Música alemã

Um tema nunca antes abordado aqui no blog é música alemã. Mas talvez convenha fazer um post mencionando algumas bandas boas alemãs, especialmente para quem gosta de aprender alemão ouvindo música. Então separei 3 bandas que eu acho particularmente boas, como recomendação, e falo um pouco sobre cada uma delas aqui:

Dota, die Kleingeldprinzessin
Gêneros (segundo o wikipedia): Jazz, Bossa Nova.

Dota Kehr und die Stadtpiraten

A primeira que merece atenção chama-se Dota. Tem vários nomes na verdade. Dota Kehr é o nome da moça, mas ela tem esse “apelido artístico também”, Kleingeldprinzessin. E alguns dos álbuns dela ela gravou com uma banda, denominada “Dota und die Stadtpiraten”. Dota Kehr é uma guitarrista e compositora berlinense que tem influências brasileiras! Ela sempre gostou muito de música brasileira, e você percebe isso na música dela. Volta e meia ela dá shows no Brasil, também, e alguns dos seus álbuns têm músicas em português e músicas brasileiras (ela tem uma versão linda de À primeira vista em que o Chico César canta alguns versos da música original, e ela canta um trecho que ela traduziu para o alemão.

Ela dá shows por toda a Alemanha com freqüência, e como ela não é super mainstream, se você for a algum show dela pode ser que tenha a chance de conseguir uns autógrafos nos seus CDs, se vc ainda for desses que compra CDs.

Um ou outro exemplo:

Ela é também conhecida pelo apelido “Kleingeldprinzessin”.

 

Wir Sind Helden
Gêneros (ainda segundo o Wikipedia): Pop rock, Rock alternativo, Indie rock, Pós-punk

wsh

Uma das bandas mais legais da Alemanha, Wir Sind Helden está infelizmente inativa no momento! =( Tomara que apenas temporariamente. Wir Sind Helden é uma banda bem famosinha pela Alemanha, que tem até o momento 4 álbuns super ótimos. As músicas deles são mais alto-astral e dançantes

Dois exemplinhos:

Wise Guys
Gênero: A capella, pop

startseite-buehne0925

Wise Guys é uma banda de Colônia com uma intenção mais cômica. As músicas deles têm letras engraçadas, fazendo piada com coisas diversas como o IKEA, A Deutsche Bahn (companhia de trens alemães), entre outras coisas banais do dia-a-dia. Eles também às vezes fazem versões cômicas em alemão de músicas conhecidas como Hit Me Baby One More Time da Britney Spears. Todas as músicas deles são totalmente à capella, ou seja, sem instrumentos, só vozes. Dá um efeito bem legal. Mas por essa intenção de comédia, acho que não tem muita graça ouvir se vc não entende alemão, as músicas não são daquelas que são legais mesmo sem entender a letra…

 

Alguns vídeos:

 

Ok, esses foram apenas 3 pequenos exemplos de boas bandas alemãs. Obviamente existem muitas outras, mas acho que três já cabe bem em um post!


 

(Publicado em 28 de Setembro de 2014)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s