Comendo com alemães

Se na sua visita pela Alemanha lhe acontecer de ser convidado por algum alemão para uma janta/almoço/café da manhã, alguns costumes é bom conhecer para não dar vexame (Eu já dei vários).

Os alemães SEMPRE, SEEEEEEMPRE, SEEEEEEEEEEMPRE esperam todo mundo estar pronto com a comida no prato para começar a comer. Mesmo que você esteja com amigos num McDonald’s, só comece a comer depois que todo mundo estiver pronto E disser “Guten Appetit” (acho que dispensa traduções).

Parece simples, normal, mas não é. A gente não tá acostumado com isso, exceto em situações mais importantes, mais formais, talvez num restaurante mais chique. Almoçando com os colegas do trabalho, por exemplo, você espera todo mundo estar pronto para começar a comer? Nah. E falar bom apetite, então? Ninguém no Brasil fala bom apetite! Os alemães adoram me perguntar como fala bom apetite em português. Eu respondo: a gente não fala nada, na verdade. De que adianta traduzir uma expressão que jamais será usada? Se alguém discorda, me corrija. Mas eu, particularmente, nunca falei ou ouvi bom apetite no Brasil. Aqui é ESSENCIAL. E não se distraia achando que vai lembrar fácil desse detalhe, é o maior esforço para lembrar. Os amigos do namorado já devem achar que eu sou a pessoa mais mal-educada ever para comer…

Daí além da comida, tem a bebida, claro. Idem. Não comece a beber antes dos outros. Alemães fazem a maior questão de brindar.

Que mais?

Se um alemão oferecer para pagar seu almoço para você, aceite tranquilamente, eles não oferecem só de educação, só para aquela “briguinha” pela conta “não, eu pago!”, “não, deixa que eu pago!”, “Magina, eu pago!” etc etc.

(Aliás, qualquer coisa que um alemão te oferecer, sinta-se livre para aceitar ou não sem cerimônias.)

Pela minha experiência, pode ser só as pessoas que eu conheço, mas a minha impressão é de que, exceto pelo café-da-manhã, os alemães comem bem rápido.

Mas o que eles comem a gente deixa pra próxima post. Não se anime.


(Publicado em 8 de Abril de 2013)

6 comentários

  1. uahahaha desculpa, mas o comentário da Lu foi o auge do post! XD
    Realmente eu acho que nunca falei “bom apetite” pra ninguém.. mas quando fui na Restaurant Week, o garçom falou pra mim, pode ser?? ;D

  2. na casa do ken eles tem uma frase pra começar a comer e uma pra qdo termina. eu so lembro a do fim, q é como um agradecimento: godsosama (claro q isso é como eu falo) seguido de oichikata que quer dizer q estava gostoso, no passado mesmo. 😉

    qto a esperar td mundo começar a comer, é mesmo em eventos mais formais ou qdo aquela tua tia mais velha vai almoçar na tua casa… dai vc espera…

    qto a beber antes de todo mundo… todo mundo q bebe sabe o ditado “beber sem brindar, 7 anos sem bimbar!” rs

    adoro teus posts e qdo o assunto é comida, mesmoq seja só sobre pães, eu gosto mto mais!

    bjo.

    manda um abraço do outro lado pro Niklas!

  3. Puxa, desde criancinha fui ensinada a falar ”Bom Apetite” antes das refeições! Costume muito comum aqui em São Paulo até hoje… Achei muito estranho vc nunca ter ouvido essa expressão aqui no Brasil! Mas ela é bastante utilizada sim…
    Muito bom o seu blog!!! Estou adorando…

Deixe um comentário

