Cuidado com abraços!

Ok, não é novidade que os alemães são bem diferentes dos brasileiros em vários sentidos. Por exemplo quando se trata de espaço pessoal. Ninguém na Alemanha cumprimenta com beijinho, e você só encosta em outra pessoa se for alguém próximo. Nada de cutucar, ou pedir licença com as mãos, por aqui.

A forma mais comum de cumprimentar alguém é com um aperto de mão – quando você não encontra a pessoa com freqüência ou está conhecendo pela primeira vez. Se for alguém que você encontra todo dia, um colega de trabalho ou da faculdade, um aceno basta.

Mas se for um bom amigo, ou mesmo um bom amigo do seu namorado/a, é comum cumprimentar com um abraço.

Aí que mora o perigo. Juro, perigo. Presta atenção:

Os alemães abraçam para o lado errado!!

Sim, existe lado errado para abraçar. Vai, você está aí lendo, deve ter alguém do seu lado, assistindo TV no sofá, comendo um sanduíche na mesa da cozinha ou de fato trabalhando enquanto você lê inutilidades na internet durante o expediente. Essa pessoa provavelmente é um parente ou amigo. Dê um abraço nessa pessoa e preste atenção para que lado você automaticamente jogará a sua cabeça.

Você vai ver que a sua cabeça foi para o lado esquerdo da pessoa, de maneira que a sua orelha direita encostou na orelha direita do seu amigo.

POIS ENTÃO. Os alemães jogam a cabeça pro outro lado. Eu sei, nada a ver.

Eis que se você não estiver previamente avisado dessa gritante diferença cultural, você corre o risco de beijar acidentalmente várias pessoas durante a sua estadia na Alemanha. Portanto cuidado. Na dúvida, abrace bem devagar.


(Publicado em 13 de Março de 2013)

Anúncios

3 comentários

  1. uahahahah tenho que tomar cuidado quando for visitá-la! Infelizmente, a única que está do meu lado é a Badu, e só dá pra abraçá-la jogando a cabeça para a direita.. sendo assim, testarei quando alguém chegar em casa 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s