Água

Tem muita coisa que dá pra falar sobre água e os hábitos relacionados à água em diferentes países. Eu gostaria de falar mais sobre infraestrutura de água, só que esse é o tópico mais difícil já que envolve conhecimentos bem específicos. Mas eu consegui juntar algumas informações, tanto do uso da água no cotidiano quanto informações mais gerais sobre infraestrutura que acho que dá pra compilar num post.

17235234351_43a694cbd9_o

Começando com o uso no cotidiano, então.

Recentemente recebi uma pergunta aqui no blog, que é uma questão que assombra os brasileiros em relação aos europeus. Os alemães…. eles… tomam banho todo dia? *tan dan daaan!*

Embora seja comum ouvir dizer que os europeus não tomam banho todo dia, pela minha experiência pessoal os alemães tomam banho todo dia, sim. Minha experiência pessoal significa alemães na casa de quem eu já dormi, ou que já dormiram na minha casa, ou com quem já viajei junto, etc. Mas se minha experiência é representativa ou não eu já não sei. Eu tenho minhas dúvidas, porque recentemente descobrimos que o nosso apartamento, onde moram duas pessoas e um gato, gasta 40% da água do edifício em que moramos (que contém outros 5 apartamentos com um morador em cada, e alguns outros gatos). Conversando com vizinhos para ver onde que estávamos gastando demais e poderíamos reduzir, chegamos à conclusão que o único lugar que poderíamos estar gastando mais que a média era no chuveiro…

Não que isso signifique que eles não tomam banho. Mas por lá é bem comum adotar a prática bem econômica de banho: desligar o chuveiro para passar sabonete e shampoo, e religar para tirar. E ser rápido. Coisas que não fazíamos e estamos tentando adotar já que nosso consumo estava muito alto…

Água aqui é bem cara, e os alemães são bem cuidadosos no seu uso. Pode ter certeza que você jamais verá um alemão limpando o chão do quintal ou lavando o carro com mangueira (aliás, nunca nem vi uma mangueira aqui). Nem mesmo o chão da cozinha e do banheiro eles limpam jogando um monte de água – nem tem ralo geral para o banheiro ou na cozinha. Limpa-se com pano úmido, mesmo.

Aqui paga-se pela água consumida, pela água de esgoto e pela água da chuva que cair sobre o seu terreno e for redirecionada para o sistema público de coleta de esgoto, também. Isso é calculado de acordo com o seu terreno: áreas permeáveis de jardim não são calculadas, áreas com pisos semi-permeáveis são calculadas com uma porcentagem, e áreas cobertas são calculadas em 100%. Se você tiver um sistema de reutilização de água da chuva, tem um desconto proporcional.

Uma coisa muito positiva em relação à água é que por aqui é totalmente normal tomar água da torneira. Você se acostuma tanto que até esquece que em outros lugares é necessário comprar água para beber… Exceto pelo fato de que aqui o default é beber água com gás! Mas mesmo para isso há solução: é super normal nas cozinhas alemãs ter um “gaseificador” de água. Uma maquininha, meio como uma máquina de café, que coloca gás na água. Aí bebe-se sempre água da torneira.

Isso de beber água com gás é realmente o normal. É bem comum que em máquinas de bebidas só seja oferecido água com gás e não sem. Em restaurantes ou lanchonetes, se você pedir uma água e não especificar que quer sem gás, invariavelmente você vai receber água com gás. Se você especificar que quer sem gás (stilles Wasser ou ohne Kohlensäure), talvez eles se lembrem de trazer água sem gás. A solução mais segura é pedir água da torneira, mesmo: Leitungswasser.

Mas ainda mais estranho que isso é uma das opções (embora, admito, não a mais comum) de água para comprar: água em tetrapack. Sim. Água. Em embalagem tetrapack. Por que alguém teve essa brilhante idéia eu não sei.

csm_6450_Tetra_2012_00a17e1dbb


(Publicado em 1˚ de Maio de 2015)

3 comentários

Deixe um comentário

