com uma plaquinha estranha na rua e se perguntado o que seria. Uma dessas aqui:

2015-05-31 15.56.47

Talvez você nunca nem tenha parado pra prestar atenção. Mas agora que você leu esse post, vai perceber que elas estão realmente por todo lado. Normalmente você vai vê-las nas paredes dos prédios ao longo das ruas. Mas, se não tiverem prédios, ou se o recuo frontal for muito grande, você vai vê-las também fincadas na grama ou em um lugar qualquer, assim:

2015-06-02 15.38.05

E o que é, afinal? Essas plaquinhas servem para indicar os poços de visita na rua em questão. Aquelas tampas que ficam na rua e dão acesso a infraestruturas diversas como encanamentos e outras coisas que ficam enterradas e podem precisar de manutenção. Eu tive que ir pesquisar esse nome “poço de visita”, eu chamaria de bueiro, mas bueiro é só o buraco pra onde vai a água da chuva, né. Então, poço de visita.

2015-05-31 15.55.54

Todas as aberturas nas ruas que dão acesso a serviços subterrâneos estão indicadas por plaquinhas desse tipo em alguma parede nas proximidades. E por quê? É que durante o inverno, em períodos com muita neve, as tampas podem ficar totalmente escondidas pela neve. Imagina os bombeiros chegando para apagar um incêndio e tendo que primeiro tirar a neve de toda a rua pra descobrir onde que está a tampa do hidrante?

2015-05-31 15.56.09

Daí as plaquinhas.

Vamos pegar uma de exemplo para ver como elas indicam a posição da tampa.

2015-05-31 15.55.26

Ok, essa está com uns adesivos em cima, mas dá pra ver. As laranjas indicam tampas que dão acesso à tubulação de aquecimento. São dois tubos, um por onde vem água quente, para o aquecimento dos edifícios (não sei exatamente como funciona) e outro por onde sai água fria. Acho que os acessos na rua devem ser para manutenção, ou talvez para registros onde pode-se desligar a água se necessário. Seja como for, a plaquinha indica a posição da tampa a partir do local onde está afixada. O número embaixo indica a distância perpendicular à rua a partir da plaquinha na qual está a tampa (no caso, 5m). O número à direita (0,3) indica que a tampa está a 30cm de distância da plaquinha, na direção da rua à direita da plaquinha.

As letras e números em cima (ES 25 no caso dessa plaquinha) indicam detalhes do tubo em questão, que tipo de tubo que é, tamanho, etc.

Já a cor da plaquinha indica o tipo de “serviço” (e está escrito em cima, também). A laranja então é para esses encanamentos para aquecimento; a azul, para água potável; a branca com as bordas vermelhas é para hidrante; a amarela para gás; a verde para encanamento de esgoto e; a branca, para a fiação elétrica. As indicações na primeira linha mudam um pouco, mas os números embaixo indicam sempre a distância da plaquinha até a tampa.

Engraçado é como essas plaquinhas passam totalmente batido até alguém apontar uma para você (como estou fazendo agora), e a partir de então você vai notá-las todas o tempo todo para sempre.


(Publicado em 4 de Junho de 2015)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s