IKEA

Essa post com certeza não vale só para a Alemanha, mas para qualquer país que tem IKEA.

IKEA, para quem não sabe, é uma loja sueca de móveis e coisas para a casa. Tem uma parecida em São Paulo, a Etna. Só que a Etna, como tudo em SP, é super cara. No IKEA você mobilia sua casa inteira com uns 500 euros. Tá, vai, 500 talvez não. 550.

O fato é que o IKEA vende móveis baratíssimos. E de qualidade razoável. Não é que você vai comprar uma estante de madeira maciça por 10 euros, os móveis são feitos nos mais simples compensados e MDFs disponíveis, mas não são ruins. Eles apostam muito na flexibilidade, então você encontra vários móveis modulares personalizáveis.

Mas enfim, não estou escrevendo post para fazer propaganda da loja. Quero falar é da influência do IKEA nas casas alemãs.

Basicamente, é o seguinte: Toda casa alemã tem pelo menos uma coisa do IKEA dentro. Provavelmente várias. Se for casa de estudantes, ou pessoas novas sem altíssimos salários, pode apostar que uns 80% dos móveis e objetos básicos de casa (travesseiro, cobertor, talheres, pratos, etcetc) vieram do IKEA. Depois de duas ou três visitas a uma das enormes lojas para comprar seus próprios móveis e objetos de casa, você já será capaz de reconhecer de longe, numa foto embaçada e torta e de baixa resolução, um móvel do IKEA, e ainda saber o nome em sueco do mesmo. A primeira coisa que você pensará ao visitar um amigo pela primeira vez será algo tipo “Puxa, ele tem a [estante] Expedit na versão maior! Olha, esse é o Puf do conjunto da [cadeira] Poäng que eu tenho em casa! Ah, eu tava pensando em comprar essa [mesa] Lack, só que branca! Nossa, ficou bom, essa [cama] Malm do lado desse [gaveteiro] Bestä!

A repetição é tão grande que, outro dia, andando pela rua, começamos a contar quantas luminárias Regolit dava para ver pelas janelas acesas dos apartamentos em volta. A Regolit é a luminária mais barata que você encontra no IKEA, custa exatos 1,99 euros.

Em três quarteirões, contei 32 luminárias Regolit. Nas janelas acesas. Nas em que dava para enxergar a luminária.

Acho que dá para dizer com uma quantidade razoável de certeza que 100% das casas alemãs contém pelo menos uma Regolit em algum cômodo.

Enfim. Talvez seja meio entediante a repetição de móveis em todas as casas, ninguém tem nada original. Mas, fato, não precisar casar e convidar 378 pessoas para conseguir mobiliar o apartamento ao deixar a casa dos pais: não tem preço.

Só fica feio quando você vai num restaurante e os móveis também são do IKEA…


(Publicado em 26 de Março de 2013)

Anúncios

3 comentários

    1. Quem tem dinheiro para comprar móveis não-IKEA certamente compra móveis de melhor qualidade, sim, mas mesmo nas casas mais ricas vc vai achar uma coisinha ou outra do IKEA, nem que sejam as toalhas ou talheres! xD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s