Tandem

Uma jeito muito prático de aprender uma outra língua sem gastar com cursos e livros aqui na Alemanha é ter uma dupla de tandem. O nome vem das bicicletas tandem, aquelas bikes para duas pessoas:

E a idéia é essa: Duas pessoas se ajudam para chegar mais longe. Como tem muitos estrangeiros por aqui, é fácil encontrar alguém que seja falante nativo de alguma língua que você queira aprender. E estrangeiros por aqui, claro, querem melhorar seu alemão. Então através da internet ou de escolas de línguas, você acha algum alemão que queira aprender português brasileiro, entra em contato, combina de se encontrar, e cada um ensina para o outro sua língua materna.

É uma maneira prática e sem custos para aprender uma língua nova, se você for alemão, ou melhorar o seu alemão, se você for um estrangeiro morando aqui. Para ser eficiente depende, claro, de um certo compromisso das duas pessoas e talvez algum método definido. Eu já tentei parcerias tandem 3 vezes, e só a terceira foi além de um ou dois encontros.

Na primeira vez eu que entrei em contato com a pessoa, uma menina que tinha passado um semestre de intercâmbio em Portugal. A gente tinha várias coisas em comum, achei que daria super certo. Mas depois do primeiro encontro ela não voltou a entrar em contato. Na época meu alemão era meio ruim e ela achava que tinha esquecido todo o português que sabia e não quis falar português. Então acho que acabou não funcionando porque não fazia muito sentido para ela, e todas as minhas frases em alemão terminavam com “afe, alemão é tão difícil!”.

Na segunda vez era alguém que queria ir pro Brasil, estava começando um curso de português na faculdade, e entrou em contato comigo e com um outro brasileiro. Nesse caso ela tentou um tandem mais metódico, fez um plano de tópicos para conversarmos em cada encontro, insistiu um pouco mais, e nos encontramos duas ou três vezes. Mas no final acabou não indo mais longe, talvez pq ela estivesse realmente beeeem no básico do básico de português.

Na terceira tentativa quem entrou em contato foi um estudante de ciências sociais que tinha passado um ano em São Paulo trabalhando com crianças de uma favela. O português dele já era bem bom, e meu alemão no meio tempo já tinha melhorado bastante, então dava pra ter conversas contínuas e não-repetitivas em ambas as línguas, e talvez por isso tenha dado mais certo que nas outras tentativas. E como ele tinha morado logo no Brasil, ele já conhecia e entendia melhor o país e a cultura (é bem cansativo lidar sempre com as mesmas perguntas de quem não conhece mais do que o que vê na mídia).

Logo, baseado nas experiências descritas acima, eu sugeriria que para um tandem dar certo é necessário que as duas pessoas já tenham um conhecimento intermediário da língua, que dê para levar uma conversa cotidiana, e fazer encontros em que basicamente vocês conversam sobre alguma coisa qualquer, alternando a língua, e aproveitando para anotar vocabulários ou expressões novas, por exemplo.

Mas, claro, cada um tem suas preferências, talvez o tandem mais metódico estilo aulinha de inglês seja mais produtivo para outras pessoas, principalmente se ambos não tiverem muito conhecimento da língua do outro, ainda. Mas pelo jeito o ideal, mesmo, é que ambos estejam mais ou menos no mesmo nível de aprendizado da língua um do outro.

Tooooodas as escolas de línguas (ok, eu não conheço todas, mas conheço algumas) na Alemanha oferecem um serviço de troca de contatos para tandem, ou direto na escola, ou pelo site da escola. Outros sites gratuitos independentes também são úteis para encontrar contatos, como o Speak2Speak, o Tandem partners ou o Erste nachhilfe. Mas basta colocar “tandem partner Deutschland” no google que você vai achar vários outros sites com o mesmo intuito.

Por aqui é bem comum procurar duplas tandem, e também é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas!


(Publicado em 11 de Fevereiro de 2014)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s