Primeiro dia de escola

Tem vezes que eu fico sem nenhuma inspiração para escrever um post novo, e todos os assuntos planejados para posts futuros são muito compliados, exigem ainda uma pesquisa, ou precisam fotos que eu ainda não tirei… e aí quando eu menos espero, descubro algo que não conhecia antes e que é absolutamente perfeito para um post!

Hoje foi um desses dias. Passeando por uma grande loja de departamentos com o namorado, de repente nos deparamos com isso:

2014-08-21 19.59.50

Eu nem prestei muita atenção, passei o olho e ignorei imaginando que fossem chapeuzinhos de festa ou coisa do tipo, mas realmente nem olhei duas vezes para perceber que eram meio grandes demais para chapeuzinhos. Por sorte o namorado parou todo feliz para explicar o que eram.

Não eram chapeuzinhos de festa.

Nem aqueles chapeuzinhos de colocar na criança mal-comportada pra sentar no canto da sala.

New York : Underwood & Underwood, publishers – US-LOC

Mas tem, sim, a ver com escola e criança. Os cones coloridos de papel são entregues para crianças que estão começando o primeiro ano do primário, cheios de doces e brinquedos!

Muito prático para convencer crianças assustadas a irem para a escola! No primeiro dia, ao final da aula (os pais acompanham a criança na escola no primeiro dia), cada criança ganha dos seus pais um enorme cone de doces e brinquedos. Imagina que ansiedade, sabendo o que te espera ao final do primeiro dia?

Schultüte

Que bonitinho! E os tais cones – em alemão chamados Schultüte (sacola de escola) ou Zuckertüte (sacola de açucar) – já são uma tradição há vários anos…

Para ser mais exata, eles têm origem na cidade de Jena, no estado da Turíngia, em 1817! Desde então, o costume rapidamente se espalhou pela Alemanha inteira e alguns países vizinhos (Áustria e República Tcheca). Hoje os pais entregam os cones diretamente para as crianças, mas originalmente não era assim. Os pais deixavam os cones identificados com o nome da criança com a escola, que os pendurava em uma árvore. As crianças tinham então que encontrar os seus cones e retirá-los da árvore sem quebrar. A historinha que se contava para as crianças da época é que na escola havia uma árvore de doces, e quando a “fruta” com o seu nome amadurecesse e estivesse pronta para ser retirada da árvore, é porque era hora de começar a ir à escola!

Achei a historinha muito muito profundamente simpática! Imagina que felicidade a da criança ganhando o seu cone e esvaziando ele todo no chão da sala para descobrir seu conteúdo?

2014-08-21 19.59.40

Hoje você pode comprar esses cones pré-prontos em qualquer papelaria nas semanas próximas ao início do ano letivo (final de agosto/começo de setembro). Mas acho que grande parte dos pais ainda preferem construir seus próprios cones. Às vezes são até as próprias crianças que montam o cone, que depois são enchidos de doces e brinquedos pelos pais.

Dá para comprar também um cone pronto só de papelão, para decorar como quiser

2014-08-21 19.59.22

E se você, vendo essas fotos, percebeu logo os tamanhos diferentes de cones e se preocupou com as crianças que ganham os pequenos enquanto assistem seus amiguinhos ganharem cones gigantes, não se preocupe. Pelo menos segundo o namorado, os cones pequenos na família dele eram usados como presente de consolação para os irmãos mais novos não ficarem com ciúmes!

2014-08-21 19.59.34

(Mas os cones ficam muito mais bonitos quando estão preparadinhos, então aí vai umas fotos aleatórias de internet de crianças com seus cones:)

Muito fofa!


(Publicado em 23 de Agosto de 2014)

3 comentários

  1. Minha mãe me contava isso, mas eu nem me lembrava mais, mas vi a foto nem precisei ler para saber o que era o tal cone, que bom passaram tantos anos e a tradição não acabou, isso que eu admiro nos alemães a tradição continua, adorei seu blog, esta pesquisando sobre Dresden e me deparei com ele, conheço o sul da Alemanha terra da minha mãe mas meu sonho é conhecer Dresden, infelizmente minha mãe esta perdendo a visão, então vou sem minha companheira de viagem. felicidades

Deixe um comentário

