DreckWegApp – o aplicativo de limpeza urbana

Uma das coisas super incríveis na Alemanha, e admiráveis até em contraste com alguns países vizinhos, é a limpeza das cidades. No geral, a maioria das cidades alemãs são super organizadas, limpas e arrumadinhas. Digo a maior parte só porque não visitei 100% para dizer que são todas, mas suspeito que sejam todas. Dresden, a cidade me que moro, é um dos melhores exemplos nesse sentido. Exceto pela Neustadt – o bairro alternativo/artístico/jovem da cidade, onde você encontra ainda uma baguncinha – o resto da cidade é quase constantemente impecável.

Mas porque ainda não era o bastante, a prefeitura de Dresden resolveu lançar um aplicativo para smartphones, para aprimorar ainda mais a limpeza urbana. É o DreckWegApp.

Photo 23-04-14 22 23 38

O nome, DreckWegApp, significa algo como “AppForaSujeira”.

A idéia é que qualquer cidadão pode mandar para a prefeitura, através desse aplicativo, requerimentos para a limpeza de determinados pontos da cidade. Funciona assim:

Photo 22-04-14 19 44 27

Na página inicial do App tem esses três botões na parte inferior: “Meldungen”, “Einstellungen” e “Info”. “Meldungen”, nesse contexto algo como “registros” é onde você inclui um novo pedido de limpeza.

Em “Einstellungen”, ou configurações, você pode se registrar com nome, telefone e email para receber notícias sobre seus pedidos de limpeza (mas não é necessário se registrar para mandar pedidos). E em “Info” você encontra uma breve explicação de como o aplicativo funciona (o pedido é enviado para um departamento da prefeitura que verifica e encaminha para as equipes de limpeza).

  Photo 23-04-14 22 56 46  Photo 23-04-14 22 56 50

Clicando lá em Meldungen, tem o botãozinho “Neue Meldung” ou novo registro, que abre esse formulário:

Photo 22-04-14 19 44 35

O formulário é super simplificado. Em “Foto” você adiciona uma fotinho do lugar sujo. Em “Adresse”, o endereço já aparece automaticamente. Em Meldungstyp você define que tipo de sujeira você está registrando, as opções sendo “Verschmutzung von Grundstücken” (lixo em terreno baldio), “Verschmutzung von Straßenbäumen, Straßenbegleitgrün” (lixo em áreas verdes ou árvores urbanas), “verschmutzte Wertstoffcontainerplätze” (lixo na área de containers de lixo reciclável), “überfüllte Abfallbehälter” (lixeira superlotada) ou “Sonstige” (outros). E em “Beschreibung” você pode adicionar uma descrição se achar necessário (“Olha, tá uma bagunça aqui, vêm logo limpar que eu pago impostos pra isso!”) (Ok, talvez não. Mas de repente algo como “garrafas quebradas e pedaços de vidro na calçada, perigoso para pedestres”, sei lá).

Claro que testei o aplicativo. Foi meio difícil porque primeiro foi necessário achar um local sujo na cidade, o que se provou um certo desafio. Mas mandei dois pedidos ontem:

Photo 22-04-14 19 45 13   Photo 22-04-14 19 58 18

O primeiro foi referente a lixo em um canteiro em uma praça de grande movimento da cidade. O segundo, uma lixeira superlotada com lixo transbordando.

Segundo a prefeitura, se você mandar um pedido, a limpeza será feita em no máximo três dias. Mas enviei meus pedidos quase às 20h de ontem e, quando passei de novo nos dois locais hoje a tarde, já estava tudo resolvido!

Photo 23-04-14 15 13 17  Photo 23-04-14 15 07 09

 

No segundo local, o da lixeira, já tinha uns lixinhos novos em volta (papéizinhos e palitos de sorvete), mas a lixeira tinha sido esvaziada e os lixos do dia anterior, que estavam já pela calçada, removidos.

Claro que é difícil saber se a limpeza foi feita por causa do meu pedido, ou se simplesmente a equipe de limpeza passou por ali e limpou o local no seu percurso normal de limpeza. Mas o aplicativo já recebeu vários artigos em jornais com elogios de sua eficiência, então deve funcionar!


(Publicado em 23 de Abril de 2014)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s