Esquentadores-de-mão

Pequenas e sagazes soluções para enfrentar o frio alemão incluem um tal esquentador-de-mão. Não, não são luvas. Esquentador-de-mão seria a tradução literal para Handwärmer, embora eu concorde que “esquentador-de-mão” não é assim, “nooossa, que sacada de marketing, esse nome, vai dar a maior publicidade!”. Mas o que são, afinal, esses Handwärmer?

É isso aqui:

IMG_3213

É basicamente um “pacotinho” com um líquido dentro e uma coisinha dobrável de metal do tamanho de uma moeda.

Nessa outra foto dá pra ver melhor a moedinha:

IMG_3214

Não é que ela é dobrável, mas talvez dê para ver na foto que ela é côncava, e basicamente se vc “dobrar” ela fica convexa. Ou côncava pro outro lado. Nossa, que difícil explicar.

Enfim, e como é que esse negócio serve pra esquentar sua mão? É quente? Não. Bom, enquanto ele está líquido, não. Daí a moedinha: serve para você iniciar uma reação que cristaliza todo o líquido, e, no processo, gera calor. O líquido vai se solidificando aos poucos e o pacotinho vai ficando bem quente, chega a uns 55˚C. Você coloca no bolso e esquenta o seu bolso e as suas mãos no dia frio! O processo dura de uns 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho e da quantidade de líquido dentro e tal. O tempo que você demora num percurso a pé. Prático, não?

solidificando

Mas e depois, joga fora?

Não, claro que não, o Handwärmer é reutilizável. Para fazê-lo líquido novamente basta colocar em água fervente de uns 5 a 10 min. E aí reiniciar todo o processo quando quiser, com a tal moedinha.

Mas que mágica é essa?? Cooomo assim esse líquido de pirilimpimpim solidifica quando vc dobra a moedinha, que negócio dos diabos é esse?

Na verdade é uma coisa super simples. A reação em questão é a geracão de calor por uma cristalização exotérmica de uma solução supersaturada. O líquido no pacotinho é uma solução supersaturada de acetato de sódio, ou seja, tanto acetato de sódio quanto possível colocar na água de maneira que todo o acetato dissolva. Dobrando a moedinha você gera uma nucleação, que inicia a cristalização, que gera calor. Para voltar ao estado líquido, o calor é necessário para dissolver o sal de novo.
Talvez você tenha percebido através da minha explicação-tradução-livre-direta-do-wikipedia que meus conhecimentos de química se limitam a aulas de muitos anos atrás no colegial. Se alguém aí entender melhor de química que eu e quiser escrever uma explicação mais acessível para leigos, agradeço.

Na dúvida tem aqui um vídeo explicando todo o processo. Está em alemão, mas as imagens são bem auto-explicativas:

(Como vc pode ter notado pelo título do vídeo, outro nome possível em alemão é Wärmepad)

Mas químicas à parte, basicamente é o seguinte: a água é uma solução supersaturada de acetato de sódio, e eis que se você gera energia nessa solução ela imediatamente começa a cristalizar e gerar calor, fim. O fato é que é um negócio bem simples e dá até pra fazer em casa. O que nos leva ao próximo ponto:

Mas quanto custa um mágico esquentador-de-mão?

Super barato, tipo 1 ou 2 euros no máximo. Dá pra comprar uma caixa e levar de presente para todos os seus amigos no Brasil, que provavelmente nunca vão usar já que quase nunca faz frio.

Não é uma coisa particular da Alemanha, claro, você provavelmente encontrará esquentadores-de-mão em outros países frios. Existem ainda outros tipos, que duram várias horas, ou esquentadores de sola, vários outras coisas menos simples, mas acho que são mais raros ou mais específicos para pessoas que fazem esportes de inverno e coisas do tipo.

Você encontra sagazes esquentadores-de-mão em lojas de tranqueiras (Mäc geiz, por exemplo) , às vezes como souvenir de algum ponto turístico (como no da foto, comprado na catedral de Colônia), e de vez em quando você até ganha de brinde-propaganda de alguma empresa.

Mas vale a pena ter um desses no bolso nos dias de inverno!

IMG_3225


(Publicado em 10 de Novembro de 2013)

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s