Chaves

Esse post é sobre chaves. As chaves, não o Chaves. Até porque o Chaves é algo que os alemães jamais ouviram falar. Você com certeza nunca vai encontrar nenhuma reprise de episódios de Chaves ou Chapolin na TV alemã.

El_Chavo_Cast

Mas voltando às chaves.

Chaves são uma coisa bem especial, por aqui. Os alemães, talvez vocês saibam, criam soluções muito sagazes para seus problemas, especialmente quando essas soluções envolvem alta tecnologia, projetos detalhados e muitas especificações. Você está pensando, e daí, que que tem as chaves? Não dá pra ser muito especial com chaves, dá?

Dá. Mesmo no Brasil a gente conhece vários tipos de chave usados por pessoas normais no dia-a-dia. A chave de casa, a chave do carro, a chave da porta do quarto, mais simples… Mas para abrir a porta da sua casa são basicamente dois tipos que se encontra no Brasil: a mais normal, e aquela cilíndrica:

Zoohouse – Wikipedia

Já aqui eu vi alguns tipos diferentes de chaves para a porta da casa:

 

A primeira é a versão típica normal que você já conhece. A segunda, se você olhar bem, tem o recorte no outro eixo também. E aí tem essa versão com o zigzag, e por último a mais esquisitona de todas, a com as bolinhas. Mas essa representação acima não é muito boa, na verdade ela é assim:

Bohrmuldenschlüssel1

Falkoholiker – Wikipedia

(Nem sei, vai ver que a da primeira imagem é ainda um outro tipo diferente que eu não conheço)

Mas mesmo as casas/prédios cujas portas têm a chave básica normal que você já conhece… não é tão simples quanto a chave que você já conhece. Se você mora em prédio – e lembrando que aqui prédio não tem porteiro – você tem uma única chave que abre todas as portas que você vai precisar abrir: o portão, a porta do prédio, a porta do bicicletário, a porta do porão, a porta do seu depósito no porão e a porta do seu apartamento. Tudo com a mesma chave. E a mágica é que a sua chave não abre a porta do apartamento do vizinho.

Ó, a alta tecnologia alemã!

Na verdade, o esquema é mais simples do que parece.

Uma fechadura comum funciona assim:

how-a-standard-key-lock-works

Me parece que, para a chave abrir todas as portas, mas não as dos seus vizinhos, as fechaduras das portas que podem ser abertas por todos os moradores teriam só alguns desses pinos que aparecem no gif acima. Digamos os primeiro quatro. Nessa área, sua chave é igual à dos vizinhos. Aí a fechadura da porta do seu apartamento tem todos os 7 pinos, e o finalzinho da sua chave é então diferente da dos vizinhos. Bem sagaz.

Talvez você esteja pensando, e com razão, mas e se for um prédio gigante com muitos apartamentos? Dá pra ter todas essas combinações?

Acho que é aí que aparecem os outros tipos de chave. Essa com os furinhos permite uma variedade bem maior de combinações que a chave comum.

Além de ser uma tecnologia diferente, de maneira que a chave é mais difícil de duplicar.

E aliás, fazer cópia de chave é uma outra coisa particular por aqui. As chaves de casas e apartamentos costumam ter um número gravado, como no exemplo acima. Se você levar a sua chave num chaveiro e pedir pra que ele duplique, ele vai ver que tem um número e pedir o cartão de posse da chave. Quando você coloca a fechadura na sua casa ou no apartamento, o chaveiro te dá junto com a chave um cartão de posse com o número da chave, que é basicamente um documento provando que você é o dono da chave. E aí você só consegue duplicar a chave se puder provar que é o dono da mesma.

Algumas chaves são tão seguras que o chaveiro precisa saber um código específico para poder duplicar a chave. Sem esse código, ele não tem como duplicar. E o código quem vai fornecer é a companhia que fabricou a fechadura e a chave, só para o proprietário da mesma, claro.

E se você perder a chave do seu apartamento alugado, terá que escrever para o proprietário uma declaração dizendo que perdeu a chave sem nada junto que pudesse indicar qual porta aquela chave abriria!

Mas seguranças diversas à parte, certamente esse esquema de uma chave só para tudo facilita a vida – e diminui o peso do chaveiro!

 

Anúncios

2 comentários

  1. Oi… sempre venho aqui.. mas nunca tinha comentado…
    Mas como passei por essa situação recente… lá vai:
    Aqui em SP resolví trocar a porta de casa e a fechadura também… na loja (leroy Merlyn) fui direto naquelas tetra (cilindrica) e tinha um gabarito na questão segurança… e a cilindrica não era considerada a mais segura.. encontrei uma.. que não tem os “dentes” das chaves antigas e sim uns trilhos e uns buraquinhos mais ou menos fundos… nao se parece com nenhuma das fotos que você postou.. mas acho que mais ou menos na mesma tecnologia dos buraquinhos.. muito legal…

    Marcelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s