Cheiro de Alemanha

Você certamente já passou pela experiência de sentir um cheiro não-identificado que imediatamente te remeteu a algum lugar ou momento da sua vida. É bem comum que lugares diferentes tenham cheiros diferentes, e claro que isso é verdade também para países.

Não é que exista um cheiro específico de Alemanha, mas volta e meia eu sinto um cheiro que me remete imediatamente à Alemanha. Outro dia mesmo, viajando fora da Alemanha, um cobertor tinha um cheiro muito Alemanha.

Daí comecei a pensar sobre cheiros e Alemanha. Voltei pra Alemanha agora no final de Setembro, depois de algumas semanas de férias, e o clima já está bem típico de outono (Aliás, desde o meio de Agosto já está meio friozinho). Andando pelas ruas, comentei com o namorado: “Nossa, parece inverno, já! Sei lá, não é só o friozinho, mas está um cheiro de Natal!”. Era um cheiro meio sutil mas me lembrava muito imediatamente Natal e inverno (na Alemanha). Achei que o meu comentário não fosse fazer muito sentido, que a resposta seria algo como “como assim cheiro de Natal?”, mas para a minha surpresa o dito namorado sabia exatamente do que eu estava falando, e ainda sabia identificar o tal cheiro de Natal. Era o cheiro de carvão queimado. Alguns prédios mais antigos por aqui ainda têm aquecimento a carvão, e a queima do mesmo produz um aroma bem típico, que dá para sentir da rua. Consequentemente, no inverno é comum sentir esse cheiro aqui e ali, pelas ruas, embora seja uma coisa bem sutil. Cheiro de inverno.

Além disso, o frio e a ausência de outros cheiros mais típicos da primavera e do verão faz com que a sensação remeta imediatamente ao inverno.

O início da primavera também tem seu cheiro particular de flores diversas, folhas, pólen, calor…

E já que estamos falando de cheiros e Alemanha, também convém mencionar cheiros que você provavelmente não vai sentir na Alemanha. Por exemplo, cheiro de produtos de limpeza. Calma, os alemães limpam suas casas, sim, mas os produtos de limpeza daqui tem cheiros muuuuito mais sutis que no Brasil. E na verdade os alemães nem gostam muito de produtos com cheiros muito fortes. Eles têm várias frescuras contra químicos muito fortes, blá blá, e daí que produtos de limpeza com cheiro muito forte para eles dá a impressão de fortes e perigosos químicos sendo usados pela casa. Bem diferente da nossa experiência no Brasil. Pra mim, quanto mais forte for o cheiro de produto de limpeza, maior é a impressão de que o local está realmente limpo…

Outro cheiro desconhecido por aqui é o “cheiro de piscina”. Cheiro de piscina, é, claro, cheiro de cloro. Mas aqui, os produtos para limpar a água das piscinas não contêm cloro, também por essa aversão a químicos muito fortes. Isso, na verdade, é bem positivo, porque os produtos existentes são igualmente eficientes sem que deixem cabelos loiros e brancos ficarem verdes.

Já um cheiro que logo fez com que eu me sentisse em casa (em casa-Alemanha, digo, não em casa-Brasil) após as semanas fora, foi o cheiro do pão alemão. Como já comentei em algum post sobre comida alemã, por aqui é muito comum comer pães pretos diversos que têm seu cheiro específico, diferente do típico cheiro de pãozinho francês.

Rainer Zenz – Wikipedia


(Publicado em 25 de Setembro de 2014)

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s