Horário de Verão

Domingo passado foi uma data particular não somente pela Páscoa, mas, também, pelo início do Horário de Verão na Europa.

O horário de Verão, na Alemanha e no resto da Europa, começa no último domingo de Março e termina no último domingo de Outubro. Ou seja, o horário de verão dura 7 meses, e o de inverno, 5. Eu acho ótimo. Agora no início de Abril, logo após o início do horário de verão, fica claro até 19:30, mais ou menos. Até o solstício de verão – ou o dia mais longo do ano –, 21 de Junho, vai estar escurecendo lá pelas 22:30. Nada mal!

Em compensação, no solstício de inverno – ou o dia mais curto do ano –, 21 de Dezembro, às 15h30 já está escuro…

O amanhecer também varia em horário com a mesma intensidade, claro. em 21 de Dezembro, até às 8h30 da manhã ainda está escuro. Em 21 de Junho, no horário padrão o sol nasceria por volta das 3h30 da manhã. Daí o horário de verão, para transferir essa hora de luz natural perdida (entre 3h30 e 4h30) para o final do dia (entre 21h30 e 22h30). Embora eu ache o horário de verão no Brasil ótimo, aqui sim é que ele faz todo o sentido. Tanto que é usado na maior parte do ano, fica até estranho chamar o horário de inverno de “horário padrão”.

Esses ajustes no relógio ao longo do ano também refletem em mudanças na diferença de horário entre a Europa e o Brasil.

Do início do ano até o terceiro domingo de fevereiro, quando termina o horário de verão no Brasil, a diferença é de 3h. Entre esse domingo em fevereiro e o último domingo de Março, a diferença sobe para 4h. Entre Abril e Outubro, durante o horário de verão europeu, o Brasil fica 5h “atrás”. No terceiro domingo de outubro começa o horário de verão no Brasil, e a diferença desce de novo para 4h, mas só por 1 semana, quando termina o horário de verão na europa, e a diferença desce de novo, para 3h.

Para quem se interessa mais pelo assunto, segue a carta solar da Latitude 52˚N, onde se encontra Berlim. A Alemanha se estende entre as latitudes aproximadas 47˚N e 54˚N.

/Volumes/TAILS/Biblioteca/Arquitetura, Paisagismo e Urbanismo/Ar

22.06, 24.7, 13.8, etc etc são as datas do ano. 18, 17, 16, 15, etc.. são os horários do dia.


(Publicado em 2 de Abril de 2013)

Anúncios

8 comentários

    1. Eu adoro horário de verão, nunca entendi quem reclama! “Ah, mas aí eu perco uma hora, awawawa, sono…” meeeeu que diferença faz uma hora?? No domingo, ainda, quando ninguém acorda em horário específico! Naaah, não acredito, acho que é psicológico!

  1. Nesta última vez que estive no Canadá acordei certa “noite” antes das 4h da manhã e já estava saindo sol e os passarinhos cantando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s