Televisão alemã 2: Die Sendung mit der Maus

Antes de ler esse post, leia a parte 1 sobre televisão alemã!

Como eu dizia no post anterior. Tem um programa na televisão daqui que vale a pena mencionar.

É um programa super antigo, voltado ao público infantil, mas meeeega famoso, que absolutamente TODOS os alemães conhecem e muitos assistem regularmente mesmo não sendo mais crianças (não, não é Chaves).

É o Sendung mit der Maus, ou “o programa do rato” (Também não é Ratinho). É um programa que basicamente mostra como as coisas funcionam. Qualquer coisa, todas as coisas. Como se constrói um avião, ou como se produz chocolate, como são as prisões alemãs, ou como funcionam chaves, ou como se produz aspargos, ou como funcionam moinhos de vento, ou como é a gravidez e o nascimento, ou como é a cultura japonesa, ou como funciona uma lapiseira. O programa é semanal e existe desde 1971, então eles basicamente já explicaram como funcionam TODAS. AS. COISAS. DO. MUNDO. Tem um, inclusive, sobre o Brasil. De uma série de episódios sobre países (até agora tem Brasil, Japão, Índia, África do Sul e Grécia) que mostra, basicamente, o dia-a-dia de uma criança regular nesses países (ou seja, como são as escolas, como são as casas, as famílias, etc.). O do Brasil é esse daqui:

O apresentador acompanha uma menininha de Brasília para ver o dia-a-dia no Brasil. É bem simpático.

E onde entra o rato, nessa história? Na verdade, o nome original do programa era “Lach- und Sachgeschichten für Fernsehanfänger”, ou “histórias engraçadas e educativas para iniciantes de televisão“.  Só que entre os diferentes quadros aparece um episódio curtinho de um desenho com um rato laranja e um elefante azul. E o programa acabou ficando conhecido pelo rato, e sendo rebatizado Sendung mit der Maus. O desenhinho é esse aqui:

Como fica óbvio nesse exemplo, é um desenhinho beeeem bobinho, bem simplesinho, para crianças bem pequenas mesmo. MAS TODO MUNDO CONHECE E AMA ESSE TAL RATO. Tem até loja do rato, onde você pode comprar todo o tipo de brinquedo ou coisas quaisquer com a marca do rato e do elefante. De verdade, esse Sendung mit der Maus é o Chaves da Alemanha.

Aí você vai falar, ahhh, mas o Chaves é um programa bobão de comédia pastelão, esse tal Sendung mit der Maus é mó educativo, outra coisa!

Bom, de fato o Sendung mit der Maus tem esse viés educativo, e um motivo muito particular para tal. Quando ele começou a ser feito, era proibido ter programas na TV para crianças menores de 6 anos. Com a intenção de focar o público infantil sem provocar a ira dos pais super-protetores, criaram esse programa que não tinha como fim só entretenimento, mas também educação. Deu tão certo que 43 anos depois o programa ainda é produzido e distribuído semanalmente. No mínimo impressionante. O Sendung mit der Maus já recebeu 75 prêmios e tem até teses de doutorado sobre ele. No 40˚ aniversário do programa, o página do google na Alemanha tinha um doodle com o rato e o elefante:

-Google Doodle, Germany, March 7th 2011

Uma coisa interessante sobre a TV e sobre a cultura alemã que eu percebi assistindo o Sendung mit der Maus é que os alemães são bem francos e abertos com as crianças. Um bom exemplo é o episódio sobre gravidez e nascimento:

Assiste se você tiver paciência. É muito interessante perceber a franqueza com que o assunto de gravidez é tratado com as crianças. O corpo feminino não é tabu, sexo não é tabu, tudo é explicado honestamente. Claro, em linguagem apropriada e com as informações apropriadas para crianças, mas sem colocar cegonhas na história. Achei bem interessante.

Enfim! Super recomendo os episódios de Sendung mit der Maus para praticar seu alemão E aprender como as coisas funcionam ao mesmo tempo!


(Publicado em 25 de Fevereiro de 2014)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s