Casa de bolo de gengibre

Como já mencionei no post sobre Natal na Alemanha que escrevi no ano passado, uma coisa comum da época de Natal, por aqui, é fazer/comer bolo de gengibre. Em alemão chama Lebkuchen ou Pfefferkuchen.

Nos típicos Mercados de Natal (encontráveis no centro de qualquer cidade alemã durante o mês de Dezembro), sempre tem banquinhas vendendo uns bolos de gengibre em forma de coração, por exemplo.

IMG_3619

Bolo de gengibre é tipo um biscoitão com um gosto bem particular (de gengribre, pasmem), bem mais denso que um bolo normal mas bem mais macio que um biscoito. A consistência é perfeita para que ele seja usado para montar maravilhosas casas de bolo de gengibre. Sabe a casa da bruxa do conto de João e Maria? Então, era de bolo de gengibre. Mas como bolo de gengibre não é uma coisa muito conhecida no Brasil, as traduções acabaram mudando a casa para uma casa de biscoitos/doces (eu sempre imaginava paredes de bolachas com recheio empilhadas). E esse conto, assim como outros contos de fada famosos escritos pelos irmão Grimm, são extremamente antigos. Logo, essa tradição de montar casas de bolo de gengibre na Alemanha já vem de longa data.

IMG_3592

Então aqui vai um passo a passo de como montar sua própria casa de bolo de gengibre!

Começando, claro, pela receita para fazer a massa.

Ingredientes:

400g de mel

150g de manteiga ou margarina

200g de açúcar

2 ovos

1 pacote de tempero para bolo de gengibre (é uma coisa bem específica, não sei se dá pra achar no Brasil. Na Alemanha chama-se Lebkuchengewürz ou Pfefferkuchengewürz. É na verdade o ingrediente mais importante pq é o que dá o gosto específico do bolo de gengibre)

IMG_9312

1 pitada de sal

800g de farinha

4 colheres de chá de fermento (sem excesso, quer dizer, como na foto abaixo à esquerda, e não como na foto abaixo à direita)

IMG_9351

20g de chocolate em pó

100g de açúcar de confeiteiro

IMG_9344

Preparação:

Misture o mel, a margarina ou manteiga e o açúcar (normal) numa panela, mexendo em fogo médio até dissolver o açúcar.

Coloque tudo numa tigela e adicione os ovos, o sal e o tempero para bolo de gengibre. Espere esfriar.

Misture a farinha com o fermento e o chocolate em pó separadamente, e vá adicionando à mistura aos poucos, batendo. Talvez depois de adicionar toda a farinha fique difícil bater na batedeira (a mistura fica muito densa), continue com as mãos. Usamos a receita descrita acima mas a massa ficou muito grudenta. Fomos adicionando mais farinha até que a massa ficasse seca o suficiente para moldar. Adicionamos também um tanto de farinha de amêndoa, e a massa ficou perfeita!

Aqui você vai precisar planejar como quer que seja a sua casa. Não se entusiasme tentando planejar um enorme castelo – montar as peças no final é bem mais difícil que parece, e depois de assadas, as partes ficam com tamanhos bem diversos dos planejados… quanto mais complicada for a sua casa, mais chances de dar tudo errado na hora de montar. Comece com um modelo bem simples: 4 lados, dois retangulares e dois com um adicional triangular para encaixar o telhado, 2 peças para o telhado e uma base.

Você pode escolher se quer cortar as portas e janelas ou só desenhá-las depois. Se resolver cortá-las (fica mais legal, claro), lembre-se que ao assar os vãos vão ficar menores do que o planejado.

Para moldar a massa com os tamanhos planejados, amasse a massa com um rolo. Tente deixá-la o mais fina possível, para evitar que cresça demais ao assar (o que vai dificultar a montagem depois). Corte as peças nos tamanhos planejados e coloque para assar por uns 10 minutos (Mas fique de olho na massa – quando estiver dourada, está pronta. Quanto mais fina for, mais rápido vai assar). Não esqueça de fazer também uma base!

IMG_9325 IMG_9317IMG_9322  IMG_9327

Para colar as peças umas nas outras, misture o açúcar para bolo com um pouco de água (muito açucar para pouca água, vai adicionando a água de pouquinho em pouquinho pra ficar bom) e limão até ficar uma massa grudenta. Use como cola. Com o mesmo açúcar você pode desenhar decorações na sua casa, basta enrolar um papel em forma de funil para desenhar com o açúcar.

IMG_9337 IMG_9343IMG_9352

Para a decoração da casa, você pode usar quaisquer docinhos de decoração de bolo: granulado, avelã, balas de goma, M&Ms, granulado colorido, basicamente tudo o que você colocaria sobre o seu sorvete numa sorveteria por quilo.

IMG_9329

Pronto! A casa está pronta! Não enrole muito para comer, quanto mais tempo você espera, mais dura ficará a massa do bolo de gengibre.

IMG_9366

IMG_9382 IMG_9374 IMG_9381 IMG_9368 IMG_3597 IMG_3595

 

Fazer e montar uma casa de bolo de gengibre é uma ótima atividade para um domingo de advento!


(Publicado em 14 de Dezembro de 2014)

 

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s