Supermercado

Morando fora do país, um dos lugares que me fazia sentir um pouco em casa no início eram os supermercados. Supermercado é uma coisa que, essencialmente, é igual em qualquer lugar do mundo, aparentemente. Tá, não sei como são os supermercados na Etiópia ou em Bangladesh, mas não deve ser nada muito diferente das longas estantes com diferentes e coloridas embalagens de comida. A comida dentro da embalagem muda, mas as embalagens nem tanto. E no final, pelo mesmo por aqui no mundo ocidental, metade das marcas se repetem nos vários países. Outro dia mesmo comprei um pacote de Ovomaltine. Nem sei de onde é Ovomaltine. Mas aqui também tem.

Enfim, mas apesar das similaridades, algumas diferenças podem ser observadas nos supermercados alemães.

Todos os supermercados por aqui tem uma padaria na entrada e outra dentro do supermercado. Ok, não visitei 100% dos supermercados na Alemanha, mas todos os que visitei são assim, uma padaria na entrada, com o seu próprio caixa, e outra dentro onde vc escolhe seu pão, empacota e paga no caixa do supermercado. Como eu falei, os alemães gostam de um pão.

Mas as maiores diferenças estão mesmo no próprio caixa. Os alemães são muuuuito rápidos para passar as compras, prepare-se. As pessoas costumam fazer compras menores, até pq ninguém vai de carro até o supermercado. Quem faz compras maiores costuma ir no fim de semana nos enormes hipermercados que ficam longe do centro da cidade, em centros de compras que reúnem shopping centers, IKEA, lojas de construção, etc. Em supermercados de bairro as pessoas fazem só compras menores, você quase nem vê pessoas com carrinhos de supermercado. A esteira do caixa costuma ser bem comprida, e não raramente suas compras vão andando mais rápido que você. Não tem problema, o importante para os alemães é não desperdiçar espaço na esteira.

Ao passar suas compras, empacote tão rápido quanto possível que o caixa JAMAIS esperará você terminar de empacotar suas compras para começar a passar as do próximo cliente. Normalmente no final da esteira, quer dizer, no lugar onde o caixa coloca as suas compras depois de passar pelo leitor para você empacotar, tem uma separaçãozinha, uma peça de plástico, que o caixa pode virar para um lado ou para o outro para separar aquela área em duas. Assim, se vc ainda não tiver terminado de empacotar as suas compras depois de pagar, o caixa já pode ir colocando as compras do próximo cliente no outro lado. Mais ou menos assim: (mas esse é um exemplo de um caixa bem grande. Normalmente esse espaço tem a largura normal da esteira)

Vários supermercados têm umas bancadas atrás dos caixas, onde você pode terminar de empacotar suas compras com mais calma.

IMG_1830

Quanto aos saquinhos e sacolas, aqui não tem essa cansativa discussão infinita dos saquinhos de plástico ai-minha-vida-é-tão-mais-difícil-sem-saquinhos-de-plástico-gratuitos-no-supermercado… Todo mundo por aqui leva a sua própria sacola sem drama. Se por acaso você esquecer a sua própria sacola, tem várias opções de sacolas que você pode comprar, desde sacolas retornáveis a sacolas de plástico boas, das que dá pra usar de novo, ou sacolas fortes de papel. Normalmente tem também sacolinha de plástico de graça, mas elas são beeeem ruins, super finas e bem pequenas.

Todos os supermercados alemães têm uma máquina de devolver latas e garrafas.

IMG_3095Pela lei alemã, qualquer loja que venda determinadas latas e garrafas têm que também aceitá-las de volta para devolver para o fornecedor, que tem que reciclar. Ao devolver as suas garrafas de cerveja e latas de coca-cola, você recebe de volta parte do valor, variando de 0,08€ a 0,25€ dependendo da garrafa ou lata. Nas lojas menores, você devolve direto no caixa, mas os supermercados têm essas máquinas sagazes que pegam a garrafa, e lendo o código de barra vai adicionando o valor até você terminar de devolver as garrafas que trouxe, e apertar o botão verde para a máquina imprimir um papelzinho com o valor total das garrafas que você devolveu. Passando no caixa, vc pode usar o vale para pagar parte das suas compras, ou trocar por dinheiro caso não tenha feito nenhuma compra.

Também dá para devolver caixas de garrafas, daquelas assim:

Finalmente, antes de ir embora, você pode aproveitar para já jogar no lixo reciclável no supermercado as embalagens em excesso, que você não faz questão de levar pra casa.

IMG_3096O que me lembra que tenho que escrever um post sobre reciclagem de lixo na Alemanha.


(Publicado em 17 de Abril de 2013)

Anúncios

9 comentários

  1. Ai, eu adoro o jeito como as coisas são por aí! Essas que você descreveu, eu já conhecia, e não sei pq demora tanto pra isso chegar por aqui… pelo menos a parte devolver embalagens… não é tão difícil assim u___u
    Aguardarei ansiosamente pelo próximo post! XD

  2. Muito legal, né? Parece bem eficiente essa parte de resíduos no próprio supermercado… hehe, um dia a gente chega nisso! Aliás, supermercados são divertidos, um tema bem interessante, ahahah! (que gordinha!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s