Apetrechos de inverno 2: acessórios

Essa é a segunda parte do post sobre vestimentas de inverno. A primeira parte discute roupas de inverno (casacos, calças, botas) e pode ser lida aqui.

Agora falando um pouco sobre os acessórios de inverno:

  • Luvas

Tem vários tipos diferentes de luvas, vou abordar uma por uma:

Luvas simples de lã – Basicamente o único tipo que eu vejo à venda no Brasil são as luvas simples, de uma só camada de tecido, bem finas. Essas, aqui, não sevem para quase nada. Eu as considero como luvas de outono. Pra quando tá um outubro meio friozinho. No inverno mesmo, elas ficam esquecidas no fundo do armário.

IMG_9272 IMG_9273

Luvas de couro – Bem comuns por aqui são as luvas de couro, especialmente por serem mais elegantes e bonitonas. E são mais quentes que as luvas simples de lã também, já que não têm furinhos. Mas mesmo essas não ajudam muito no invernão, na minha opinião. Mas muitas pessoas por aqui usam só essas de couro, embora não sejam tão quentes quanto outras, porque as outras são também muito grossas e um tanto desconfortáveis se você quiser usar a mão pra qualquer coisa. Mas com -10˚C para baixo, com as de couro seus dedos vão congelar.

IMG_9293

Luvas de lã com duas camadas – Essas eu diria que são a melhor opção para o dia a dia nos meses mais frios de inverno. A camada de fora, de lã, é similar às luvas simples, mas essas têm também uma camada diferente por dentro, de algodão. Dá uma boa diferença para enfrentar o frio, mas, claro, elas são tão grossonas que fica difícil fazer qualquer coisa com a mão sem tirar a luva.

IMG_9276 IMG_9279

Luvas com dedos juntos – Eu tenho uma dessas que é de lã com duas camadas, só que com os dedos juntos. Assim:

IMG_9281 IMG_9283

Acho uma delícia, o melhor par de luvas que já tive. Claro que não ter os dedos separados dificulta ainda mais usar a mão pra qualquer coisa sem tirar a luva. Mas sinceramente eu achei que fosse ser um problema maior do que é. No final acabou que essas são as luvas mais gostosas e confortáveis ever. Recomendo.

Luvas com dedos juntos que “abre” – Essa daqui é uma versão avançada da luva com dedos juntos. A parte dos dedos abre revelando ou uma luvinha mais fina com dedos ou uma luvinha sem dedos, para vc poder manusear alguma coisa sem tirar a luva.

10841123_10205608864280149_500451850_n 10799296_10205608864600157_1508633896_n

Luvas sem dedos – obviamente não servem para sair na rua nos dias realmente frios. Mas no outono ou no comecinho do inverno, são bem práticas para esquentar a mão E usar os dedos ao mesmo tempo. E o melhor mesmo é usá-las quando está frio em algum lugar fechado. Usar o computador quando está friozinho dentro de casa, por exemplo. Claro que aqui vc esquenta o interior das casas, mas em casa, por exemplo, a gente costuma evitar o máximo possível ligar o aquecimento pra economizar, já que a conta sai cara. E em alguns ambientes maiores – salas de aula grandes, ou se você for numa igreja – é difícil aquecer bem o ambiente todo, então na dúvida ter uma luvinha dessas à mão vem a calhar!

IMG_9271

Luvas de esportes de inverno – A opção mais quente mesmo de luvas são as que você usaria para praticar esportes de inverno, como esqui. Elas são totalmente impermeáveis, então dá pra usar tranquilo na neve sem congelar os dedos depois de alguns minutos. São ideais também para brincar na neve – montar um boneco de neve, escorregar de trenó, etc. Crianças sempre têm um par desses em casa para essas situações.

IMG_9304 IMG_9305

  • Gorros

Gorros também podem ser encontrados em diversas variedades.

Simples de lã – como as luvas, uma única camada de lã. Esses também no inverno ficam guardados na gaveta. Mas são úteis para quando está por volta de 5˚C ou 10˚C, quando os gorros mais quentes incomodam.

IMG_9284

Grossos com camada extra interna principalmente na parte das orelhas – Esses aqui são ideais para o dia a dia do inverno. A camada extra (às vezes é o gorro inteiro que tem uma camada interna extra, as vezes é só uma faixa na borda, para cobrir a orelha melhor) é necessário pra não congelar a orelha. Na verdade, o essencial do gorro é esquentar as orelhas, mesmo.

IMG_9286 IMG_9287 IMG_9289

Grossos e mais compridos na parte da orelha – são gorros com um formato de chapéu do Chaves, por exemplo. Tem uns que são bem gostosinhos, mas atenção. Eles parecem ser bem melhores para cobrir a orelha, mas, a não ser que tenha algo que puxe a parte das orelhas por baixo do queixo (veja exemplos), eles nem servem tão bem assim para esquentar a orelha, porque o vento entra por baixo.

IMG_9290

Esse aqui, embora bem gostosinho por dentro, não fecha a parte das orelhas, entra um vento gelado por baixo.

IMG_9291

Esse fecha por baixo do queixo, então não entra, o vento. Mas é meio feioso, só pra quando está bem frio mesmo.

 

Faixa – Uma versão simples de um gorro são as faixas. Como os gorros, elas podem ser com uma ou duas camadas (duas é sempre mais quentinho), e cobrem o essencial: as orelhas. Uma boa alternativa pra quem não gosta de gorros

IMG_9288

“Fones de ouvido” – para quem não é fã de gorro mas ainda sente frio na orelha, tem também a opção “fone de ouvido”, que é basicamente uma tiara que esquenta a orelha. Tem vários tipos diferentes, também.

  • Cachecóis

Cachecol não tem muito segredo, não. Qualquer cachecol já ajuda. Mas no invernão mesmo, o ideal é ter um cachecol bem comprido e bem largo. Que é pra dar pra enrolar umas três vezes em volta do pescoço, queixo, nariz, tudo. Se for grosso, de lã, mas sem buracos grandes por onde possa entrar o vento, melhor.

IMG_9297 IMG_9300

  • Meias

Finalmente, tem também meias. Meias não precisam de nada de especial se você tiver uma boa bota de inverno. Mas é legal também ter uns pares de meias de lã, bem gostosinhas. Para saber sobre meias-calças, veja o primeiro post sobre apetrechos de inverno!

Acho que falei sobre tudo o que sei para resistir aos invernos alemães. Uma dica ainda para esquentar as mãos são os esquentadores de mão! De resto, boa sorte com a neve!


(Publicado em 7 de Dezembro de 2014)

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s