Kubb

Que jogo esquisito é esse com essa torrinha de madeira que esses alemães estão jogando no parque?

IMG_5918

Kubb.

Na verdade, é um jogo originalmente sueco. Mas ainda que este blog não seja Manha de Suécia, vale a pena um post sobre o Kubb. Não sei dizer se é tendência na Alemanha toda ou se é uma coisa só daqui, mas jovens jogando bastões de madeira em paralelepípedos de madeira podem ser encontrados nos parques de Dresden em qualquer dia com tempo bom no final da tarde.

Nunca joguei, logo não conheço as regras nos mínimos detalhes. Mas basicamente tem uma torre de madeira no meio, uns paralelepípedos de madeira de cada lado, e os bastões com os quais você tem que acertar e derrubar os paralelepípedos, que são os tais Kubbs. (nessa foto não são paralelepípedos, mas costumam ser)

Os bastões pontudos e o materlinho são para marcar o campo, que deve ter 5x8m.

O jogo pode ser jogado com duas ou mais pessoas, separadas em dois times. Os Kubbs são colocados no limite do campo, cinco para cada time, equidistantes. O rei (a peça que parece uma torre) fica no centro do campo. Assim:

Se eu entendi bem, funciona assim:

O time “A” começa, atirando os 6 bastões a partir da sua linha de base (onde estão posicionados os Kubbs), tentando derrubar os Kubbs do outro time.

O time “B” então deve jogar os Kubbs que tiveram sido derrubados na metade do campo do time “A”. Os Kubbs devem ser colocados de pé onde tiverem sido jogados. Basicamente, a estratégia é tentar jogar os Kubbs o mais próximo possível um do outro, para que possam ser derrubados de uma vez só. Então o time “B” começa a atirar os seis bastões para derrubar os Kubbs do time “A”. Mas antes de derrubar os Kubbs da linha de base, devem primeiro derrubar todos os Kubbs que estiverem de pé no meio do campo. Novamente, todos os Kubbs que tiverem sido derrubados devem ser jogados para o outro lado do campo.

Se o time que estiver jogando os bastões não conseguir terminar de derrubar todos os Kubbs que estiverem no meio do campo, o Kubb que estiver mais próximo da linha que divide os dois campos passa a marcar a linha de base, a partir da qual o outro time atirará os bastões.

O jogo continua desta maneira até que um dos times consiga derrubar todos os Kubbs do campo oposto, os que estiverem na linha de base e os que estiverem no campo. Se esse time ainda tiver bastões sobrando, deve então tentar derrubar o rei. Se conseguir, termina o jogo e o time em questão ganha.

Se o rei for derrubado em qualquer outro momento do jogo, o time que o tiver derrubado imediatamente perde.

Basicamente é isso, com alguns outros detalhes para o caso de um Kubb ter sido jogado fora do campo, ou ter derrubado outro, e todas os possíveis imprevistos que podem acontecer durante o jogo.

As pernas não eram para ser o foco da foto.

As pernas não eram para ser o foco da foto.

Talvez um dos motivos de ser tão popular por aqui seja pelo fato de não ter um número máximo de jogadores, o que o torna um ótimo jogo para grupos de amigos. Não precisa nem dividir os times com o mesmo número de pessoas em cada, já que o número de jogadas será sempre igual. Basta que as pessoas se revezem para atirar os bastões, e todo mundo se diverte.

Dado o clima ingrato da Alemanha, assim que o tempo melhora vai todo mundo correndo tomar um sol no parque, em grupos de amigos com violão, churrasqueira, bicicleta, picnic, cerveja, o que for. O Kubb é uma boa adição às atividades para se fazer ao ar livre.

Pelo visto os Berlinenses também jogam Kubb.


(Publicado em 22 de Junho de 2013)

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s