Apetrechos de inverno 1: roupas

Esse post já estou planejando desde o inverno passado, mas como no inverno passado quase não nevou e fez pouco frio, acabei não me animando pra escrever. Mas agora vai. Vou separar em duas partes já que é bastante coisa pra abordar. A primeira parte é sobre roupas de inverno. A segunda é sobre acessórios de inverno.

Uma coisa que brasileiros ou outros estrangeiros de países menos frios sempre se perguntam ao chegar por aqui é: do que eu preciso para sobreviver ao inverno?

Os acessórios e roupas de inverno por aqui são variados, numerosos, e bem bem diferentes do que no Brasil. Então a primeira dica (e isso você provavelmente já sabia antes) é: deixe para comprar vestimenta de inverno quando chegar, não traga do Brasil. Qualquer coisa que você pode trazer do Brasil, por mais quentinho que te pareça, provavelmente você vai usar só no outono, daqui, ou no comecinho do inverno. Quando chegarem os -10˚C, -20˚C, esquece.

Aos detalhes:

  • Casaco

Começando com o mais importante. Sempre que eu conheço alguém que acabou de chegar na Alemanha, a primeira pergunta que a pessoa me faz é “onde que eu compro um casaco de inverno?”.

O importante dessa pergunta não é tanto onde, mas quando. Se você for procurar um casaco de inverno em Julho, não vai achar nada. Já em Dezembro, toda e qualquer loja de roupas vai ter uma seção inteira dedicada aos mais diversos casacos de inverno.

As opções mais baratas para casacos de inverno ficam na faixa dos 80 a 100 euros. Isso é um preço bem normal para um casaco em lojas maiores como C&A e H&M. A qualidade não é assim ‘nooossa, que beleza de casaco’, mas ele vai resistir. Só que talvez depois de uns dois anos o zíper quebre, ou alguma coisinha descosture, um botão quebre, coisas assim. Mas também, sei lá se casacos mais caros também não vão ter esses problemas – afinal é uma peça de roupa que você usa realmente todos os dias por uns 3 meses…

Mas o que é importante de prestar atenção ao comprar um casaco para o inverno?

O essencial é que ele seja totalmente impermeável: à prova de água e à prova de vento. Não sei se dá pra ser à prova d’água e não ser à prova de vento, mas costuma dizer na etiqueta se é à prova dos dois. À prova de vento pode parecer estranho, mas juro, roupas podem realmente ser à prova de vento. Quer dizer que, fechadinha, pode estar um ventão gelado que vc mesmo assim não sente frio debaixo do casaco.

Grande parte dos casacos de inverno são revestidos com pena de ganso, e esses costumam ser os mais quentes. Mas no geral, o importante mesmo é resistir à água e ao vento, se você ficar seco e não sentir o vento debaixo do casaco já faz toda a diferença.

Outra coisa a ser considerada é a presença ou não de capuz. Com capuz é melhor para quando chove, e mesmo para quando está ventando muito. Mas eu comprei um recentemente sem capuz e também não é a coisa mais essencial de todas, às vezes vale mais a pena escolher um modelo que você goste sem capuz do que um que você não goste com capuz (e achar casaco de inverno bonito é um grande desafio). Mesmo sem capuz, praticamente qualquer casaco decente de inverno fecha pelo menos até o queixo. Assim:

IMG_9266

(bom, ok, no caso fecha até o nariz)

Quando tá bem frio, ventando, nevando, tudo, não vai ser mal ter um que deixe basicamente só seu olho de fora:

IMG_9221

E finalmente, você deve considerar também se prefere um comprido ou curto. Comprido é bom porque cobre as coxas, que nossa, como ficam geladas. Mas eu uso um curto mesmo, e tudo bem, não acho que seja o fator mais essencial do casaco.

(e os mais compridos eu acho bem mais feios… mas enfim).

  • Botas

Muito necessário no inverno são botas decentes. Duas são as características importantes de uma boa bota de inverno. Em primeiro lugar, é essencial que ela seja à prova d’água. Acho que no Brasil a gente não se preocupa muito com a resistência à água dos calçados (embora em dias de chuvas fortes de verão bem que fizesse sentido). Mas se você vai andar na neve, acredite, não tem como ir com um sapato que não impermeável. Seu pé vai congelar.

O segundo ponto é o atrito da bota. A sola tem que ser bem “irregular”, para aumentar o atrito e evitar que você escorregue no gelo:

IMG_9227

  • Calça e meia calça

A questão com calças é mais simples. Tem calça impermeável, do mesmo material dos casacos de inverno, até revestida com pena de ganso e tudo mais. Mas elas são mais para esportes de inverno mesmo, se você for esquiar por exemplo. Só para atividades normais do dia a dia, ninguém usa calças especiais.

O que significa que você vai ficar com frio na perna, é. Mas claro, meias-calças por baixo são bem bem bem necessárias. Tem várias meias-calças bem grossas, aqui, e tem um tipo que chama “thermo”, que é a ideal para o inverno. Elas são de um material diferente na parte interna que na parte externa. Não me pergunte detalhes de tecidos que eu não entendo, mas o fato é que essas são mais quentinhas e confortáveis. É totalmente normal para homens, também, usarem essas meias-calças por baixo das calças no inverno.

No post seguinte, falo sobre as diferentes opções para os acessórios de inverno (luvas, cachecóis, gorros…).

Caso não tenha lido ainda, aproveite o inverno e a proximidade com o Natal para ler os posts sobre Dia de São Nicolaus, Mercados de Natal e Adventos e Calendários!


(Publicado em 6 de Dezembro de 2014)

 

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s