Festivais

Festivais são uma coisa bem típica por aqui. Em algumas cidades com mais freqüência que em outras, mas basicamente em qualquer lugar da Alemanha você vai encontrar, de quando em quando, eventos com barraquinhas de comida, artesanato, talvez uma roda gigante, bem estilo a feirinha na praia durante o verão.

Entre as barraquinhas que você sempre vai encontrar nesses festivais estão as de Ponches (aquelas bebidas coloridas com frutas dentro), as de cervejas e bebidas em geral, as de salsichões com curry, claro, uma ou outra vendendo Langós (uma comida da Hungria), as de artesanatos, de roupas meio hippies, de bijuterias, velas, morangos com chocolate, estranhas coisas medievais, e assim vai.

Dresden é particularmente notória em termos de festivais. Durante os meses quentes pelo menos um fim de semana por mês tem algum festival em alguma parte da cidade. Festival de primavera, festival de verão, festival da cidade… e quase todos os bairros têm também seu próprio festival anual. A Stadtfest (festival da cidade) de Dresden é famosa na Alemanha. As barraquinhas e eventos ocupam toda a área turística da cidade durante três dias, e no final do terceiro dia, um show de fogos de artíficio digno de reveillon.

IMG_0622

IMG_0644

IMG_0700

Outro festival bastante importante em Dresden é a BRN, ou Bunte Republik Neustadt. O nome é um trocadilho com o nome do país – Bundesrepublik Deutschland (República Federal da Alemanha) – e significa “República colorida da Neustadt”. Neustadt é o nome de um bairro de Dresden, aquele em que a maioria dos estudantes da cidade (que tem uma grande universidade, portanto muitos estudantes) preferem morar. O bairro tem muitos restaurantes, baladas e coisas alternativas, e é conhecido por ser o bairro “artístico” da cidade. A BRN é portanto o festival mais “animado” dos que acontecem em Dresden, onde muitos dos moradores participam com suas próprias barraquinhas de comida ou artesanato ou coisas velhas, ou o que for. A cada 5 metros tem uma banda diferente tocando, ou alguém com amplificadores na janela tocando música bem alto. Durante a noite, as ruas da Neustadt ficam absolutamente lotadas.

IMG_5692A BRN é um festival que se assemelha mais à Virada Cultural de São Paulo. Uma virada cultural com barraquinhas de comida. E sem arrastões.

Esses festivais são um ótimo programa para o fim de semana especialmente no verão. Mas também no inverno existem boas opções. Durante todo o mês de Dezembro as cidades apresentam numerosas opções de mercados de Natal! Mas sobre esses e escrevo no Natal.

IMG_0818

IMG_0828

IMG_0820


(Publicado em 25 de Agosto de 2013)

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s