Cigarros alemães

É bem perceptível que aqui na Alemanha – e acho que na Europa como um todo – fuma-se bem mais que no Brasil, principalmente entre jovens percebe-se uma grande diferença.

No Brasil, aproximadamente 15% da população maior de 15 anos é fumante. Na Alemanha, essa taxa é de quase 25%. Entre jovens de 18 a 25, a porcentagem na Alemanha é ainda maior: 32%! (Interessantemente procurando os dados do Brasil, descobri que é o país que teve maior redução na taxa de fumantes nos anos recentes, devido às medidas governamentais anti-fumo. Mas enfim, estamos aqui para falar da Alemanha)

As leis de proibição do cigarro variam na Alemanha de estado para estado. No geral, proíbe-se o fumo em lugares fechados, inclusive restaurantes, mas nem sempre em bares. Na Saxônia, por exemplo (onde moro), é proibido fumar em lugares fechados, a exceção sendo bares, mas só depois que a cozinha estiver fechada. Ou seja, enquando serve-se comida, é proibido fumar. Quando serve-se apenas bebidas, é permitido fumar. Em baladas também é permitido. Já na Renânia do Norte-Vestfália (o estado onde ficam as cidades de Colônia, Düsseldorf, Dortmund e Bonn), a proibição se estende a qualquer lugar fechado de acesso público incluindo bares e baladas. Em outros estados, como Baden-Württemberg (onde fica Stuttgart), é proibido fumar em locais fechados, mas restaurantes e outros lugares podem oferecer salas separadas para fumantes. A tendência é que as leis sejam enrijecidas em todos os estados.

Mas o mais peculiar mesmo são os próprios cigarros. Eu não sei nada sobre cigarros uma vez que não fumo nem nunca fumei. Mas a particularidade daqui é que os alemães quase nunca compram cigarros já montados. É bem comum ver um alemão colocando umas ervinhas num papelzinho e enrolando-o, o que leva muitos desavisados a imaginar que estariam fumando algo alternativo e possivelmente ilegal. Mas é só um cigarro normal. Aqui frequentemente compra-se um pacotinho onde vem separado o tabaco, o papelzinho para enrolar e o filtro.

IMG_1409IMG_1411IMG_1415IMG_1416

Há os cigarros “normais” já montados também. Como no Brasil, embalagens de cigarro na União Européia têm de conter avisos bem visíveis quanto aos perigos do cigarro. Mas os avisos utilizados na UE (são padronizados e iguais em todos os países, mudando apenas, claro, a língua) são bem mais simples e menos assustadores que as terríveis fotos que aparecem nos maços de cigarros no Brasil. Por aqui aparece apenas escrito em letras garrafais mensagens como:

Rauchen kann tödlich sein. – Fumar pode ser letal

Rauchen fügt Ihnen und den Menschen in Ihrer Umgebung erheblichen Schaden zu. – Fumar é extremamente prejudicial para você e para as pessoas à sua volta

Raucher sterben früher – Fumantes morrem mais cedo

Schützen Sie Kinder – lassen Sie sie nicht Ihren Tabakrauch einatmen! – Proteja as crianças – Não os deixem respirar a fumaça do seu cigarro!

Rauchen macht sehr schnell abhängig: Fangen Sie gar nicht erst an! – Fumar causa vício rápido: nem comece!

Entre outras mensagens do gênero.

“MarlboroStangeDeutsch1” by Jared Preston – Wikipedia.


(Publicado em 3 de Maio de 2015)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s