Mercados de Natal

Algo super típico na Alemanha durante o mês de Dezembro são os tradicionais mercados de Natal, ou Weihnachtsmärkte. Praticamente qualquer cidade na Alemanha tem um ou muitos mercados de Natal. Nas cidades maiores, com mercados mais antigos e visitados, as decorações do mercado são tão complexas e exageradas que eles começam a montar as barracas semanas antes de abrir.

Um bom exemplo é o Striezelmarkt, em Dresden.

Dito o mercado de natal mais antigo da Alemanha, o Striezelmarkt completa esse ano nada menos nada mais que 579 anos de existência. Um pouquinho mais antigo que o descobrimento das américas.

dresdner-striezelmarkt-6747d03f-8202-4509-a42a-3e63712234d9

As barracas têm das mais variadas e inusitadas decorações…

Todas

O ruim desses mercados de natal, especialmente dos maiores, é que as coisas à venda nas barracas são caríssimas.E também não são muito variadas, você encontra quase as mesmas coisas nos diferentes mercados de Natal, especialmente se for na mesma cidade.

Entre as várias coisas que você encontrará nos mercados de Natal estão bolos de gengibre em forma de coração (bem típico daqui, os bolos de gengibre, Lebkuchen em alemão) e frutas cobertas de chocolate;

IMG_3779

Vários enfeites de madeira, típicos de Natal daqui;

IMG_3626IMG_3627

outros enfeites e várias velas bonitas;

IMG_3632

apetrechos de inverno;

IMG_3730

outros enfeites de natal, como essas estrelas típicas de Dresden;

IMG_3635

entre outras coisas! Lógico, várias opções de comidas e bebidas. Nessa categoria, comum aqui na Alemanha durante a época de Natal é o Glühwein servido em canecas personalizada (de cada mercado de natal). Glühwein é um vinho quente com uns têmperos. Não sou a melhor pessoa para recomendar bebidas, já que não bebo, mas todo mundo adora, então deve ser bom.

IMG_3610

IMG_3613

Em alguns mercados de natal você encontra ainda algumas coisas particulares como rodas-gigantes, pista de patinação no gelo, carrossel…

IMG_3732 IMG_3753

E claro, o que não pode faltar é a árvore de natal gigante no meio:

IMG_3644

Ter a árvore de natal certa no local é tão importante que depois da árvore escolhida no ano passado para o Striezelmarkt receber severas críticas, esse ano a cidade resolveu fazer uma enquete online com algumas opções de árvores para ver qual as pessoas gostavam mais.

IMG_3668

IMG_3755

Os mercados de Natal costumam abrir no final de Novembro, antes do primeiro advento, e ficam abertos até o dia 23 ou 24 de Dezembro.

IMG_3682 IMG_3693 IMG_3722 IMG_3852 IMG_3854


(Publicado em 21 de Dezembro de 2013)

 

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s