Caminhando pela floresta

Uma diferença que eu percebo entre brasileiros e alemães são os hobbies e atividades de lazer típicas preferidas pelas pessoas. Pelo menos é a minha impressão como alguém que nasceu e cresceu numa metrópole. Em São Paulo, as atividades de lazer típica são ir ao shopping, comer fora, ir a bares e baladas, ir ao cinema, e, bem de vez em quando, a parques. A minha impressão é que a maior diferença é que os alemães preferem atividades ao ar livre. Talvez pelos invernos rigorosos, que os impedem de aproveitar o ar livre por vários meses, nenhuma oportunidade de realizar atividades fora de lugares fechados é desperdiçada.

Entre os hobbies mais comuns estão os churrascos em parques, atividades diversas nos parques das cidades, atividades esportivas como ciclismo, patinação, e, uma das atividades favoritas da maior parte da população alemã: caminhada. Na verdade é difícil achar o termo correto. Em inglês, “hiking” se refere a uma caminhada longa, na natureza, normalmente incluindo subidas e descidas. Já ouvi o termo, em português, “escalaminhada”, uma mistura de escalada com caminhada que talvez se aproxime mais de “hiking”. O Wikipédia traduz como “passeio”, que eu acho que não faz muito sentido.

Então vou usar o termo caminhada.

E os alemães adoram uma caminhada na floresta. Basicamente todos (ainda estou por encontrar uma exceção) os alemães têm tênis especiais de caminhada. Esses assim:

IMG_9123 IMG_9142

O uniforme de caminhada inclui também uma boa capa de chuva. Alguns alemães mais entusiastas de caminhadas como esporte terão também aquelas “bengalas”, ou “walking sticks” e “trecking poles” em inglês, não consegui descobrir o termo específico em português.

Um fator que facilita a permanência da caminhada como importante hobbie dos alemães é a lei que determina que todas as florestas devem ser abertas a acesso público. Nenhuma floresta, nem mesmo as privadas, pode ser cercada ou de qualquer maneira fechada ao acesso público. Quer dizer, essa lei não é tanto a causa dos alemães dedicarem tanto tempo a certas atividades, mas consequência. Os alemães, mesmo os de cidades maiores, têm uma relação muito próxima com o uso da floresta para lazer. É tão comum passear pela floresta que eu já vi até uma senhora numa cadeira de rodas motorizada passeando com o cachorro sozinha! 

Essa relação já vem de longa data. Passeando pelas florestas alemãs você logo se lembra de contos de fadas e fábulas clássicas como Chapeuzinho Vermelho e João e Maria. E não por acaso – todas essas histórias famosas são contos tradicionais alemães, registrados de forma escrita pela primeira vez pelos irmãos Grimm no século XVIII. E passear por florestas alemães te lembra tais contos primeiro porque os animais descritos nessas histórias – lobos, veados, raposas, coelhos – são típicos dessa região e volta e meia você vê um desses por aí. E depois porque a simples ação de andar pela floresta já é uma coisa que só funciona em determinadas florestas. Numa floresta tropical, com plantas de todos os tipos nascendo de todos os lados e ocupando todo o espaço, é quase impossível andar tranquilamente sem existir uma trilha. E mesmo quando há, as temperaturas altas, alta umidade e grande presença de mosquitos faz com que o passeio não seja uma caminhada tranquila e confortável (sem querer dizer com isso que passear nas florestas brasileiras não é agradável, muito pelo contrário. Mas é uma experiência completamente diferente).

IMG_1675  IMG_9116

Mas nas florestas alemãs há trilhas também. Na verdade, é bem difícil se perder passeando na floresta. As trilhas além de mantidas são marcadas (com símbolos nas árvores). A Alemanha é um país pequeno com uma população enorme, então nenhuma floresta é longe demais de algum lugar habitado, e portanto pelas trilhas você sempre encontra outras pessoas.

IMG_5720

Para descobrir interessantes percursos de caminhada, as seções de viagens de livrarias sempre têm uma variedade de livros e mapas com percursos possíveis para diversas regiões. Você pode escolher passeios que te levem a bonitos panoramas, belos castelos, pequenos vilarejos ou o que lhe interessar mais.

IMG_1907

E não se preocupe se for inverno, para os alemães não é obstáculo (e a floresta fica bem bonita sob neve).

IMG_0061 IMG_0049IMG_9045


(Publicado em 26 de Novembro de 2014)

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s