Camas Alemãs

Pode parecer um tópico estranho para um post, mas certas coisas devem ser ditas sobre camas alemãs. Elas não são como as nossas. A foto a seguir mostra bem algumas diferenças:

A primeira coisa estranha são as opções de tamanho de camas de casal. No Brasil, o tamanho mais comum para um colchão de casal é 1,60m, o dito Queen Size. Esse tamanho é quase inexistente na Alemanha. Os colchões maiores disponíveis (ok, dá para achar maiores, mas não é padrão) são de 1,40m. Tudo bem que embora altos, os alemães costumem ser bem magrelos, mas 1,40m para duas pessoas? Aí que tá, na verdade a cama de 1,40m não é pensada para duas pessoas, mas só para uma pessoa bem espaçosa.

Sim, na Alemanha existem já vários casais não tradicionais que escolhem dormir em camas e até quartos separados, mas lógico que muitos outros ainda preferem dormir de conchinha, ainda mais confortável quando neva lá fora. Na verdade a cama de casal padrão tem 1,80m, só que com dois colchões de 0,90m. Como na foto acima. (O que não facilita dormir de conchinha, a propósito.)

Mas os alemães te explicarão que blábláblá dos movimentos durante o sono, que awawaw você dorme melhor se o seu colchão não está sujeito aos movimentos do parceiro, etcetc. Pf. Sei não, não compro essa história. Mas seja como for, se você ficar com seu namorado/a/esposo/a/amigo colorido ou o que for num hotel alemão, a cama de casal provavelmente terá dois colchões. Pelo menos é grande.

A segunda coisa são os cobertores.

Os cobertores aqui são meio como travesseiros. São “recheados” com pena, como edredons, só que são colocados dentro de lençóis de cobertor, tipo fronhas. São mega confortáveis e como você consegue tirar o lençol que o cobre facilmente, fica fácil de lavar. O cobertor mesmo, vc acaba precisando lavar só muuuito de vez em quando. (se você tiver um cachorro pequeno, talvez com mais freqüência…). Além disso, vc não precisa de vários cobertores/edredons diferentes para variar a aparência da sua cama, é só trocar o lençol, que obviamente dobrado no armário ocupa bem menos espaço que um cobertor inteiro.

IMG_0269

Eles têm, ainda, cobertores de inverno e de verão. Basicamente o que muda é a espessura e quantidade de penas dentro. Tem uns sete níveis de cobertor.

Além disso, seguindo a lógica dos colchões separados, na maioria dos casos as pessoas têm dois cobertores de solteiro, ao invés de um de casal. Isso sim é uma idéia sagaz. Depois de usar cobertores separados, não vejo a menor possibilidade de explicação lógica para um único cobertor para duas pessoas. Muuuuito mais prático cada um ter seu cobertor, e ninguém ficar com frio durante a noite pq o parceiro roubou o cobertor todo pra si.

A maneira como eles arrumam a cama também é diferente. Os alemães não costumam usar lençóis na cama, exceto pelo lençol com elásticos que cobre o colchão, claro. Isso acho estranho. Nos dias quentes, eles dormem sem nada mesmo. Estranho. Mas pelo menos facilita para arrumar a cama. E ao fazer a cama, é normal deixar o cobertor dobrado ao meio, como na primeira foto.

E finalmente, o travesseiro. Travesseiros alemães também são feitos com pena de pato (acho que é de pato. Não é de ganso) e são bem moles e deformáveis. Eles não ficam bonitinhos retangulares. E aliás, nem retangulares eles são. O tamanho padrão de travesseiro aqui é 80x80cm.

Travesseiros

É isso! E aliás, se você vier para a Alemanha e experimentar os deliciosos travesseiros e cobertores alemães no hotel ou albergue, e ficar com vontade de levar uns pra casa, saiba que é perfeitamente possível! Eles vêm enroladinhos e mega-comprimidos, vai caber fácil na mala. Basta dar um pulo no IKEA mais próximo.


(Publicado em 27 de Julho de 2013)

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s