Ampelmann & Ampelfrau

Se você já foi a Berlim, certamente terá visto inúmeros souvenirs com a imagem de um homenzinho de chapéu vermelho com os braços estendidos, ou verde andando. Se você andou pela parte oriental da cidade e prestou atenção nos faróis de pedestres, os viu lá também. São os famosos Ampelmann ou Ampelmännchen (“Homem do farol” ou “homenzinho do farol”).

Ampelmännchen

O homenzinho de chapéu, desenhado por Anneliese Wegner, foi introduzido em Berlim em 1961, e devido à alta popularidade acabou virando o semáforo de pedestres padrão da Alemanha oriental. Um dos poucos ícones da Alemanha Oriental que resistiu à reunificação, hoje o Ampelmann tem até lojas inteiras voltadas a vender artigos com a famosa imagem do homenzinho de chapéu.

No lado oriental de Berlim e no resto das cidades da antiga Alemanha Oriental, todos os semáforos de pedestre mostram o homenzinho. Exceto pelos que mostram a menininha de trancinhas, a Ampelfrau ou Ampelmädchen.

Ampelmädchen

Os semáforos com a menina de trancinhas já são bem mais recentes que o Ampelmann, desenhados pelo designer Hans-Jürgen Ellenberger em 1996, e introduzidos em Zwickau apenas no final de 2004.

Em 2005 alguns semáforos com a Ampelfrau foram instalados em Dresden, após uma iniciativa de Kristina Winkler, então diretora de igualdade da prefeitura de Dresden, em conjunto com o prefeito Ingolf Roßberg e o fabricante dos semáforos Joachim Roßberg (de sobrenome igual por coincidência). Introduzir semáforos com uma figura feminina pode parecer fútil como luta por igualdade de gêneros, mas a idéia por trás, a de representatividade, é base para muitas discussões feministas. O problema está no fato de que uma figura masculina representa uma pessoa de qualquer sexo, enquanto uma figura feminina representa apenas “mulher”, nunca “pessoa de qualquer sexo”.

A Ampelmädchen pode ser encontrada em semáforos das cidades de Dresden, Zwickau e Bremen. O Ampelmann é encontrado em forma de semáforo por toda a ex-Alemanha Oriental, e em forma de chaveiro, camiseta, e outros souvenirs, na Alemanha toda.

Wikipedia – Rama


(Publicado em 31 de Março de 2014)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s