Nichtlustig

Antes de mais nada, feliz páscoa ligeiramente atrasado! Aqui está menos atrasado que no Brasil porque segunda feira depois da páscoa ainda é feriado de páscoa.

Ano passado eu escrevi um post sobre Páscoa, então esse ano escrevo sobre outra coisa: Nichtlustig.

Nichtlustig (nicht lustig = sem graça) é o nome de um quadrinho muito muito famoso na Alemanha, desenhado por um rapaz de nome Joscha Sauer. Não é uma história continuada, como a Turma da Mônica, mas mais no estilo tirinha, só que com só um quadrinho. E, como o nome indica, as piadas são meio bobonas, meio simples (o humor alemão não costuma ser muito refinado), mas de alguma maneira o traço do desenhista deixa as coisas mais engraçadas. Todos os personagens são fofos, tem olhões gigantes e cara de bobões. Acaba adicionando para as piadas “sem-graça”, e para o carisma dos personagens. Para mostrar exemplos, eis aqui alguns quadrinhos com o tema páscoa:

Ostern4

Nichtlustig – nichtlustig.de

“Onde estão as minhas coisas??”
“Esse ano escondi tudo EXCETO os ovos! Boa páscoa!”

Ostern2

Nichtlustig – nichtlustig.de

“Desculpa! Pensei que fosse de chocolate!” (aqui na Alemanha é comum, na Páscoa, comer coelhos de chocolate ao invés de ovos de chocolate)

Ostern1

Nichtlustig – nichtlustig.de

“Socorro! Onde estou?”
“Esse ano eu escondi VOCÊ e os ovos que têm que TE procurar!”

Nichtlustig - nichtlustig.de

Nichtlustig – nichtlustig.de

“Desentupi o vaso. Fica 200 euros.”
“Mas admita, foi um bom esconderijo.”

Não tem personagens principais, mas alguns são recorrentes, como o Yeti, o Papai Noel, o Dinossauro, a Morte, entre outros.

O Nichtlustig é tão conhecido por aqui que com freqüência você vai encontrar quadrinhos em livros de alemão, por exemplo. Em qualquer livraria na Alemanha você encontra alguns dos livros publicados pelo autor dos quadrinhos (com uma seleção dos quadrinhos) a venda, além de outros produtos com a “marca”, como camisetas, calendários, cartões postais, bichos de pelúca, canetas, cadernos, canecas, etc. Dá para comprar na loja online, também.

Enfim, simpáticos e engraçados, esses quadrinhos são também uma boa maneira de aumentar seu vocabulário alemão! Dá um like na página deles no face para receber quadrinhos no seu feed! =)

(ah, e para quem não fala e nem pretende falar alemão, tem uma página do face que posta versões em inglês dos quadrinhos. Não sei se é oficial, mas acho que serve!)


(Publicado em 22 de Abril de 2014)

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s