Roupas funcionais

Roupas funcionais. Desde sempre eu notava que os alemães eram obcecados com essa ou aquela roupa não sei das quantas pra não sei que situação, que todo mundo tem uma em casa. Demorou para eu fazer a conexão e entender o que estava por trás disso. São as roupas funcionais.

Alemães adoram uma roupinha com funções específicas.

A primeira obsessão que eu notei foi com os casacos de chuva. Todo alemão que se preze tem um casaco de chuva, o qual ele usa com bastante freqüência. Não se engane, não estamos falando de uma capa de chuva estilo capucha, ou pica-pau em Niagara Falls. O casaco de chuva que os alemães acreditam imprescindível é uma jaqueta normalmente fina, à prova d’água, com capuz, para você usar por cima do que você tiver usando em basicamente qualquer dia em que exista a possibilidade de chuva. Assim:

regenjacke-fuer-sie-und-ihn

Típico. E falando em chuva, outra coisa facilmente encontrável em uma típica residência alemã são galochas. Saca aquela bota totalmente impermeável que você usaria para um passeio em um pântano, ou talvez em um dia em que, por alguma inadvertida desventura do destino, você teve que andar sobre um esgoto a céu aberto? Essas daqui:

galocha

Então. Super comum. Especialmente entre as crianças. Em dias de chuva, fácil ver crianças indo para a escola de galocha. Os adultos não as usam com tanta freqüência, mas certamente têm uma em algum canto da casa para o caso – pasmem, pasmem muito, por favor – de resolverem IR À PRAIA. Sem mais.

(Aliás, fato incontestável, absolutamente indiscutível: os alemães não entendem patavina de praia. Mas deixo detalhes para um post específico sobre praias alemãs).

Voltando às roupas funcionais. No quesito calçado, temos que mencionar também os sapatos/botas de caminhada. Eu as acho bem legais e talvez conveniente tê-las, mas jamais teria imaginado que alguém poderia entender botas de caminhada como um artigo tão imprescindível. Mas conhecendo os alemães, sei que para eles realmente faz todo o sentido. Uma forma de lazer muito comum por aqui é passear na floresta, muito comum mesmo. É totalmente parte da cultura alemã, essa relação próxima com a floresta. Também estou planejando um post sobre o assunto para o futuro. Mas sendo assim, botas/sapatos de caminhada são de fato bem oportunos. E sendo os mesmos sempre super cheio de habilidades especiais (uh, sola especial no formato ideal para a pisada perfeita, altamente não escorregadios, revestidos com o couro mágico à prova da água, neve e vento, e ainda solta um repelente poderoso a cada pisada para evitar carrapatos, etcetc), espere salgados preços para adquirir o seu par.

IMG_1221

E caminhadas e viagens requerem outra relíquia característica. São as calças que viram shorts. É. Aquelas com o zíper. Tem umas que viram até shorts de diferentes tamanhos, com zíperes em duas alturas diferentes, e tal.

IMG_1224

Aliás, reconhecer alemães viajantes é muito fácil, eles estão sempre de uniforme. Calça que vira bermuda, capa de chuva, bota de caminhada e mochilão.

Enfim. Essas coisas descritas assim parecem bem engraçadas, mas o fato é que é bem alemão ter coisas altamente funcionais, testadas 700 vezes, comparadas com todas as alternativas até chegar à solução ideal e infalível. E realmente eles são bons em fazer coisas – seja lá o que for – muito confiáveis, seguras e eficientes. Além do que no quesito roupa o pessoal daqui é muuuuito tranqüilo. Me parece que os alemães não estão muito preocupados em prestar atenção no que os outros vestem, não. Pode ficar à vontade para sair na rua com sua bota de borracha.


(Publicado em 10 de Julho de 2014)

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s