Com o que presentear alemães

Hoje, véspera de Natal, fiquei aqui pensando sobre o que poderia escrever. Ano passado já fiz vários longos e detalhados posts sobre os costumes natalinos alemães. Falei sobre as decorações de Natal, sobre as comidas típicas da época de Natal, sobre outros detalhes referentes à celebração do Natal, sobre os mercados de Natal e sobre os adventos e calendários de adventos. Basicamente não sobrou nada para escrever esse ano. Mas aí, inspirada pelos termos de busca que levaram, esse mês, ao meu blog, pensei em escrever um post sobre presentes para alemães. Parece que ultimamente muita gente tem entrado aqui ao procurar no google coisas como “o que dar de presente para alemães” e termos similares.

Então pronto, aí vai. Se você tiver um amigo alemão no Brasil, ou estiver na Alemanha e for passar o Natal com a família de algum amigo, quais presentes são acertos seguros na Alemanha?

Claro que isso é difícil de dizer e, como qualquer outro grupo, os alemães têm gostos variados e individuais. Mas em algumas coisas, os alemães são quase unânimes. Por exemplo, viajar. Todo o alemão que eu conheço bem, mal ou só de longe ama viajar. E não é assim, viajar pra praia. Eles viajam pra tuuuudo quanto é lugar. Basicamente não existem alemães que nunca saíram da Europa. Perguntando para um alemão escolhido aleatoriamente na rua, ele provavelmente já terá viajado pra Tailândia, ou para Singapura, ou de repente para a Uganda. E em qualquer lugar do mundo em que você esteja, por mais remoto que seja, você pode ter certeza que encontrará um grupo de alemães de variadas idades com seus mochilões, calças que viram shorts e casacos de chuva. Então qualquer presente relacionado a viagens é um acerto quase 100% seguro (mas não dê calças que viram shorts ou casacos de chuva, isso todos eles já têm). Guias de viagem para algum lugar que você acha que o seu amigo queira ir, ou bobeiras úteis em viagens, coisas assim. Em várias livrarias vende um mapa múndi que você raspa os países que já visitou (que nem raspadinha) que eu duvido que algum alemão não fosse gostar de ganhar.

Chama Scratch map

Outra coisa que 99,99% dos alemães gostam são esportes ao ar livre do tipo caminhada, trilha, acampar, tal. Coisas relacionadas a esse tipo de atividade também são certos acertos. Nas livrarias daqui normalmente as seções de livros de viagem têm uma parte só de guias de trilhas e percursos de caminhadas ou viagens de bicicleta, etc. Duvido que seu alemão não goste de um presente desses, independente da idade.

Um presente genérico que é sempre uma opção válida são vinhos. Os alemães apreciam bons vinhos ou outras bebidas alcoólicas especiais. Trazer uma cachaça do Brasil, por exemplo, pode ser uma boa idéia.

Talvez coisas relacionadas ao Natal sejam uma opção boa como presente de Natal, digamos enfeites, velas de advento ou calendários de advento (mas esses dois últimos têm que ser dados no começo de Dezembro, não no Natal!). Mas provavelmente qualquer coisa que você encontre à venda em um mercado de Natal alemão pode dar um bom presente.

IMG_3626

Flores são uma alternativa típica de presente, mas não presente de Natal. Seria bem estranho ganhar flores de Natal. Mas, de aniversário com um vinho, por exemplo, ou coisa assim, pode ser legal.

Alguma coisa típica do Brasil é certamente uma boa opção também. Talvez um livro, uma comida típica, uma bebida típica, ou qualquer coisa assim, os alemães adoram alguma coisinha “exótica”…

Se você estiver no Brasil e quiser presentear um alemão visitante, talvez uma boa opção seja algo que ele lembre ou sinta falta de seu país. A primeira coisa que os alemães costumam mencionar se você perguntar do que eles mais sentem falta da Alemanha, é pão. Aqui tem mil tipos de pães diferentes, a maioria pretos, que realmente não são comuns no Brasil. Esse certamente seria um presente que eles apreciariam receber se estiverem passando um tempo fora da Alemanha, e você pode procurar alguma receita de algum pão diferentão e fazer você mesmo!

Bom, é isso que eu consigo pensar para presentear um alemão regular. O post certamente veio meio tarde para ajudar as pessoas que andaram visitando o blog a procura de dicas durante Dezembro, mas bom, taí pro ano que vem! Feliz Natal! =)


(Publicado em 24 de Dezembro de 2014)

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s