Pedalando na Alemanha – Parte 2: Quando pedalar e onde estacionar?

Antes de partir para os próximos dois tópicos do assunto bicicletas, um detalhe que esqueci no post anterior.

Às vezes você vai encontrar, em calçadas e áreas para pedestres, essas duas placas:

placasAs duas placas indicam que o tráfego é compartilhado entre bikes e pedestres. A diferença é que, na placa da esquerda, não tem separação entre onde vai a bike e onde vai o pedestre. A placa da direita indica que um lado da calçada é ciclovia e o outro é para pedestres. (Normalmente a ciclovia terá um piso vermelho).

Mas vamos para o assunto do dia.

Primeiro: Quando andar de bike? De manhã? De tarde? A Noite? Na hora do rush? De fim de semana? No domingo? Todo dia? Só às quartas?

Vai de bike quando quiser. Mesmo na hora do rush, no problem, vai tranquilo. A única restrição que eu sugeriria é não ir na neve. No inverno a quantidade de bikes que você vê pela rua diminui drasticamente, pq o ventinho de -20˚C batendo na sua cara e na sua mão, precisa ter nascido na Sibéria ou ser descendente direto de ursos polares pra suportar. E, lógico, se tiver nevado digamos que não é a opção mais segura.

Nossa, mas tá a maior neve, o transporte público resolveu entrar em greve e eu preciso chegar no trabalho, como faz? Bom, dependendo do caminho que você for fazer, dá pra ir de bike na neve também. Depende de ser um caminho bem mantido. Isso significa que o caminhão da prefeitura terá passado por lá de manhã espalhando areia ou pedrinhas. No centro da cidade não será um grande problema, além de ser bem mantido, como o tráfego de pessoas e carros é alto, a neve derrete rápido.

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Mas fica ruim de andar na rua porque ela fica mais estreita, já que a areia ou pedrinhas estará só no meio.

De qualquer maneira, durante o inverno poucas pessoas vão de bike. E por tal motivo, é a melhor época do ano para comprar uma bike usada, as lojas estarão cheias de opções.

Aí tá, cheguei no lugar de bike, tal, que que eu faço agora? Pode parar em qualquer lugar? Tem bicicletário? Vão roubar minha bike?

Lugar para estacionar a bicicleta não falta. Espalhados pela cidade, você vai encontrar diferentes tipos de paraciclos. Parte dos equipamentos urbanos, eles ocuparam por vezes o espaço de uma ou duas vagas, ou o espaço extra da calçada que alarga na esquina, ou ainda praças ou calçadas generosas.

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Especialmente em pontos estratégicos, como em estações de trem, a oferta de locais para estacionar a bike vai ser bem ampla. (e mesmo assim pode ser um desafio encontrar um espaço vazio)

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De qualquer maneira, na falta de um lugar apropriado, opções alternativas não faltam. Sinta-se livre para prender sua bike num poste de rua, em um portão, um guarda-corpo ou mesmo em uma árvore. Fique tranquilo que, se o dono (do portão, digamos) se incomodasse, teria uma plaquinha avisando.

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Lojas, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais com freqüência têm seu próprio mini-paraciclo-portátil que eles colocam na frente da loja ao abrir a mesma. Só tome cuidado em não esquecer a bicicleta parada num desses paraciclos quando a loja fechar: eles colocarão o paraciclo com bike e tudo pra dentro da loja, e aí, só no dia seguinte…

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E na falta de qualquer uma dessas opções, você pode sempre encostar sua bike no muro ou parede mais próximo e resolvido. Claro que nesse caso sua bicicleta estará um pouco menos segura, mas sério, pra alguém passar e sair carregando sua bike na boa sem ninguém perceber, pouco provável, se for durante o dia. E por aqui me parece que a quantidade de roubos de bicicleta é bem pequena, pelo menos em Dresden, onde eu moro. Talvez em cidades maiores valha a pena ser mais cuidadoso, mas, por aqui, vejo até bike sem corrente nenhuma parada num canto tranquilamente. (Não recomendaria, claro). E também é raríssimo ver bikes com partes roubadas abandonadas em postes. (roda da frente, banco, a bicicleta inteira menos a roda, etc, variando de acordo com o que está preso no paraciclo, e o que é facilmente retirável).

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Mas claro, o ideal é sempre prender a bike em um paraciclo ou poste, e passar a corrente pelo quadro e pela roda da frente, que é mais fácil de tirar.

Espaço para guardar a bike em casa também não deve ser problema. Todos os prédios vão ter algum canto para guardar a bike, normalmente um mini-paraciclo onde deixar sua bike se vc usa bastante, e um bicicletário fechado, trancado e tal, para guardar a sua bike durante o inverno, ou quando estiver viajando.

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Finalmente, recomendo ainda cuidado ao parar a bike em algum poste muito perto da rua. Se ocorrer de alguém esbarrar na sua bicicleta e derrubá-la, e parte dela acabar ficando pro lado da rua, desastres podem acontecer.

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Não deve ser animador encontrar sua bike assim!

No próximo post: O que fazer na chuva e como carregar coisas na bike!


(Publicado em 8 de Maio de 2013)

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