Alemães e Coca-cola

Os alemães têm sérios problemas com Coca-cola. Eu ainda estou por conhecer um alemão que saiba apreciar ou mesmo simplesmente servir uma coca-cola.

Fique avisado, se você vier para a Alemanha, melhor beber outra coisa. Essa coca aqui?

libre

Esquece.

A primeira coisa bizarra é que se você pedir uma coca-cola em um restaurante (em alemão tem que pedir “Côla”, com o Ô bem fechado) na Alemanha, eles vão te servir, default, uma coca sem gelo nem limão e de preferência sem gás. É muito raro os restaurantes venderem latas de coca, normalmente eles enchem um copo de 200mL ou 400mL com coca de uma garrafa de 3L que eles deixaram aberta sobre o balcão o dia inteiro. Sério, isso é completamente normal. (curiosidade: ao invés de medir por mL, eles falam sempre em litros. Então a coca de 200mL é na verdade uma coca de 0,2L. Ou “Null zwei”, zero dois.)

IMG_6576

Isso se você tiver sorte de pedir coca-cola e receber coca-cola. Em grande parte dos restaurantes eles te servem algum refrigerante super alternativo e em nenhum momento te perguntam se “pode ser?”. E não é nem Pepsi, que até vai, são uns refrigerantes totalmente questionáveis tipo Vita cola e Sinalco. As versões alemãs da Guaraná Dolly, basicamente. Não deixe-se enganar pelo menu, ainda que esteja escrito coca-cola, pode ser que venha alguma coisa bizarra no lugar.

Você deve estar pensando, nossa, que absurdo, mas isso é enganar o cliente, tem que reclamar! Acontece que os alemães não se importam, porque eles simplesmente não sabem tomar coca-cola. Coca-cola realmente não é super comum por aqui. Claro, vc sempre encontra em lojas e supermercados, mas não espere encontrar refrigerantes em festas ou encontros de amigos. Se tiver uma opção não-alcóolica (SE tiver), vai ser um suco. De maçã. E se você comentar antes da festa que seria legal se tivesse umas cocas, lembre de avisar seu amigo que coca é pra ser guardada na geladeira. Juro, avisa, sério.

Portanto, a conclusão a respeito da coca aqui é, se vc quiser tomar uma coca normal num restaurante, pergunte antes se é coca-cola mesmo, e especifique que você quer com gelo. E aliás, se você pedir com gelo, não se surpreenda se vier com UM gelo (e totalmente sem gás, claro). Melhor pedir logo um suco de maçã.


(Publicado em 3 de Dezembro de 2013)

Anúncios

10 comentários

  1. Que engraçada essa história da Coca-cola. Acho que o melhor nesse caso é nem beber mesmo, beber só água. Pois ainda que peça pra colocar gelo, coca sem gás não dá. Só bebo refrigerante raramente, então acho que o melhor é nem beber Coca-cola na Alemanha. =D
    Curiosidade: eles não acham ruim perguntar se é realmente coca?
    (A primeira imagem não está aparecendo, deve ter dado algum bug).

    1. É, eu também já desencanei de beber coca por aqui, por é raro vir boa! Não, você pode perguntar se é coca-cola mesmo ou alguma outra, sempre que eu peço eu pergunto, também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s